sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Os dias do Amor - um poema para cada dia do ano




A editora Ministério dos livros lançar, hoje, o livro "Os Dias do Amor", que consiste na recolha antológica, feita pela Inês Ramos, de 365 poemas de amor de 365 poetas.
Os interessados por poesia podem ainda assistir ao lançamento do referido livro no dia 29 de Janeiro, na Fnac do Colombo, pelas 18h30;
dia 5 de Fevereiro, no El Corte Inglés Gaia, pelas 19h30;
dia 6 de Fevereiro, Fnac Palácio do Gelo - Viseu, pelas 21h30;
dia 14 de Fevereiro, Bibliocafé Intensidez - Évora, pelas 21h30;
dia 14 de Fevereiro, Livraria Pátio das Letras - Faro, pelas 17h.

Filme baseado em filme de Scott Fitzgerald com 13 nomeações para os óscares



O Estranho caso de Benjamin Button, baseado no livro com o mesmo nome de F. Scott Fitzgerald foi o mais nomeado para a 81.ª edição dos Óscares. Com 13 nomeações este filme retrata a história de um homem (Brad Pitt) que nasce velho e vai rejuvenescendo.

Aqui fica a sinopse do livro que estou curiosa para comprar:
F. Scott Fitzgerald teve uma actividade literária prolífica e celebrizou-se com romances como "O Grande Gatsby" e "Tender Is the Night", além de cerca de 160 contos. "O Estranho Caso de Benjamin Button" foi publicado em 1922 e foi uma das histórias fantásticas através da qual o autor recolheu o aplauso unânime da crítica. Neste conto comovente onde o humor é uma nota dominante, Fitzgerald criou a história de um homem que desafia as leis naturais da vida ao nascer velho e com o passar dos anos em vez de se tornar ainda mais idoso, assiste progressivamente ao rejuvesnecimento do seu corpo e mente até terminar a vida sob a forma de uma criança. Com setenta anos, sofre a incompreensão por parte do pai que procura por todos os meios camuflar a sua estranha aparência, esperando que a alta sociedade a que pertence feche os olhos a tão grande despropósito. Os anos vão passando, e para Benjamin crescer equivale a desenvelhecer. Quando atinge os cinquenta anos uma rapariga de vinte apaixona-se por ele e chegam a casar e a ter um filho, mas quando Benjamim se torna mais novo, com vinte anos, desapaixona-se da mulher, entretanto velha e em processo de decadência. O tempo vai passando e agora Benjamin experimenta as agruras da adolescência, as humilhações de não ser adulto até que se torna criança. Uma vida inusitada que contraria a ordem natural das coisas até ao inevitável fim.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Exemplo a seguir

Para quem gosta de ler enquanto corta ou arranja o cabelo existe em Braga um cabeleireiro que proporciona aos seus clientes essa possibilidade. Além das novas tendências, o espaço dá relevância à cultura desde a realização de espectáculos musicais, de teatro, projecção de curtas-metragens, até uma galeria de arte alternativa, ou os mais variados livros com nomes como José Saramago e Umberto Eco que possibilita a que o cliente os possa levar para casa para continuar a leitura começada naquele espaço.
É pena haver poucos espaços deste género em Portugal. A cultura devia ser cada vez mais promovida e se as pessoas não ‘vão’ à cultura é importante que a cultura ir de encontro as pessoas.
Podem ainda dar uma espreitadela ao site www.pedroremy.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Manuel Alegre em italiano



"Cão como nós", livro de Manuel Alegre editado 2002, já foi publicado em Itália.
Em Portugal o livro já vai na 17.ª no nosso país, tendo sido já publicado no Brasil, em 2007.

Tive a oportunidade de ler o livro e para quem gosta de animais é simplesmente fantástico. A escrita de Manuel Alegre transporta-nos para o livro, como se também fizessemos parte de uma das gerações que a história narra. Recomendo

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Livros de bolso da Leya a preços convidativos

Com o objectivo principal de aproximar cada vez mais os leitores dos livros e dos escritores, com especial destaque para os que escrevem em língua portuguesa a Leya decidiu lançar livros de bolso a preços convidativos: 5, 95€
A colecção BIS,vai estar em toda a parte como supermercados, livrarias, aeroportos e estações de caminho de ferro. Serão lançados três vezes por ano: em Janeiro, em Maio e em Setembro e em cada lançamento estarão incluídos autores nacionais e estrangeiros em vários estilos literários desde a literatura clássica, moderna e contemporânea.
Livros editados:

Os Cus de Judas
A Paixão
A Conjura
Terra Sonâmbula
Budapeste
A Salvação de Wang-Fô e Outros Contos Orientais
Escuta, Zé Ninguém!
Inês de Portugal
Amor de Perdição
Sermões
Alma
Novos Contos da Montanha
Bichos
A Morte de Ivan Ilitch
Sapho - Costumes de Paris
A Confissão de Lúcio
Aldeia Nova
Alice no País das Maravilhas
Amadeo
A Montanha da Água Lilás
As Intermitências da Morte
Aventuras de João Sem Medo
Capitães da Areia
Contos e Diário
Histórias Extraordinárias
História Universal da Infâmia
Os da Minha Rua
O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo
O Vale da Paixão


Próximos lançamentos:
José Saramago, A Jangada de Pedra
João Ubaldo Ribeiro, A Casa dos Budas Ditosos
Inês Pedrosa, A Instrução dos Amantes
José Cardoso Pires, O Delfim
Gabriel García Márquez, Crónica de Uma Morte Anunciada
Vitorino Nemésio, Mau Tempo no Canal
Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela
Camilo Castelo Branco, Eusébio Macário
Germano de Almeida, O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo
Mário Vargas Llosa, A Festa do Chibo
Helena Marques, O Último Cais
Vinícius de Moraes, Antologia Poética
Trindade Coelho, Os Meus Amores
Boris Vian, Outono em Pequim
Alves Redol, Barranco de Cegos
Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser
Rodrigo Guedes de Carvalho, A Casa Quieta
Júlio Verne, O Farol do Fim do Mundo
Eça de Queirós, Contos
John le Carré, O Fiel Jardineiro
Jorge Luís Borges, História Mundial da Infâmia
António Aleixo, Este Livro Que Vos Deixo
Franz Kafka, O Processo
Raul Brandão, Húmus
Júlio Diniz, Uma Família Inglesa
Natália Correia, A Madona
Vladimir Nabokov, Lolita
José Rodrigues Miguéis, A Escola do Paraíso
Tom Sharpe, A Alternativa Wilt
Maria Velho da Costa, Dores
Martin Amis, Comboio da Noite
Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray
Álvaro Guerra, Café República
Charles Dickens, Cântico de Natal
José Manuel Saraiva, Rosa Brava

Morreu João Aguardela cantor de “Esta vida de marinheiro”

O músico que em 1992 pôs Portugal inteiro a cantar “esta vida de marinheiro está a dar cabo de mim”, morreu no passado domingo, vítima de cancro no estômago. Faria 40 anos no dia 2 de Fevereiro.
João Aguardela, levou a música popular portuguesa mais longe desde Os Sitiados, Megafone, Linha da Frente, e mais recentemente, A Naifa.
Cantou nomes como Manuel Alegre, Alexandre O´Neill, Ary dos Santos, Fernando Pessoa, Natália Correia, entre outros, e venceu, em 1994 o Prémio Revelação atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Novidades da Presença para Janeiro



A Presença traz novidades interessantes para este mês de Janeiro. Há três livros que destaco e que tenho curiosidade de ler:
ANTES DE NOS ENCONTRARMOS
Maggie O´Farrel
Stella e Jake estão separados por milhares de quilómetros; ela vive em Londres, e ele em Hong Kong. Nada sabem acerca da existência um do outro, mas, um dia, no mesmo instante, ambos vão viver experiências que os levarão a deixar tudo para trás e, sem o saberem, a encurtar a distância geográfica e emocional que os separa, ao encontro um do outro e de si mesmos. Começa assim uma narrativa em que, pouco a pouco, nos são desvendadas duas histórias, que percorrem várias gerações, sobre identidades desenraizadas, os laços que nos unem e o apelo inconsciente do passado e dos seus segredos.

O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

F. Scott Fitzgerald
Na génese deste conto publicado pela primeira vez em 1922 terá estado, segundo F. Scott Fitzgerald, uma observação de Mark Twain em que o escritor lamentava que a melhor parte da vida fosse ao início e a pior no fim. Assim nasceu Benjamin Button, mas, como o leitor poderá começar a adivinhar, para grande desgosto e estupefacção de todos os envolvidos, o «pequeno» Benjamin vem ao mundo com a aparência, o tamanho e as peculiaridades de um homem de 70 anos… O Estranho Caso de Benjamin Button inspirou uma adaptação ao grande ecrã a estrear brevemente, realizada por David Fincher e com Brad Pitt e Cate Blanchett nos papéis principais.

E a reedição de O RISO DE DEUS
António Alçada Baptista
Ler Alçada Baptista é sempre, de alguma forma, um reencontro. Para quem o tem e acompanha o seu percurso de escritor, é como retomar uma conversa interrompida algures, que se continua com renovado prazer. Ao acompanhar a vida de Francisco, o personagem central deste romance, ao longo das suas escolhas, da sua procura, ele que deliberadamente escolheu a via do sonho possível, da busca dos valores mais essenciais -, ao acompanhá-lo nas suas deambulações pelo mundo, pela história, ao sabor dos acasos, encontros e amores - já que para o protagonista a cumplicidade com o feminino se configura como um «aceno do futuro» -, o leitor é levado a tomar consciência de uma forma de questionamento radical. Radicalidade que decorre do facto de ser a toda uma vida que se faz um balanço, tendo por contraponto esse horizonte que é a morte. Deus? Possivelmente. Mas um Deus que ri, um Deus que joga, no sentido lúdico do termo, um Deus apaixonado pela pura alegria de existir.

Novidades na Mediabooks



O site da Mediabooks apresenta algumas novidades literárias de 2009. Entre elas estão os livros com 10% de desconto:
O ano tem doze homens; A condição humana; S.O.S Criança; Astrologia cabalística; Se Aristóteles fosse administrador da General Motors; Até onde vais com 1000 euros?; Casamento em Veneza; Saúde Perfeita.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Livros lidos em 2008



Durante o ano 2008 vários estilos literários passaram pelas minhas mãos. Muitos há ainda para ler na minha estante e na minha lista, que me acompanha sempre e à qual resisto tantas vezes à tentação de não comprar mais um livrinho... Os livros deviam ser bastante mais baratos para serem mais acessíveis a todos.
Aqui vai a lista dos livros lidos:
1 – Bala Santa – Luís Miguel Rocha
2 – A Dama das Camélias – Alexandre Dumas Filho
3 – A Soma dos Dias – Isabel Allende
4 – Cesário Verde – Maria Filomena Mónica
5 – Rio das Flores – Miguel Sousa Tavares
6 – O bispo negro – Alexandre Herculano
7 - – Lição de tango - Sveva Casati Modignani
8 – O Homem das Carbonária – Carlos Ademar
9 – O amor é fodido – Miguel Esteves Cardoso
10 –Bocage - A Vida Apaixonada de um Genial Libertino – Luís Rosa
11 – Êxtase mortal – JD Rob - Nora Roberts
12 – Desaparecidas – Tess Gerritsen
13 – Chocolate – Joanne Harris
14 – A vida íntima de gente famosa – Irving Wallace
15 – A dália azul – Nora Roberts
16 – Cérebro – Robin Cook
17 – A rosa negra – nora roberts
18 – Dividida - Salbi, Zainab
19 – Seguindo os seus passos – Nora Roberts
20 – Lavrar o mar – Daniel Sampaio
21 – O último ano em Luanda – Tiago Rebelo
22 – Geneticamente fúteis – Cláudio Ramos
23 - O lírio vermelho – Nora Roberts
24 – Enquanto Salazar dormia… – Domingos Amaral
25 – Um sonho de amor – Nora Roberts
26 – Não me contes o fim – Rita Ferro
27 – Pássaros feridos – Colleen Mccullough
28 – Ballet Rose – Francisco Moita Flores e Felícia Cabrita
29 – Os cavaleiros de S. João Baptista – Domingos Amaral
30 – Visto da lua – Alice Sebold
31 – Onde vais Isabel? – Maria Helena Ventura
32 – PS I Love You – Cecelia Ahern
33 – Boa noite, sr. Soares – Mário Cláudio
34 – Em memória da Albertina, Que Deus Haja ! – Francisco Moita Flores
35 – Um sonho de vida – Nora Roberts
36 – O crime da aldeia velha – Bernardo Santareno
37 – Tenho 13, fui vendida – Patrícia McCormick
38 – Desaparecido – Susan Lewis
39 – Português Suave – Margarida Rebelo Pinto
40 – Serial Killer – Louco ou cruel? – Ilana Casoy
41 – O Segredo de Shakespeare – Jennifer Lee Carrell
42 – Muito, meu amor – Pedro Paixão
43 – Clube Mefisto – Tess Gerritsen
44 – Alma – Luísa Castel Branco
45 – A filha da minha melhor amiga – Dorothy Koomson
46 – A segunda vez – Mary Higgins Clark
47 – Maddie – A verdade da mentira – Gonçalo Amaral
48 – Duas irmãs, um rei – Philippa Gregory
49 – E depois… Guillaume Musso
50 – As rosas da morte – Mary Higgins Clark
51 – As esquinas do tempo – Rosa Lobato de Faria
52 – Três desejos – Barbara Delinsky
53 – Feminino Singular – Sveva Casati Modignani
54 – Dewey – Vicky Myroncom
55 – Na sua pele – Jennifer Weiner
56 – A anatomia do segredo – Leslie Silbert
57 – A mulher da minha vida – António Garcia Barreto
58 – E se fosse verdade… - Marc Levy
59 – Contos policiais – vários
60 – Já ninguém morre de amor – Domingos Amaral
61 – Abre o teu coração – James Patterson
62 – Um homem com sorte – Nicholas Sparks

Pânico - Jeff Abbott


A vida corre bem a Evan Casher. Com 24 anos a sua carreira como realizador de documentários está em plena ascensão e a sua relação com a namorada Carrie não podia correr melhor. Depois de um telefonema urgente da mãe, Evan parte para Austin. Aí o inesperado acontece. Encontra a mãe brutalmente assassinada e escapa por pouco a uma tentativa de homicídio. Raptado do local do crime por um mercenário enigmático movido por razões desconhecidas, Evan vê-se confrontado com a dura realidade: toda a sua vida é uma mentira meticulosamente construída. A única esperança de sobrevivência de Evan é esconder a verdade sobre o passado da sua família…e confrontar uma organização criminosa poderosa e implacável capaz de tudo para manter os seus segredos bem enterrados. Com os assassinos da sua mãe cada vez mais perto e sem ninguém em quem confiar - nem a polícia, nem o pai, nem a namorada - embarca numa busca perigosa que o leva do Texas a Nova Orleães, Londres e Miami. Recheado de personagens inesquecíveis e de súbitas reviravoltas, Pânico é um thriller de fazer parar a respiração, sobre a determinação de um homem que quer reaver a sua vida roubada.
Jeff Abbott transporta-nos para um thriller emocionante do qual só conseguimos parar de ler na última página. Através de Evan, o autor permite que um leitor comum consiga viver as peripécias da personagem principal da descoberta da verdade sobre os seus pais e sobre a sua própria vida. É quando recebe um telefonema da sua mãe, que lhe pede para ir ter com ela com urgência que Evan vê mudada a sua vida. Quando chega a Austin vê a sua mãe assassinada, descobre que a história que os seus pais lhe contaram desde muito novo não é a verdadeira e que a namorada por quem se sente tão apaixonada também não é a pessoa que diz ser. Um livro apaixonante para os amantes de um bom livro de suspense.

Blog de Ouro

Neste post agradeço ao Blogue http://devaneiosdulcissimosamarissimos.blogspot.com/ a atribuição do Prémio Blog de Ouro.

Vou atribuí-lo a outros seis blogues deixando aqui as normas que regem esta distinção:
- Copiar o prémio e colocar no blogue;
- Fazer referência do nome de quem atribuiu o prémio, colocando-o no blogue;
- Presentear seis mulheres cujos blogues sejam uma inspiração para si;
- Deixar um comentário nesses blogues para que saibam que receberam o prémio.

As minhas nomeações:


http://planetamarcia.blogs.sapo.pt/
http://wwwcontamehistorias.blogspot.com/
http://estante-de-livros.blogspot.com/ (apesar de não ser apenas um blogue feminino, achei que não poderia nomear seis blogues sem deixar de colocar este nos meus preferidos)
http://viagemnasleituras.blogspot.com/
http://vidasdesfolhadas.blogspot.com/
http://pinkgum.blogspot.com/