quinta-feira, 8 de julho de 2010

As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain [Opinião]

-->
Título: As Aventuras de Tom Sawyer
Autor: Mark Twain
Colecção: Clássicos
Preço: 18.32€
Pp.: 228


As Aventuras de Tom Sawyer (1876), o clássico de Mark Twain, narra as aventuras de um jovem rapaz no Sul dos EUA, antes da Guerra da Secessão.
Tom vive com a sua tia Polly e o seu meio-irmão Sid na cidade de St. Petersburg, nas margens do Mississípi. Em várias tropelias e aventuras, Tom e os seus amigos procuram tesouros em casas assombradas, escondem-se numa ilha deserta e anseiam ser piratas e ladrões. E quando Tom e Huck visitam à noite um cemitério, pois crêem que tal passeio é uma cura milagrosa para as verrugas, e testemunham um assassinato, não têm outro remédio senão fugir de St. Petersburg.
Obra clássica de Mark Twain, As Aventuras de Tom Sawyer é um dos mais vivos retratos das aventuras da infância e da juventude e conserva a sua frescura e vivacidade. Em suma, uma obra intemporal.

A minha opinião:
Com a “desculpa” das comemorações do centenário da morte de Mark Twain e um pouco envergonhada de nunca ter lido As Aventuras de Tom Saywer, uma das personagens de desenhos animados de que mais gostei na infância, surgiu a oportunidade, finalmente, de ler esta obra belíssima.
Diverti-me imenso a ler e vivenciar todas as aventuras do pequeno Tom, desde quando fugia à escola para ir nadar e pescar com o inseparável Huck, da sua paixão pela Becky, até ao seu lado bom, apesar de travesso. Deu-me vontade de rever novamente a série de desenhos animados que tanto povoou a minha infância, e devo dizer que nunca fui grande fã de desenhos animados. Mas o Tom eu nunca perdia. Para quem nunca leu ou que já leu há muito tempo e quer matar saudades das aventuras daquele menino que sonhava ser pirata, aconselho vivamente a ler este livro, agora publicado pela Europa-América.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt