sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mitos da Medicina Que Nos Podem Matar - Nancy L. Snyderman [Opinião]

-->

Título: Mitos da Medicina Que Nos Podem Matar
Autor: Nancy L. Snyderman
Título Original: Medical Myths that can kill you: and the thruths that will save, extend and improve your life
Tradução: Alice Rocha
Páginas: 252
Colecção: Destaques N.º 58
Preço com IVA: 15, 90€
Data de Publicação: 12 Janeiro 2010

A VERDADE POR DETRÁS DOS MITOS MÉDICOS
Obra traduzida no Brasil, China, Roménia, Taiwan e Tailândia. Mitos abordados no livro:
«Estalar os dedos não provoca artrite».
«O stresse e as preocupações não fazem os cabelos brancos».
«O mosquito é o animal mais mortífero do mundo».
«Os ovos não aumentam o colesterol».


Sinopse:
Actualmente temos acesso a todo o tipo de informações sobre sintomas, doenças e tratamentos, e, baseados nelas, muitas vezes acabamos por nos autodiagnosticar e automedicar. Mas alguma vez parou para reflectir sobre se essa informação é fidedigna e se não estará a comprometer a sua saúde em vez de o ajudar? Nancy L. Snyderman traz até si os factos que os médicos desejam mesmo que tenha sempre presentes, neste livro onde também pode encontrar um glossário de termos médicos, uma lista completa dos exames considerados indispensáveis e mais de 100 verdades que aumentarão a sua qualidade de vida e longevidade.

Sobre a autora:
Nancy L. Snyderman exerce medicina há trinta anos. É editora-chefe na área da medicina para a NBC News e antes de ocupar esse cargo foi correspondente para a ABC News e trabalhou para a Johnson & Johnson. Recebeu vários prémios de televisão e bolsas da Associação Americana de Oncologia e da Fundação Kellogg.

A minha opinião:
Quem é que nunca mentiu ou omitiu alguma coisa a um médico? Se bem que seja muito difícil de enganar, é muito normal que quando nos faz uma pergunta a que não desejamos responder, digamos uma pequena mentira que pode colocar a nossa vida em risco. A autora defende que devemos falar sempre a verdade, para o nosso bem. É defensora dos check-up’s anuais, que nos permitem, além de criar um relacionamento mais próximo com o médico, também detectar mais cedo doenças que nos poderiam ser fatais, caso não curadas a tempo. Nancy defende também a vacinação, dizendo que previne doenças que podem ser fatais, sobretudo manifestadas em cidadãos adultos. Pelo meio vai desvendado mitos que se vão formando na nossa sociedade, quer sejam passados entre famílias, quer sejam falados até no círculo de amigos. Um deles é que o chocolate não provoca acne (uma boa notícia para os amantes deste doce)e além disso faz maravilhas pelo nosso corpo, as alergias podem ser fatais, tomar vacina C não previne constipações, o consumo de carne grelhada ou frita pode aumentar o risco de cancro, os frutos e os vegetais congelados são tão nutritivos como os frescos. De uma forma bastante ligeira e com casos verídicos, Nancy L. Snyderman consegue captar o leitor para o mais importante: a nossa saúde.

1 comentário:

Lia Silva disse...

Olá! Fiquei muito curiosa com o livro e acho mesmo que o vou comprar! Adoro este tipo de curiosidades! Jinhos

WOOK - www.wook.pt