quarta-feira, 26 de agosto de 2009 | By: Maria Manuel Magalhaes

Passatempo O Professor

O blogue Marcador de Livros, em conjunto com a Editorial Presença, tem para oferecer 3 exemplares do livro de Frank McCourt O Professor (disponível a partir do dia 2 de Setembro).
Para tal, basta responder correctamente às seguintes questões:

1 – Em que ano nasceu o autor?
2 –
O livro As Cinzas de Ângela foi galardoado com o Prémio em 1997. Qual foi?
3 – O livro de memórias, publicado pela Editorial Presença a 2 de Setembro, relata as vivências de Frank McCourt teve enquanto professor em diversos liceus. De que cidade?

Regras do Passatempo:
- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 2 de Setembro.
-
Para participarem terão de enviar um email para marcadordelivros@gmail.com com as respostas, juntamente com os seus dados pessoais (nome e morada).
- Os premiados serão sorteados aleatoriamente e o nome dos vencedores
será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.

Sinopse

Neste seu terceiro livro de memórias, Frank McCourt, autor de As Cinzas de Ângela e Esta É a Minha Terra, escreve uma crónica irreverente e vigorosa sobre os trinta anos durante os quais deu aulas em diversos liceus de Nova Iorque. Com o seu característico humor, ressonâncias líricas e honestidade desarmante, McCourt relembra os desafios e as recompensas com que se deparou no ensino público nova-iorquino, criando assim um relato inspirador e comovente sobre as relações humanas e sobre como aquilo que temos para dar e receber pode fazer a diferença na vida de cada um.
Frank McCourt nasceu em 1930 em Brooklyn, Nova Iorque. Aos quatro anos viaja até à Irlanda, o país de origem da família. Mas a pobreza do país, o alcoolismo do pai de Frank e o nascimento sucessivo de mais filhos, agudizam a miséria da família e Frank é obrigado a abandonar a escola aos 14 anos começando a contribuir economicamente para o rendimento familiar. Em 1949, consegue juntar dinheiro e viaja até aos EUA onde, com muito trabalho, se torna professor na Stuyvesant High School, aposentando-se em 1994.
O livro As Cinzas de Ângela foi galardoado com o Prémio Pullitzer 1997, sendo traduzido em 25 idiomas e considerado pela Times Magazine como o melhor livro de 1996. Adaptado ao cinema, este filme foi realizado por Alan Parker, com interpretações de Emily Watson, como Ângela, mãe de Frank McCourt e Robert Carlyle, como Malachy, pai de Frank. Um filme que conquistou aplausos junto da crítica. Faleceu em Julho de 2009.