segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bertrand: Depois de A Senhora dos Açores, Romana Petri está de regresso ao grande romance.

Título: O Fabuloso Destino de Dagoberto Babilonio
Autor: Romana Petri
Chancela: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 352
PVP: 16,90€
Tradução: Margarida Periquito
Sinopse:
1936. Dagoberto Babilonio nascido na América do Sul, abandona a mulher, depois de três meses de casamento e entrega-se a uma vida de aventuras e peripécias. O destino encarrega-se de o trazer para a Europa e acaba por conduzi-lo até às suas origens italianas com passagens por Portugal e Espanha, onde acaba por participar na Guerra Civil. Uma história fabulosa, marcada pela força indelével do destino, do amor, da guerra e da morte, contada por uma das vozes mais representativas da literatura italiana. Finalista Premio Strega 1998. Premio Rapallo, Premio Mondello, Premio Grinzane Cavour 2002 e Prémio Chiara.

Sobre a autora:
Romana Petri nasceu em Roma, onde vive. Tradutora, crítica literária, escreve regularmente para várias revistas e jornais italianos entre os quais, L’Unitá e Il Messaggero di Roma. É actualmente também editora, responsável pela divulgação da literatura portuguesa em Itália. Considerada uma das vozes mais representativas da actual escrita italiana, inicia a sua carreira literária em 1990 com Il gambero blu e altri racconti (prémio Rapallo e prémio Mondello opera prima). Entre as suas obras mais aclamadas destacam-se Uma guerra na Umbria – Case Venie, prémio Rapallo-Carige, finalista prémio Strega 1998, A senhora dos Açores, prémio Grinzane Cavour 2002); e Os pais dos outros, prémio Chiara e prémio CittàdiBari). Os seus livros estão traduzidos em português, inglês, francês, alemão e neerlandês. Romana Petri é uma autora com fortes ligações a Portugal, expressas também na sua obra (é a editora da Cavalo de Ferro e grande promotora da cultura portuguesa em Itália) Tem já vários best-sellers publicados no nosso país, onde se destaca o notável Senhora dos Açores

Dagoberto Babilonio é um dos seus livros mais marcantes, muito aclamado pela crítica:
«Escritora de improvisados rasgos líricos, de iluminações destituídas de superficialidade, dócil e profunda. Romana Petri oferece-nos páginas de extraordinária emoção visual que, no seu auge, se transformam em visões puras» - Publishers Weekly
«Existe neste livro o rigor de uma escrita grandiosa, densa, e a modéstia, o mistério do abandono e o aroma da solidão.» London Review of Books.

A autora estará em Portugal dia 7 de Maio para o lançamento do livro na Feira do Livro em Lisboa. A apresentação ficará a cargo de José Rodrigues dos Santos e Paula Moura Pinheiro.

1 comentário:

GONIO disse...

Estou curioso em relação a este livro. Já li "A senhora dos Açores" e "Regresso à ilha" e adorei!
Talvez na feira do livro, já à porta... :)

WOOK - www.wook.pt