quinta-feira, 3 de junho de 2010

Angelologia - Danielle Trussoni [Opinião]

Título: Angelologia
Autor: Danielle Trussoni
Data 1.ª Edição: 02/06/2010
N.º de Edição: 1.ª
N.º de Páginas: 588
P.V.P.: 18,00 €

Colecção: Via Láctea
N.º na Colecção: 86

Sinopse:
Desde o início dos tempos que os nefilins, a raça que descende de anjos e humanos, procura dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Apenas a sociedade secreta de angelologistas, com os seus conhecimentos ancestrais, tem conseguido detê-los. Agora, a Irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, no estado de Nova Iorque, está prestes a juntar-se a eles. Mas conseguirá ela resistir ao imenso poder dos nefilins e evitar o apocalipse? Uma narrativa vigorosa, complexa e inteligente que funde elementos bíblicos, míticos e históricos e envolve o leitor da primeira à última página.


A minha opinião:
-->
Apesar de a literatura fantástica não ser muito do meu agrado, surgiu a oportunidade de ler Angelologia de Danielle Trussoni e posso dizer que não fiquei nada arrependida. Ao contrário do que estava à espera, Angelologia não trata apenas do fantástico, mencionando anjos e nefilins. Angelologia é uma aventura constante, que me fez lembrar os livros de Dan Brown ou até mesmo do português José Rodrigues dos Santos. Só tem, a meu ver, um lado que não posso dizer negativo, mas menos bom, que é a sua extensão. Ao longo de 588 páginas o livro torna-se um pouco repetitivo e, por vezes, monótono. Mas nada que não valha a pena ler.
A troca de correspondência entre a abadessa do Convento de Santa Rosa, a Madre Innocenta e Abigail Rockefeller, nos anos de 1943-1944, vai fazer com que Verlaine, um investigador contratado por Percival Grigori, conheça Evangelina, uma jovem e linda freira de 23 anos, responsável pela biblioteca do Convento.
Após um incêndio no convento em 1944, do qual resultaria a morte da madre, os Rockefeller fariam um generoso donativo para a sua reconstrução, o que muito intrigou Verlaine, amante da arte e de tudo o que estivesse envolvido com esta famosa família norte-americana.
Algo misterioso até porque Abigail Rockefeller não era católica.
Sem saber, Evangelina descende de uma família de Angelologistas e é a partir do contacto com Verlaine que vai ficar a conhecer o passado da sua família, as suas raízes e também o segredo que comporta todo o convento e as suas colegas freiras. Celestine, uma das freiras do convento, carrega em si um grande segredo. Também angelologista, é ela que vai contar a história do movimento a Evangeline assim como o seu conhecimento com Gabrielle, avó de Evagenline.
É assim que Evangeline começa a saber todo o trabalho que tem vindo a ser feito para proteger a humanidade dos perigosos Nefilins (resultado do cruzamento de anjos com humanos) e da procura pela lira de Orfeu, único instrumento dotado de poder de fazer regressar os Nefilins a um estado de pureza angelical que não se via na Terra desde a época dos vigilantes.

8 comentários:

Unknown disse...

Estou a ler o livro e estou quase a termina-lo. Mto bom e concordo pleanamente com a sua opinião sobre o livro. ;)

Anónimo disse...

Já terminei o livro e fiquei desapontada.Vale a pena ler mas termina de forma inconclusiva, ou vai haver uma sequela ou "é muito remar para a pouco chegar".

Marta Isabel disse...

Estou a ler este livro e com mt interesse, já não lia nada há mt tempo, e estava a precisar de um livro que me despertasse o interesse pela leitura para voltar ao "activo"... Para já, estou a adorar,em 2 dias li quase metade do livro... simplesmente, entusiasmante!

nuno tavares disse...

tambem estou a ler o livro..e adoro !concordo que depois das 350 primeiras paginas a aventura começa a ficar sem grande entusiasmo, mesmo assim tem sempre algun, mas recomendo a leitura!

Anónimo disse...

Estou a ler o livro e gosto muito, por um lado estou desejando de chegar ao final, por outro lado, estou com pena porque o acho muito interessante. Nunca tinha lido nenhum livro sobre anjos.
Lourdes Duarte

Anónimo disse...

Terminei o Livro "Angelologia", gostei muito, mas fiquei com um certo vazio querendo saber mais da história da Evangeline e do Verlaine.
Entretanto, fiquei muito feliz por ler numa entrevista com a Danielle Trussoni, que esta, está a escrever uma sequela do mesmo, "ANGELOPOLIS".
Portanto, alengrem-se os que gostaram do livro.
Lourdes Duarte

Anónimo disse...

O tema do livro é interessante mas não achei que a Trussoni escreveu um bom romance. O ritmo é péssimo. A história toda (tirando as memórias da Celestine, de fato, a única parte que ela narra, no resto do livro o narrador é onisciente) acontece em 2 dias. Ela conseguiu o feito de deixar uma história de dois dias ficar monótona e repetitiva. Sem falar em alguns fatos meio estranhos/forçados e personagens mal construídos que a história tem. Espero que a autora se saia melhor nesse tal de "Angelopolis".

Anónimo disse...

Terminei o livro hoje mesmo, fiquei desapontadíssima, espero até que ' Angelologia ' seja uma saga, o final é extremamente vazio !

WOOK - www.wook.pt