sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sextante Editora publica Mercado de ilusões, o mais recente romance de Felipe Benítez vencedor do Prémio Nadal

Título: Mercado de Ilusões
Autor: Felipe Benítez Reyes
Tradutor: Marcelo Correia Ribeiro
N.º de Págs.: 352
Capa: mole
PVP: 16.50 €

A Sextante Editora vai publicar, a 14 de Outubro, Mercado de ilusões, o mais recente romance do conceituado poeta, romancista e ensaísta espanhol Felipe Benítez Reyes.
Este romance, que recebeu em 2007 o prémio Nadal, é uma paródia aos thrillers místicos contemporâneos e conta-nos a história de dois ladrões de obras de arte que têm como mais recente missão roubar as supostas relíquias dos Reis Magos, conservadas na Catedral de Colónia, que servirão para construir um prisma que permitirá contemplar o rosto de Deus.
Através de uma prosa envolvente e de uma inventividade deslumbrante, o autor conduz-nos até um território de fascinações e aparências, povoado por personagens insólitas e ritmado por situações inesperadas que irão agarrar os leitores.

O enredo
Corina e Jacob sempre viveram da organização de roubos de obras de arte. Depois de decidirem retirar-se da profissão por causa da idade e da falta de oferta, recebem um encargo imprevisto de um mexicano libertino e com tendências místicas, que sonha construir um prisma para contemplar o rosto de Deus. O trabalho consiste em roubar as supostas relíquias dos Reis Magos, conservadas na Catedral de Colónia.
Através de uma prosa envolvente e de uma inventividade deslumbrante, o autor conduz-nos até um território de fascinações e aparências, povoado por personagens insólitas e ritmado por situações inesperadas.

Sobre o autor:
Felipe Benítez Reyes nasceu na cidade de Rota, em Espanha, em 1960. É autor de uma obra literária que abarca quase todos os géneros, galardoada com vários prémios como os prestigiosos Prémio da Crítica ou o Prémio Nacional de Literatura. Podemos destacar os romances Humo (Prémio Ateneo de Sevilla, em 1995), La propriedad del paraíso, El novio del mundo e El pensamiento de los monstruos. A sua poesia está reunida num volume intitulado Trama de niebla. Escreve artigos para o semanário Dominical. O seus livros estão traduzidos e publicados em França, em Itália, na Rússia e nos Estados Unidos.

Críticas:
Paródia subtil, hilariante e demolidora da literatura de intriga esotérica. Antonio Astorga, ABC Um romance cheio de humor, pejado de múltiplas e incessantes histórias divertidas, parentesdirectas do romance picaresco. Blanca Berasátegui, El Mundo
Entre todos os escritores espanhóis da sua geração, Felipe Benítez Reyes é certamente o mais brilhante, o mais original, o mais invejado. Almudena Grandes
Mercado de ilusões é uma paródia hilariante e devastadora dos romances esotéricos, da suatruculência e das suas estranhezas. El País
Um diagnóstico genial da fragilidade do pensamento, das armadilhas da imaginação. La Vanguardia

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt