terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Esplendor da Vida - Sveva Casati Modignani [Opinião]


Título: O Esplendor da Vida
Autor: Sveva Casati Modignani
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 368
Editor: Porto Editora

Sinopse:
Giulia de Blasco é uma escritora de sucesso que venceu uma difícil batalha contra o cancro e conquistou o amor do cirurgião Ermes Corsini. Apesar disso, Giulia não consegue encontrar a serenidade que tanto deseja.
O seu filho Giorgio, de dezasseis anos, atravessa uma adolescência conturbada e acaba por influenciar negativamente a relação de Giulia e Ermes e fazer Giulia questionar as suas capacidades como mãe.
É no meio destas dúvidas e incertezas que surge Franco Vassalli, um enigmático e fascinante empresário, habituado a conseguir tudo o que quer...
Para Giulia começa assim mais um período dramático e intenso da sua vida.
Depois de Desesperadamente Giulia, Sveva Casati Modignani dá continuação à história de Giulia de Blasco, uma das personagens-chave mais emblemáticas de toda a sua obra.

A minha opinião:
Sveva Casati Modignani traz-nos novamente Giulia, personagem do livro já publicado Desesperadadamente Giulia, que narra sobretudo a doença da personagem principal e o seu antigo amor por um cirurgião famoso Ermes.
Em “O esplendor da vida”, Sveva continua com as angústias de Giulia, desta feita com crises no relacionamento que tem com Ermes e com o seu filho Giorgio que atravessa uma adolescência difícil onde imperam as drogas e as faltas na escola.
Apesar de se sentir tranquila na sua relação com Ermes, vai conhecer Franco Vassalli, um proeminente empresário do mundo da televisão que a vai contrabalançar no amor que sente pelo companheiro de algum tempo.
Como muitas pessoas que têm sucesso na vida profissional Franco Vassalli vai somando alguns inimigos. Um estranho assalto nos seus estúdio de televisão e o rapto da sua mãe. Serena que sempre se impôs sobre o filho, sofre de Alzheimer e vive num mundo de fantasia, mas isso não impede que exista uma espécie de complexo de Édipo para Franco.
Com o interesse em convencê-la a passar o seu mais recente livro para uma série de televisão, Franco aproxima-se cada vez mais de Giulia.

Apesar de gostar muito da autora italiana este não foi o livro que mais gostei de Sveva. Primeiro porque Giulia, apesar de todos os problemas que acarreta ao longo da sua vida, está constantemente a fazer-se de vítima e procura estar sempre rodeada de pessoas que a adulem. Uma mulher que se diz forte, mas que sinceramente acho muito fraca, que quando se depara com uma situação mais problemática como é o caso do filho, o leva para o seu ex-marido para ele tentar convencê-lo a mudar. Para já não falar do seu amor por Ermes que é sempre posto à prova.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt