quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um refúgio para a vida - Nicholas Sparks [Opinião]



Título: Um Refúgio para a Vida
Autor: Nicholas Sparks
P.V.P.: 18,50 €
Colecção: Grandes Narrativas
N.º na Colecção: 483
Data 1ª Edição: 16/11/2010
N.º de Edição:
N.º de Páginas: 360

Sinopse:
Quando Katie vai viver para a pacata cidade de Southport, na Carolina do Norte, todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela jovem bonita que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos relacionamentos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Mas os fantasmas do passado, que minam a sua capacidade de confiar nos outros, continuam a persegui-la, a aterrorizá-la, e o peso do segredo que esconde é demasiado grande… Neste romance avassalador, Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar.

A minha opinião:
A violência doméstica perpetrada pelo marido faz Katie fugir com a roupa que tem no corpo e algum dinheiro que foi amealhando ao longo do tempo em que tomou a decisão de fugir. É assim que chega à pequena localidade Southport até arranjar emprego no snack bar Ivan’s. Nesta pequena cidade refaz a sua vida, mas sempre com medo que o seu marido a venha a descobrir. Este é sempre o receio das vítimas de violência, que mesmo fugindo do seu agressor continuam a sentir-se perseguidas para serem novamente maltratadas.
Mas depressa Katie faz amizades. Em pouco tempo “ganha” uma vizinha, a Jo, com quem desabafa sobre a sua fuga e em quem sente que pode confiar, já que além de sua vizinha e amiga, Jo é também psicóloga, portanto, já conhecedora de casos como os de Katie.
Mas também conhece Alex e os seus dois filhos, com quem começa a passar parte do seu tempo livre. Esta amizade depressa cresce para algo mais e Katie sente que, finalmente, pode começar a pensar numa vida normal.
Com ele desabafa sobre o que foi a sua vida até então, contando os horrores que passou às mãos do marido que não a deixava trabalhar, ter carta de condução, nem sequer falar com os vizinhos. Kevin tinha ainda a obsessão pelas limpezas e caso não visse tudo impecável partia logo para a violência física.
Como já nos tem vindo a habituar, Nicholas Sparks traz-nos personagens emotivas, fortes e com vontade de vencer os obstáculos que aparecem pela sua frente. Mais um livro que não vai desiludir os seus fãs como não me desiludiu a mim e com um final surpreendente.

11 comentários:

Elphaba disse...

Tenho tantas saudades de ler um romance e este de Nicholas Sparks parece mesmo bonito. No tempo em que o meu género literário recaía para o lado mais sentimental cheguei a ler dois livros dele que gostei. Já faz uns anos valentes mas acho que nunca me vou esquecer da história de “Um Momento Inesquecível”.
Este parece ser realmente muito bonito. =)
***

Anónimo disse...

já li o livro e adorei.embora muitas pessoas digam que não gostam da maneira como nicholas sparks escreve, decidi arriscar e ler.é realmente uma his´toria fantástica...

Anónimo disse...

Adoro Nicholas Sparks, tem muito jeito para os romances, está lindo o livro. Mas o que eu gostei mesmo foi o livro "Um momento inesquecível" até me fez chorar. Dou os meus parabéns por o livro. Realmente muito lindo tanto um como o outro ^^

cristiana disse...

li o livro e adorei. Nicholas Sparks é, sem dúvida, um grande escritor.
está de parabéns pelos fantásticos livros que escreve.

cristiana disse...

li o livro e adorei. Nicholas Sparks é, sem dúvida, um grande escritor.
está de parabéns pelos fantásticos livros que escreve.

Anónimo disse...

Gostei muito do livro, tal como todos os outros que eu já li. Porém fiquei com uma duvida. Quem le Nicholas Sparks sabe que o fim que o Autor dá aos seus livros são normalmente tristes (morte de alguem) e, este foge à regra . Alguem sabe se o livro tem contuação? tal como acontece no livro "À primeira vista"?.

Sandra disse...

Olá, li este livro esta semana e adorei! eu adoro todos os livros dele! pode passar no meu blog e ver a minha opinião! bjinhus
milestrelasnocolo.blogspot.com

Nelly disse...

adorei a história que é retratada no livro,vale a pena lê-lo. Como sempre este grande escritor, consegue chegar aos corações dos seus leitores. Parabéns mais uma vez:)

Nelly disse...

adorei o livro,vale a pena lê-lo, como sempre a história que o grande escritor escreveu é fantástica. Parabéns mais uma vez :)

MCSilva disse...

Mais um livro, mais uma surpresa. Nicholas Sparks é, sem duvida, um homem que consegue transformar as palavras em algo de mágico. Adoro!

Cristian disse...

Como sempre vemos aqui um livro totalmente interessante. É mais uma coisa engraçada aconteceu comigo quando eu estava lendo este livro. Eu comi uma maçã no meio de um dos capítulos, e eu quebrei um pedaço de um dente e teve que ir ao dentistica restauradora para corrigir-me, de qualquer maneira eu ainda gosto do livro haha

WOOK - www.wook.pt