sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009 | By: Maria Manuel Magalhaes

O Ano tem Doze Homens – Martina Paura



Da calma aparente de uma Dona de Casa Desesperada à vida de glamour de O Sexo e a Cidade bastou uma conjugação astrológica muito especial…

Pia escreve horóscopos para uma revista feminina e tem uma vida confortável ao lado do seu namorado Stefan. Mas o dia de Natal tem para a jovem planos muito diferentes daqueles que ela traçara; planos que incluem um relógio frito, um anel inoportuno e uma intempestiva saída de casa. Tudo piora quando Stefan se apaixona por outra mulher. Pia decide então reinventar-se. Para isso, faz uma aposta com a sua melhor amiga: Pia, a astróloga, envolver-se-á com um representante de cada signo; está, contudo, proibida de se apaixonar… o que não é assim tão simples, porque encontros de uma noite podem ser mais do que mera diversão. Além disso, os sentimentos de Pia têm sempre a mania de se meter pelo meio. Depois de doze meses de astrologia romântica, as estrelas parecem estar finalmente bem posicionadas e, nessa altura, Pia vai ter de tomar a mais importante decisão da sua vida.

Após Stefan ter terminado o namoro, Pia uma jovem pacata, tímida, decide mudar de vida.
Na passagem de ano Pia aposta com a sua melhor amiga Tanja que, até ao fim do próximo ano vai ter na cama pelo menos um homem de cada signo, excepto Capricórnio, signo do seu ex-namorado.

A partir daí, todos os meses, Pia conhece homens com personalidades completamente diferentes, que a marcam positiva ou negativamente. Desde um físico que só a quer apenas para passar umas boas noites de sexo (e por quem ela quase se apaixona) até a um jardineiro extremamente romântico que lhe enche a casa de flores e poemas e que ela tem de inventar uma falsa gravidez para se ver livre dele… ou o leão masoquista que apenas quer ser castigado, Pia encontra de tudo. No entanto, todos estes homens não a fazem esquecer o seu amor por Stefan.
Em cada mês Pia encontra uma situação quase sempre hilariante. O livro fez-me rir por várias vezes, devido às situações estranhas e engraçadas pelas quais a protagonista passa constantemente.

Se fosse um livro qual seria...

Respondendo ao 'alerta' do blogue Mil Livros, um Sonho fui ao site da Rádio Comercial para fazer o teste Se fosse um livro qual seria...
Calhou-me um livro em branco, embora não concorde com a maioria das declarações, sobretudo gostar da imprevisibilidade...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009 | By: Maria Manuel Magalhaes

Daniel Galera apresenta “Mãos de Cavalo”






O escritor brasileiro Daniel Galera apresentou, recentemente, em Portugal o seu terceiro livro, e segundo romance “Mãos de Cavalo”. A história do livro passa-se em Porto Alegre, cidade situada a sul do Brasil, dos anos 90. Nele é relatada a história de Hermano em dois momentos distintos: quando tem 15 e 30 anos de idade.
Apesar de tanto o protagonista e a história de “Mãos de Cavalo” serem inventadas, Daniel Galera revela que este é um livro que
tem um pouco de autobiográfico, uma vez que algumas das situações que são relatadas no livro foram vividas pelo próprio autor.
Como já foi referido «Mãos de cavalo» é o terceiro livro do autor de 29 anos. Os outros dois são “Dentes guardados” (contos) e “Até o dia em que o cão morreu” (romance), em 2001 e 2003. O seu mais recente livro tem a chancela da editora Caminho.

Sinopse

Um garoto de dez anos, um adolescente de quinze e um cirurgião plástico entediado com o casamento
. Ao retratar o protagonista de Mãos de Cavalo em três fases da vida, Daniel Galera constrói uma trama delicada sobre perda e culpa na formação de uma identidade. Esta é a história de um homem em busca de si mesmo, dividido entre um passado traumático e a possibilidade de, no futuro, conviver com uma memória em que se confundem heroísmo e covardia.

Casa Fernando Pessoa recebeu "geração já do século XXI"

A Casa Fernando Pessoa recebeu três autores brasileiros a quem o editor Zeferino Coelho apelidou de "geração já do século XXI". A finalidade foi a apresentação das respectivas obras, lançadas pela Caminho. Amílcar Bettega, com o livro de contos "Os Lados do Círculo", vencedor do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2005, João Paulo Cuenca, com "O Dia Mastroianni", seu segundo romance; e Daniel Galera, "Mãos de Cavalo", também o segundo romance foram os autores que estiveram presentes no debate realizado na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa e que teve como moderadora Inês Pedrosa. A par dos autores brasileiros estiveram presentes outros três autores da chamada nova literatura de língua portuguesa: o angolano Ondjaki e os portugueses Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto, que apadrinharam os seus colegas brasileiros.
“A geração já do século XXI” procura assim fazer renascer o interesse
dos portugueses pelas palavras escritas pelos seus ‘irmãos’ que vivem do outro lado do atlântico e que têm a língua comum.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidades Presença





Para a segunda quinzena de Fevereiro, a editorial Presença sugere entre outros títulos:
NATÁLIA - Helder Macedo: O novo romance de Helder Macedo é uma história de paixão sob a forma de um diário, escrito pela narradora e protagonista, Natália, durante três períodos críticos da sua vida. Órfã de pai e mãe, assassinados na Argélia pouco antes do Natal de 1973, Natália construiu as suas memórias em torno do que lhe contou, e sugeriu, a figura tutelar do avô materno. Quando este morre, ela vai ter de se confrontar com realidades que a levarão a desvendar o enigma das suas origens.

QUE CENA, MÃE! - Thalita Rebouças: Não há relação que mais ponha os nervos em franja a uma pessoa que a de mãe e filha. Num momento são melhores amigas que partilham segredos e curiosidades íntimas e no minuto seguinte estalam as discussões e parece que ninguém no mundo as compreende! Ângela Cristina e Maria de Lurdes são mãe e filha que têm muito para partilhar connosco sobre esse cocktail de emoções explosivo… e absolutamente hilariante!

CORALINE E A PORTA SECRETA - Neil Gaiman: Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze podem-se abrir livremente e uma está sempre fechada. Certo dia, Coraline decide investigar o que existe para lá desta porta misteriosa e descobre uma passagem secreta para outra casa exactamente igual à sua, contudo muito diferente... Nesta casa encontra uma série de coisas muito, muito estranhas, e, outros pais na aparência exactamente iguais aos seus... Esta brilhante história, referida por muitos como uma versão moderna de Alice no País das Maravilhas deu origem a uma empolgante adaptação cinematográfica.

Novidades wook: Ganha uma t-shirt com o novo romance de Stephenie Meyer




O novo romance de Stephenie Meyer já se contra à venda na Wook. Na compra do livro "Nómada", pode vir a ganhar uma t-shirt.

Stephenie Meyer conquistou o mundo da escrita com os romances de literatura fantástica da série “Crepúsculo”, que já terão vendido mais de 40 milhões de exemplares em todo o mundo. Agora, regressa às livrarias com o livro “Nómada”, um fascinante romance de ficção científica!
Com a compra deste novo exemplar poderá ganhar uma t-shirt.Segundo o site da Wook, o livro estará disponível para entrega a partir do dia 10 de Março e a oferta de t-shirts é limitada às primeiras 60 encomendas pagas.

Sinopse
Melanie Stryder recusa-se a desaparecer.
O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir.

Autor do livro "Guia da Barcelona de Carlos Ruiz Zafón" em entrevista ao JN

Sergi Doria escreveu "Guia da Barcelona de Carlos Ruiz Zafón", um itinerário sobre os locais e as personagens dos livros do escritor espanhol mais popular de hoje. Pode ver a entrevista na íntegra aqui.

Obra completa de Lopes-Graça em livro

“Tábua póstuma da obra musical de Fernando Lopes-Graça” é o nome do livro, com cerca de 440 páginas, que foi posto recentemente à venda e que inclui todas as obras do compositor português falecido em 1994.
O referido livro foi iniciado pelo próprio músico e concluído por Romeu Pinto da Silva, e inclui fotos inéditas. Pode ver a notícia na íntegra no
JN de hoje.

Ao Acordo Ortográfico poderá entrar em vigor no primeiro semestre deste ano

Segundo José António Pinto Ribeiro, Ministro da Cultura, revelou ontem que o novo Acordo Ortográfico deverá entrar em vigor no primeiro semestre de 2009. Para isso disse estar em conversações com os outros países da CPLP por forma a encontrarem uma data para o adaptar nos documentos oficiais, nas imprensas nacionais e que os diários oficiais dos vários países.
Para auxiliar as pessoas nas novas normas do acordo, a empresa Priberam lançou recentemente uma ferramenta informática, FLIP 7, que permite uma conversão automática tanto do português europeu como do Brasil. A partir do programa, o utilizador pode digitar palavras ou as frases que pretende converter e posteriormente visualizar as alterações propostas. Logo que o Acordo Ortográfico entre em vigor em Portugal, todos os documentos oficiais, como o Diário da República, terão de obedecer às novas regras.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009 | By: Maria Manuel Magalhaes

Brasileiro nega existência da Escola de Sagres


Fábio Pestana Ramos apresenta tese em que escola de navegação de Sagres nunca existiu. O brasileiro revela em livro, “Por Mares nunca Dantes Navegados” que a escola não passa de um mito construído pelo fervor nacionalista da historiografia portuguesa do período romântico do século XIX. O livro, resultado de dois anos de investigação em bibliotecas portuguesas e brasileiras, não é caso único já que esta tese já havia sido anteriormente defendida pelo historiador, também ele brasileiro, Thomaz Marcondes de Souza, em 1953, e pelo português Luís de Albuquerque, em 1990.Fábio Pestana Ramos, neto de portugueses originários da Madeira, diz ainda não haver provas factuais que comprovem a existência de uma escola em Sagres, adiantando ainda que a única coisa que existe sobre a dita escola é baseada num mapa de um pirata inglês, que registou algumas construções em Sagres naquela época.
O mesmo autor contesta ainda a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, em 1500, remetendo-a a Bartolomeu Dias ou outro navegador português entre os anos 1488 a 1497.


Sinopse do livro As ilhas atlânticas ali ao lado; a África e a Índia bem mais distantes; o Brasil do outro lado do mar Oceano; não importava qual o destino, a jornada por mares nunca dantes navegados ou relativamente desconhecidos iniciava-se quando homens e mulheres encontravam razões suficientes para trocar Portugal por terras distantes e exóticas. O que os motivava? Como era o cotidiano a bordo? O que encontraram no trajeto? Chegariam? Realizariam seus sonhos? Em Por mares nunca dantes navegados, o leitor acompanhará os dramas pessoais e coletivos da gente embarcada nos navios lusitanos, no tempo dos Descobrimentos e das Grandes Navegações. Conhecerá as ambições de Portugal e dos portugueses, explicadas dentro do contexto da época. O inferno podia se instalar durante tempestades, calmarias e naufrágios. Sendo assim, não deixaremos de conhecer a luta pela sobrevivência entre os embarcados. E se a travessia marítima não era fácil, o desembarque, na África, na Ásia ou na América, também podia reservar surpresas e situações perigosas. Indicada a todos os interessados em embarcar nesta jornada recheada de aventuras, a obra é uma leitura divertida e muito bem fundamentada historicamente.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 | By: Maria Manuel Magalhaes

Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar novo livro de Lobo Antunes a publicar em Outubro

«…acabam os romances, acabam as crónicas, acaba tudo e não publico mais nada. A minha voz falada ou escrita já não se ouvirá mais.» Em entrevista ao jornalista do Diário de Notícias, Lobo Antunes refere que daqui a dois anos não publica mais livros. Pode ver a peça na íntegra aqui.
domingo, 15 de fevereiro de 2009 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novo livro de Maria Filomena Mónica a 6 de Março

Depois de "Bilhete de Identidade", livro de memórias sobre a fase inicial da sua vida, Maria Filomena Mónica prepara-se agora para lançar "Passaporte", colectânea de várias crónicas de viagem que realizou entre 1994 e 2008. A obra autobiográfica vai ser editada pela Alêtheia e estará nas livrarias a 6 de Março, contendo fotografias de António Barreto.

Crepúsculo - Stephenie Meyer



Um presente do meu marido no Dia dos Namorados.Apesar de não ser amante deste tipo de literatura, pelas críticas que tenho lido sobre o livro acho que vou gostar. Ainda para mais sendo dado pela pessoa que é... de certeza que gostarei. Ainda para mais tem o condão de me oferecer livros que, se não fosse assim, não compraria e que quase sempre me surpreendem pela positiva :)



O blogue Meninas da Bahia ofereceu-me o prémio 66. Obrigada pela distinção
O prémio consiste em 6 regras:
1. Linkar a pessoa que te indicou.
2. Escrever as regras no blog.
3. Contar 6 coisas aleatórias sobre você.
4. Indique mais 6 pessoas e coloque os links no final do post.
5. Deixe a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela.
6. Deixe os indicados saberem quando você publicar seu post.

Seis coisinhas sobre mim:

1. Sou uma leitora compulsiva
2. Sou um compradora de livros compulsiva. Quase todas as semanas tenho de comprar um livro.
3. A minha escritora portuguesa preferida é Rosa Lobato de Faria. O meu escritor português Tiago Rebelo.
4. A minha escritora estrangeira preferida é Cecelia Ahern ou Agatha Christie.
5. Adoro livros policiais.
6. Adoro que me ofereçam livros. A par de relógios e canetas os livros são as minhas prendas preferidas.

Seis blogs que indico, e que gosto muito:

-
Devaneios Dulcíssimos Amaríssimos
-
Livros e outras coisas
-
Livros, livros e mais livros
-
Estante de livros
-
Há sempre um livro... à nossa espera
-
Livros, o meu vício...

Prémio Vale a Pena acompanhar este blog




Mais um prémio recebido e com muita surpresa minha por vários blogues. Desde já o mais sincero obrigada ao blogue Vidas Desfolhadas; Projecto Lê; Conta-me histórias; e Livreo.

As regras são as seguintes:
1. Exibir a imagem;
2. Linkar o Blog do qual recebeu o prémio;
3. Escolher 15 Blogs para entregar os prémios e avisá-los.
Desta vez os meus nomeados são:

- Floresta das leituras
- Planeta Márcia
- As minhas leituras
- N Livros
- Viajar pela leitura
- Conta-me histórias
- Projecto Lê
- Constelação das letras
- Mil livros, um sonho
- Vidas desfolhadas
- Meninas da Bahia
- Livreo
- Na Companhia dos livros
- Palavras partilhadas
- Livros e leituras