sexta-feira, 21 de agosto de 2009

amor em minúsculas - Francesc Miralles [Opinião]

-->
Título: Amor em Minúsculas
Autor: Francesc Miralles
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 240
Editor: Edições Contraponto

Sinopse
Samuel é um professor universitário que vive no mais perfeito isolamento. Desperdiça os seus dias em idas e voltas entre o seu apartamento, onde se refugia em horas de leitura e música, e as entediantes aulas na Universidade de Barcelona, que o fazem sentir-se ainda mais desligado do mundo. Um dia, um inesperado visitante interrompe a sua solidão…

Quando um gatinho aparentemente abandonado lhe entra pela casa a dentro, tem início um elaborado enredo de coincidências escritas pelo destino. A «bolinha de pêlo» leva-o a conhecer várias personagens insólitas - o seu vizinho, um coleccionador de sabedorias do mundo; um estranho pseudoprofeta num café, obcecado com uma viagem à Lua; uma veterinária com dotes de psicóloga -, e até a redescobrir um amor de infância perdido. Enquanto Samuel vai abrindo as portas à vida, o leitor acompanha-o numa viagem pela história da arte, do cinema, da filosofia e da literatura, numa descoberta constante da beleza do quotidiano e do espanto pela vida. Um romance mágico e comovente, com ecos de Alice no País das Maravilhas e de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, que nos recorda como basta uma minúscula dose de amor para dar cor e música à vida…

A minha opinião
Confesso que comprei este livro com o intuito de ler acerca das peripécias do gato Mishima, um gato que adoptou Samuel no primeiro dia do ano. No entanto, e para desgosto meu, o livro não coloca o gatinho como personagem principal. Ou melhor, Samuel quase nunca se refere ao felino que faz com que ele mude completamente a sua forma de estar na vida. Antes de Michima, Samuel é um homem que vive isolado do mundo que o rodeia. Afastado da sua irmã e cunhado, Samuel não convive com quem quer que seja, limitando-se a dar aulas de filologia na universidade. Mas quando Mishima aparece, Samuel conhece Titus, o vizinho do andar de cima, que o faz ver uma outra realidade, uma realidade do conhecimento de outras pessoas, do não isolamento. A partir daí conhece Valdemar, um homem estranho que passa os seus dias na esplanada de um café, a veterinária de Mishima, e Gabriela, um amor de infância. Apesar de não ser o que estava à espera, não posso dizer que a obra não me agradou, muito pelo contrário.

5 comentários:

Carla Martins disse...

Hummmm...acho ue não faz muito o meu estilo de leitura, mas deve ser legal para passar o tmepo e ter uma experiência diferente!

beijos e ótima semana!

Rock In The Attic disse...

Tens um prémio no meu blogue.

Anónimo disse...

Nossa adorei a sinopse do livro...

Hummm... acho que vou arriscar a ler, anotei a dica!

Bj

Maria Manuel Magalhães disse...

Carla: Apesar de não ser o que estava à espera gostei bastante do livro.É bastante divertido.

Mariane: penso que não te vais arrepender

Homem do Leme: Obrigada pelo mimo.

Ti Coelha disse...

Também fui levada a comprar o livro pela mesma razão e também fiquei um pouco desiludida a ver que o gatito não aparece tanto, é mais um catalisador de acontecimentos. Contudo, estou a gostar imenso de ler o livro, que por sinal, vou oferecer pelos anos à minha "Mishima" pessoal de duas pernas. Espero que ela goste.
Sim, o amor em minúsculas existe e eu já me vi nessa "engrenagem".

Bom fim-de-semana.

WOOK - www.wook.pt