sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Amor em segunda mão - Isabel Wolff [Opinião]


Título: um amor em segunda mão
Autor: Isabel Wolff
Chancela: Contraponto
Páginas: 350
PVP: 19,50€
Tradução: Duarte Sousa Tavares


«Porque quando compramos uma peça de roupa vintage, não compramos apenas tecido e linha, compramos também um bocado do passado de alguém.»

Um Amor em Segunda Mão conta a história de Phoebe Swift, uma especialista em história da moda que decide deixar o seu emprego na prestigiosa leiloeira Sotheby’s para abrir o seu próprio negócio – uma pequena loja de roupa vintage no Sul de Londres, chamada Vintage Village. Ao mesmo tempo, Phoebe está a lidar com a recente perda da sua melhor amiga, Emma, e com a separação do seu noivo. Por isso, refugia-se no trabalho – restaurando as maravilhosas e antigas peças de roupa que compra, revendendo-as para que tragam algum glamour à vida das suas clientes. Mas Phoebe não consegue deixar de pensar nas «vidas passadas» destas roupas – nas histórias que contariam se pudessem falar. Um dia conhece Thérèse Bell, uma senhora de idade, de origem francesa, com uma belíssima colecção de moda para vender. Entre os fatos elegantes e vestidos de alta-costura, Phoebe encontra um casaquinho de criança azul que data da época da Segunda Guerra Mundial – uma peça que a Sr.ª Bell se recusa a vender. À medida que se vão tornando amigas, Phoebe vai escutando a triste e inspiradora história por trás do casaquinho azul – e vai descobrir uma ligação inesperada entre a vida da Sr.ª Bell e a sua, uma ligação que lhe permitirá libertar-se da dor do passado e voltar a amar.
A minha opinião:
Para uma apaixonada por roupa como eu, apesar de não tender para o vintage como a toda a história do livro nos remete, este “um amor em segunda mão” não podia ter vindo mais a calhar. Um livro delicioso que vai contando a história de Phoebe e das pessoas que a rodeiam de uma forma que nos cativa desde logo dada a riqueza da personagem.
Ao comprar diversas roupas vintage Phoebe vai conhecendo as pessoas que as usaram e consequentemente as suas históriase partilha as suas também. Isso acontece com a sr.ª Bell uma senhora encantadora que no fim da sua vida decide desabafar um segredo que nunca contou a ninguém, nem ao seu marido de tantos anos. Esse segredo atormentou-a para toda a vida, muito à semelhança do que a própria Phoebe está a sentir no momento: a traição de uma amiga. Ambas sentem que trairam a amizade que sentiam pelas grandes amigas de sempre e que isso as levou à morte, se bem que diferentes formas.
Mas esta é apenas uma das muitas histórias que Phoebe tem para viver. Desde uma mulher que não consegue ter filhos e compra um vestido lindo cor-de-rosa que não sabe quando o vai usar, mas que o compra na mesma porque isso a faz ficar mais alegre. Até uma estudante que trabalha nos tempos livres para comprar o vestido de sonho para um baile de beneficência.
Por tudo isso só posso recomendar a leitura deste livro que, por vezes, me fez chorar (sobretudo já quase perto do final), mas ao mesmo tempo me fez vajar no espaço para viver um pouco como as suas personagens.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um livro que vou ser sincera, a sinopse não me chamou a atenção, mas por acaso a tua opinião pelo contrário chamou-me e muito a atenção! =D

Bjs*

Maria Manuel Magalhães disse...

Eu gostei imenso do livro. É 5 estrelas porque não é aquele romance preconcebido que acaba tudo em bem no final e acaba por contar muitas histórias da vida das personagens.

Unknown disse...

Ando a namorar esse livro, há imenso tempo... talvez venha no sapatinho pelo natal! ;)
Bjinho**

WOOK - www.wook.pt