quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aurora Boreal - Asa Larsson [Opinião]


Título: Aurora Boreal
Autor: Åsa Larsson
N.º de Páginas: 328
PVP: 18,80€
Tradução: Ana Maria Pinto da Silva

O corpo de Viktor Strandgård, o pregador mais famoso da Suécia, jaz mutilado numa remota igreja de Kiruna, uma cidade do norte submersa na eterna noite polar. A irmã da vítima encontrou o cadáver, e a sombra da suspeita paira sobre ela. Desesperada, pede ajuda à sua amiga de adolescência, a advogada Rebecka Martinsson, que actualmente vive em Estocolmo e que regressa à sua cidade natal disposta a descobrir quem é o culpado. No decurso da investigação conta apenas com a cumplicidade de Anna-Maria Mella, uma inteligente e peculiar polícia grávida. Em Kiruna, muita gente tem algo a ocultar e a neve não tardará a tingir-se de sangue.

A minha opinião:
Depois de ler Aurora Boreal não fiquei surpreendida pelo próprio Stieg Larson ter confessado ser admirador incondicional de Asa Larsson. De facto, este foi dos melhores policiais que li nos últimos tempos.
Adorei a escrita da autora que nos transporta de uma forma sublime para uma pequena localidade sueca e nos faz viver a própria estória. Envolve-nos nos meandros de uma comunidade espiritual que via em Viktor Strandgard um exemplo a seguir, colocando-o quase no mesmo prisma de Deus. Seguiam todos os seus passos a partir do momento em que Viktor, mais conhecido como o Rapaz do Paraíso, sofreu um acidente que o colocou num estado de morte aparente. Nove anos depois Viktor aparecia morto na sua própria igreja. O corpo apresentava marcas de facadas, não tinha os olhos e as mãos tinham sido cortadas e colocadas a 3 metros do corpo.
Este acontecimento traz de volta a Kiruna, a jovem advogada Rebecka que tentará descobrir quem matou o seu antigo amigo e, ao mesmo tempo, tentar ilibar a irmã deste Sanna. No entanto, com o seu regresso o passado vem ao de cima e a própria Rebecka recebe ameaças de morte a fim de demovê-la do processo da morte do seu amigo.
Vou com toda a certeza seguir esta autora de quem quero ler mais livros.

3 comentários:

Miguel Pestana disse...

fiquei curioso.... parece ser excelente.E como adoro policiais..

Miguel Pestana disse...

Parece ser excelente esse policial, pelo teu comentário.Adoro policiais,mas tenho limitado-me aos da Agatha Christie, porque ja li outros e nao gostei.

Maria Manuel Magalhães disse...

Mas este é muito bom Miguel. Acho que vais gostar. Eu também sou fã da Agatha Christie e reconheço que é complicado alguém se equiparar a ela, mas este é mesmo fantástico.

WOOK - www.wook.pt