segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ian McEwan vai estar em Lisboa

Ian McEwan, autor de Expiação e Na Praia de Chesil, vai estar em Lisboa de 17 a 20 de Abril e vai participar numa conversa aberta ao público com Clara Ferreira Alves sobre a importância dos mal-entendidos nas relações pessoais, a propósito do lançamento do seu novo livro Por Ti.
A sessão terá lugar no dia 18 de Abril às 16 horas na sala Luís de Freitas Branco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Libreto para a ópera homónima de Michael Berkeley, interpretada pela companhia inglesa Music Theatre Wales e que estreou em Londres em Outubro de 2008, a obra Por Ti põe em confronto perspectivas divergentes sobre uma mesma realidade, numa intriga na qual o mal-entendido funciona como motor da acção e provoca um desenlace trágico e inexorável.
Charles Frieth, a personagem principal, um eminente compositor e reconhecido amante de saias, prepara-se para a primeira audição de uma das suas obras de juventude, a "Alvorada Diabólica". Obstinado e míope, ignora o conflito que se intensifica à sua volta – a saúde frágil da sua aparentemente fiel mulher; a devoção incansável da sua secretária pessoal e a diligência inquietante da sua empregada doméstica polaca, Maria, que está por si cegamente apaixonada…
À medida que a data do espectáculo se aproxima, o maestro apercebe-se do caos. Tenta então, desesperadamente, reconquistar o controlo sobre a sua vida, mas começa já a desenrolar-se uma tragédia terrível.
Depois de Na Praia de Chesil, o seu último romance, publicado pela Gradiva em Abril de 2008, em Por Ti, Ian McEwan, considerado um dos mais importantes romancistas da actualidade, escalpeliza uma vez mais as relações afectivas de forma ímpar.

O autor
Ian McEwan nasceu a 21 de Junho de 1948, em Aldershot, Inglaterra.
É autor de dois livros de contos – Primeiro Amor, Últimos Ritos (Somerset Maugham Award 1976) e Entre os Lençóis – e onze romances – O Jardim de Cimento (adaptado ao cinema em 1993), A Criança no Tempo (vencedor do Whitbread Award 1987), O Inocente (adaptado ao cinema em 1993), Estranha Sedução (adaptado ao cinema em 1990), Cães Pretos, O Sonhador, O Fardo do Amor (adaptado ao cinema em 2004), Amesterdão (vencedor do Booker Prize em 1998), Expiação (prémios US National Book Critics Circle 2002 e WH Smith 2002 para o melhor livro de ficção, adaptado ao cinema por John Wright), Sábado (Prémio James Tait Black Memorial) e Na Praia de Chesil (nomeado para Galaxy Book of the Year 2008 nos British Book Awards onde o autor foi também nomeado para Reader's Digest Author of the Year).


2 comentários:

Sandra Dias disse...

É uma pena que ele não passe pelo Porto :-/

Maria Manuel Magalhães disse...

Concordo plenamente contigo. É pena ainda as coisas se concentrarem em Lisboa. Para quem vive no Norte torna-se complicado acompanhar...

WOOK - www.wook.pt