domingo, 30 de agosto de 2009

O Assassino Inglês - Daniel Silva [Opinião]

-->
Título: O Assassino Inglês
Autor:
Daniel Silva
Editora: Bertrand Editora
P.V.P. 17,96€

Sinopse:
Espião ocasional e restaurador de arte, Gabriel Allon chega a Zurique para restaurar a obra de um Velho Mestre, a pedido de um banqueiro milionário. Em vez disso, dá por si no meio do sangue do cliente e injustamente acusado do seu homicídio. Allon vê-se inesperadamente a braços com uma voraz cadeia de acontecimentos, incluindo roubos de arte pelos nazis, um suicídio com várias décadas e um trilho sangrento de assassínios - alguns da sua autoria. O mundo da espionagem que Allon pensava ter colocado de parte vai envolvê-lo uma vez mais. E ele vai ter de lutar pela vida com o assassino que ajudou a treinar.

A minha opinião
Em O Assassino Inglês, Gabriel Allon é chamado a desvendar o misterioso assassinato de Augustus Rolfe. Nesta nova aventura, Gabriel é contactado pelo próprio Augustus, sobre o pretexto do restauro de um quadro de Rafael. No entanto, quando Allon chega a casa de Augustus em Zurique descobre que este foi morto com um tiro no olho e, ao mesmo tempo, toma conhecimento de que Rolfe lhe queria contar algo importante, e que esse mistério pode estar na causa da sua morte. Na tentativa da descoberta do porquê do assassinato de Rolfe, Gabriel descobre que o banqueiro suíço, além de coleccionador de arte, pode ter sido um aliado de Hitler e Himler. Será que a colecção de arte desaparecida de casa de Rolfe, no momento da sua morte, é tão legítima quanto isso? Será que esses quadros não seriam provenientes de diversos saques a que se viram sujeitos os judeus pelos nazis? Um livro muito interessante que revela muitas das crueldades impostas aos judeus por parte de Hitler e seus aliados.


5 comentários:

Jojo disse...

Olá!
Tens um selo no blog para ti!

Bjokinha***
Boas leituras!

Catarina disse...

Oi!
Tenho todos os livros deste senhor, e gostei de todos, uns mais do que outros. Este eu simplesmente adorei por ser sobre um assunto tão polémico e que gera tanta discórdia, e por ter batido aqui tão perto da nossa porta.

Já tenho vindo ao teu blog, mas só agora parei para dar uma palavra.
Vou voltar.
Beijos

Maria Manuel Magalhães disse...

Olá Catarina, eu também gosto bastante deste autor, embora ainda me faltem ler dois livros dele. De todos os que li este foi o que mais gostei. Achei que estava muito bem escrito e a temática é aliciante.
Ainda bem que gostaste do meu blogue e conto que voltes mais vezes. Beijinhos e Boas leituras :)

Teresa Santos disse...

Maria Manuel,
Podes pensar que não páro por aqui há muito tempo mas, acredita que não é verdade.
Espreito, leio, vejo as novidades, etc., embora raramente comente.
No entanto, e para que saibas que não te esqueço, que não esqueço o teu tão útil trabalho de divulgação, convido-te a ir buscar um selinho ao meu blog.
Convite feito, visita esperada.
Beijinho.

Maria Manuel Magalhães disse...

Teresa: obrigada pelas tuas palavras. Fico contente por continuares a passar pelo meu humilde blogue, assim como tenho feito com o teu, do qual também não tenho colocado comentários :S. Obrigada pelo selo, do qual fico bastante lisonjeada.

WOOK - www.wook.pt