segunda-feira, 22 de junho de 2009

Esfera dos Livros - Lançamentos de Junho


Título: Carlota Joaquina - O pecado espanhol
Autor: Marsilio Cassotti
Colecção: História Divulgativa
P.V.P: 24 €
Páginas: 320 + 36 extratextos

Sinopse:
Nunca na História de Portugal uma rainha provocou paixões tão contraditórias como Carlota Joaquina de Borbón (1775-1830). Requintada «divindade tutelar» para os seus seguidores, foi considerada vulgar, luxuriosa e assassina pelos seus inimigos. O seu avô, Carlos III de Espanha, casou-a com o futuro rei D. João VI. Em pouco tempo, a infanta espanhola, filha de uma bela e intriguista princesa italiana, conquistou o coração da sogra, a rainha D. Maria I. Contudo os seus caprichos incomodariam uma corte receosa das suas origens. D. Carlota tentou obter o protagonismo nos assuntos públicos. Foi travada pelos que não aceitavam que «as mulheres se metam nos negócios». O ressentimento contra um marido que considerava fraco e menos inteligente do que ela levou-a a recorrer à conspiração.
A irregular educação dos filhos. Os rumores sobre os seus amantes. As excentricidades no Brasil. As intenções de ser coroada «rainha» em Buenos Aires. As intrigas para casar as infantas. A sua recusa em jurar a Constituição liberal. A «farsa de reconciliação» com o marido. A violência utilizada para entronizar D. Miguel como «rei absoluto». O astuto uso da doença e da religião ao serviço dos seus objectivos. São alguns dos episódios desta documentada e amena biografia de uma mulher rebelde e apaixonada cujo verdadeiro afrodisíaco parece ter sido o poder.
Marsilio Cassotti estudou Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires e Línguas no Instituto Católico de Paris. Durante vários anos, foi director de uma colecção de História pertencente a uma importante editora de Barcelona e é autor de estudos fundamentais sobre mulheres como a princesa Ébolil; a «Excelente Senhora»; a duquesa de Alba, mecenas de Goya; e a rainha Maria Luísa de Parma.




Título: Guerra entre quatro paredes
Autor: Margarida Vieitez
Colecção: Fora de Colecção
P.V.P: 19 €
Páginas: 368

Sinopse

«És incapaz de dizer que me amas»; «Não me dás atenção»; «Nunca me ajudas»; «Só pensas em ti»; «Estou farta/o»; «Asfixias-me»; «Não aguento mais»
Se estas frases fazem parte do seu quotidiano, Cabe-lhe a si decidir o que fazer: tornar a sua relação saudável e satisfatória ou partir para uma guerra sem tréguas marcada por raiva, ódio e ressentimentos. Muitos casais deparam-se com problemas nas suas relações que os empurram para um ambiente de guerrilha doméstica de difícil resolução. Mas é possível chegar a um clima de paz através do diálogo, da análise dos problemas e do estabelecimento de compromissos.
Margarida Vieitez, mediadora familiar, analisa as relações amorosas desde o seu início, passando por temas como as dificuldades de comunicação, a infidelidade, a rotina, a aceitação das diferenças, as relações “faz de conta”, os sinais do “fim”, a violência física e emocional.
Partindo de casos reais com os quais se confrontou ao longo da sua carreira, a autora responde a algumas questões que todos os dias assaltam os casais, apresentando soluções para a resolução dos problemas conjugais.
O amor precisa de ser trabalhado diariamente e de ser pensado. Temos de descobrir e explorar a nossa inteligência amorosa. Afinal o que é uma relação senão uma porta entreaberta que se pode abrir ainda mais ou fechar a cada momento?
Margarida Vieitez, fundadora e coordenadora do Espaço Família, é mediadora familiar e de conflitos e dedica-se ao estudo dos conflitos conjugais e do divórcio.
Licenciada em Direito, dedicou-se ao Direito da Família e pós-graduou-se em Mediação Familiar pela Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha, ministrando formação em Mediação Familiar no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, e estando presente em conferências e seminários.
É ainda especialista convidada do programa Tardes da Júlia da TVI.


Título: Nuno Álvares Pereira
Autor: Jaime Nogueira Pinto
Colecção: História Divulgativa
Páginas: 306

Sinopse
Nuno Álvares Pereira mostra-nos que sim. E não por um qualquer arrependimento tardio, por uma troca aparentemente súbita e em fim de vida da cota de malha pelo hábito de monge: entre as intrigas da corrupta corte fernandina e o poder e a glória da Casa de Avis, nas horas difíceis da revolução de Lisboa e nas batalhas de Aljubarrota, Atoleiros e Valverde que marcaram a Guerra da Independência, S. Nuno de Santa Maria sempre procurou ser, no espírito e na letra, o cavaleiro perfeito, indo contra muito daquilo que, na guerra e na paz, era regra no tempo.
Jaime Nogueira Pinto reconstitui, no quadro da época, o carácter e o percurso excepcional de Nun’Álvares. Interpretando e integrando a História portuguesa na História europeia medieval, marcada por convulsões político-sociais e pela Guerra dos Cem Anos, e a partir de uma releitura actualizada das fontes tradicionais, o autor dá-nos uma biografia viva e actualizada do pajem, do cavaleiro, do chefe militar e do homem de fé.
Jaime Nogueira Pinto colabora regularmente na imprensa portuguesa (Semanário, Diário de Notícias, TSF e SIC), sendo autor de obras de História Contemporânea como O Fim do Estado Novo e as Origens do 25 de Abril, A Direita e as Direitas, Introdução à Política. Publicou pela Esfera dos Livros em 2007 António de Oliveira Salazar – O Outro Retrato, que se encontra já na 6.ª edição, e em 2008 Jogos Africanos que se encontra em 3.ª edição.
Nascido no Porto em 1946, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e é doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas onde actualmente lecciona Ciência Política e Relações Internacionais. O autor foi administrador da Bertrand, S.A., e director do diário O Século. É administrador de empresas na área de segurança, business intelligence e aconselhamento estratégico.

3 comentários:

Bia disse...

Lendo a sinopse do livro Carlota Joaquina é que nos damos conta de como esses reis e rainhas e membros da realeza antiga eram polêmicos! Ela, D.Pedro, Henrique VIII. E ainda falam da sociedade dos dias atuais!!!

Bjs

Anónimo disse...

Bons lançamentos...
Adoro ver os lançamentos do mês...
Guerra entre paredes parece ser bem legal!!!

Boa semana, bjus!!!

WhiteLady3 disse...

Tenho muita curiosidade em relação ao livro da Carlota Joaquina. Nos últimos meses tenho lido livros sobre o corte no Brasil e biografias sobre o seu marido e filhos, e realmente ela não deixa de ser uma personagem marcante. Apesar de se lhe colarem alguns actos menos próprios, quer-me parecer que ela seria uma mulher forte e mesmo à frente do seu tempo. Pergunto-me como seria Portugal com ela ao leme, em vez de D. João VI...

WOOK - www.wook.pt