domingo, 14 de março de 2010

Testemunho - Anita Shreve [Opinião]

-->
Título: Testemunho
Autor: Anita Shreve
N.º Págs.: 288
P.V.P.: 18,80€

Sinopse:
Testemunho desenrola-se em torno do mistério de uma cassete de vídeo com imagens incriminatórias que cai nas mãos do director de uma conceituada escola, prenunciando uma catástrofe de proporções que ninguém será capaz de prever.
Mais chocante do que os actos sexuais nela gravados é o facto de terem sido protagonizados por três rapazes, com idades compreendidas entre os dezoito e os dezanove anos, e uma rapariga de apenas catorze.
Qual caixa de Pandora, a gravação desencadeia uma tempestade de vergonha e recriminação que se abate sobre a pequena comunidade, revelando uma intrincada teia de segredos e mentiras. Homens e mulheres, adolescentes e adultos envolvidos no escândalo tentam decifrar os acontecimentos daquela noite e os seus efeitos. Mike Bordwin, o director, quer a todo o custo conter o escândalo e salvaguardar a reputação da escola; Silas Quinney, um popular aluno, sofre as consequências dos seus actos, enquanto Anna, a mãe, enfrenta as suas próprias faltas; e Sienna, uma jovem enigmática e perturbada, não olha a meios para esconder o seu passado.
As imagens reveladas suscitam mais perguntas do que respostas. Como foi possível tal comportamento no seio de um ambiente tão selecto? Quem é culpado e quem é inocente? Podem as consequências de um acto imprudente ser travadas ou o futuro de todos os envolvidos será irremediavelmente destruído? À medida que o coro de vozes se levanta, revela-se a surpreendente verdade sobre os acontecimentos daquela noite, e as vidas de todos os envolvidos serão transformadas para sempre.

A minha opinião:
Anita Shreve já me tinha surpreendido com Tudo o que Ele Sempre Quis, mas ao ler Testemunho fiquei mesmo fã da escrita da autora norte-americana. Como o próprio nome indica, Testemunho relata a estória de um caso de um alegado abuso sexual de menores, na boca de cada um dos intervenientes assim como da própria comunidade de Averey, pais, amigos, namorada, director da escola, funcionários. Quando Mike, director da Academia de Avery recebe uma cassete de vídeo nunca suspeita o que se irá passar quando visionar a gravação. Apesar de ter tentado impedir que este acontecimento não venha a público, no dia seguinte, sem se saber como, algumas imagens contidas na cassete de vídeo vão parar à Internet. A partir daí tudo mudará na vida de várias pessoas e na pequena localidade onde está situada a escola. Vai destruir três casamentos, desacreditar a escola, destruir três juventudes e causar uma morte. Depois de uma noite de bebedeira, Rob, James e Silas são supostamente seduzidos por Sienna uma caloira da Academia e acabam por participar numa orgia, orgia esta que é filmada por um quarto colega de basquetebol que só no fim da estória é revelado. Tudo não passaria de um caso de sexo se Sienna não fosse uma menor de 14 anos e os três rapazes maiores de idade. O álcool, problemas pessoais e o agir por impulso, próprio da juventude, vai fazer com que essa noite destrua a vida de todos os envolvidos. Segundo a lei vigente no Estado de Vermont, muito diferente da lei portuguesa, apenas o facto de terem sido três rapazes e uma rapariga já indicia coerção. Mesmo que os rapazes digam que a rapariga consentiu, tendo sido ela a seduzi-los, eles tornam-se na mesma culpados de um crime, isto porque os rapazes, segundo a lei, já tinham idade para saber dizer não e tinham obrigação de o fazer. Por isso mesmo foram detidos e acusados de abuso sexual. Sienna mostra-se uma rapariga que precisa de chamar a atenção, talvez devido à falta de carinho e cuidados por parte dos pais, que se mostram bastante ausentes na sua vida. É uma rapariga rebelde que sente necessidade de ser apreciada e desejada por rapazes, especialmente rapazes mais velhos. Tudo isto é notório tanto nas revelações díspares dela, assim como da sua companheira de quarto. Rob e Silas são rapazes normais, vindo de famílias normais, bons alunos e bons atletas. J. Dot ou James é um excelente atleta, mas mais rebelde. No entanto, nada levava a crer se iriam ‘meter’ numa confusão tão grande. Testemunho mostra, de uma forma bastante original, o que um acontecimento feito sem pensar pode mudar radicalmente o rumo da estória de cada um dos intervenientes.


1 comentário:

Chuva de livros disse...

Olá
Não deixes de ler o Livro "Praia do destino" de Anita Shreve, gosto bastante desta autora e esta obra foi a que mais me marcou é simplesmente emocionante.
Beijinho e continuação de boas leituras

WOOK - www.wook.pt