quarta-feira, 14 de abril de 2010

Planeta edita a história que comoveu França em 2008 conquista leitores em todo o mundo

Título: A Coragem de uma mãe
Autora: Marie-Laure Picat
N.º de Páginas: 200
PVP: 15,50 €
Tradução: Sérgio Coelho
Disponível a partir de 26 de Abril


Esta é uma história verdadeira. Marie-Laure Picat não conseguiu vencer o cancro mas em contrapartida saiu vitoriosa da batalha judicial que travou no último ano de vida. Em Julho de 2008 Marie-Laure Picat soube que tinha um raro cancro do fígado. Assim como não teria hipóteses de sobreviver.
Foi então que deu início a uma outra luta. Sabendo que o marido, de quem se tinha divorciado, seria incapaz de tomar conta dos 4 filhos, Marie-Laure deu início a uma tarefa que era aparentemente impossível: encontrar uma família, perto de casa, na sua aldeia de Loiret Puiseaux, a 40 quilómetros de Paris, que gostasse e pudesse acolher os 4 filhos. Em entrevista ao canal de TF1, Marie-Laure Picat confessou: «quando eu descobri que era doente terminal, sabia que havia uma coisa que tinha de fazer: proteger os meus filhos.» E proteger os filhos significava mantê-los juntos após a sua morte. Marie-Laure Picat não concebia a ideia de separá-los. Porém, imediatamente as autoridades judiciais expressaram que a decisão final sobre quem cuidaria dos filhos depois da sua morte não seria dela. Na verdade, os serviços sociais franceses diziam-lhe que o máximo permitido seria um casal acolher 3 crianças e, portanto, um dos filhos teria de viver separado dos irmãos. E assim chegou esta luta chegou à comunicação social. Marie-Laure Picat tornou-se entretanto conhecida em toda a França. Centenas de pessoas começaram a enviar-lhe dinheiro (que ela decidiu colocar numa conta no nome dos filhos) como forma de manifestar a sua solidariedade. Marie-Laure Picat reconheceu publicamente a influência dos meios de comunicação social na resolução do conflito. «Quis mediatizar o assunto e três semanas depois da história aparecer na imprensa os papéis para formalizar a adopção já estavam assinados», confirmou a autora à comunicação social francesa. Daí até escrever a sua história foi um passo. Sentindo-se encorajada pelos testemunhos que lhe chegavam de toda a parte, Marie-Laure Picat escreveu A Coragem de Uma Mãe (mais de 65 000 exemplares vendidos, só em França).


«Não sei o que vai acontecer aos meus filhos depois da minha morte. Simplesmente espero que nunca lhes falte amor e que sejam felizes.»- Marie-Laure Picat

Positivo e repleto de esperança, A Coragem de uma Mãe resume a batalha desta mulher não só contra o cancro mas contra o que considera «um direito essencial que todos os pais deviam ter».

Mais sobre A Coragem de uma Mãe
http://www.dailymotion.com/video/x8qr6s_le-combat-de-marielaure-picat-pour_news http://www.time.com/time/world/article/0,8599,1915713,00.html

1 comentário:

Carla Martins disse...

Nossa, que coisa linda!!!! Vou procurar para comprar!!!

Menina, acredita que vai fazer 1 ano que comecei com o Leitura? Parece que foi ontem!!! E calhou de cair bem na época de lançar a promoção que prometi, depois das 3 partes da entrevista com Samir. No fim, tudo deu certo! :)

A promoção começa hoje. Passa lá pra comemorar esse primeiro ano comigo?

beijos!

WOOK - www.wook.pt