sábado, 20 de março de 2010

As Regras de Moscovo - Daniel Silva [Opinião]

-->
Título: As Regras de Moscovo
Autor: Daniel Silva
As ligações do KGB à Al-Qaeda poderão destruir o mundo? Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 448
Editor: Bertrand Editora
Colecção: Grandes Romances
PVP: 17,96€

Sinopse:
A morte de um jornalista leva Allon à Rússia, onde descobre que, em termos das artes do ofício da espionagem, até mesmo ele tem alguma coisa a aprender. Agora, está a jogar segundo as regras de Moscovo. E na cidade existe uma nova geração de estalinistas que conspiram para reivindicar um império perdido e desafiar o domínio global de um velho inimigo: os Estados Unidos da América. Um desses homens é Ivan Kharkov, um antigo coronel do KGB que construiu um império de investimento global sobre os escombros da União Soviética. No entanto, escondido no interior desse império, está um negócio lucrativo e mortífero. Kharkov é um negociante de armas - e está prestes a entregar as armas mais sofisticadas da Rússia à al-Qaeda. A não ser que Allon consiga descobrir a hora e o local da entrega, o mundo irá assistir aos ataques terroristas mais mortais desde o 11 de Setembro - e o tempo está a passar muito depressa. Cheio de prosa rica e de reviravoltas na trama de cortar a respiração, o livro As Regras de Moscovo é simultaneamente um entretenimento superior, uma cáustica história exemplar sobre as novas ameaças que estão a aparecer no Leste - e o melhor romance de Silva até ao momento.

A minha opinião:
Sob o disfarce de ter de participar numa conferência da UNESCO em Sampetersburgo, Gabriel Alon, o protagonista de todos os romances de Daniel Silva, parte para a Rússia com o intuito de conhecer Olga Sukhova, directora editorial interina do Moskovsky Gazeta. Olga Sukhova poderá ser a chave para que se descubra o que esteve por trás dos assassinatos de dois jornalistas, seus colegas, recentemente. De facto, a jornalista russa transporta consigo um segredo que pode levar à morte de qualquer um, até mesmo do forte e experiente Gabriel Alon. As regras de Moscovo são mais resistentes do que o Alon está à espera e esta nova missão torna-se difícil de se realizar. Através de Olga, Alon acaba por conhecer uma pessoa próxima de Ivan Kharkov, que promete desvendar tudo o que sabe acerca dos seus negócios mais obscuros. Kharkov não é negociante de armas normal. O antigo comandante do KGB, além de vender armas para a maior parte dos países do Terceiro Mundo, apoiando guerrilheiros e governos totalitários, está prestes a vender armamento para o pior inimigo do mundo ocidental: a Al-Qaeda. As regras de Moscovo, apesar de ser um livro de ficção, podia muito bem ser um romance histórico, tal é a veracidade da maior parte das histórias contadas por Daniel Silva. Desde as pressões com que os jornalistas vivem diariamente até aos próprios assassinatos de alguns deles mandados pelo próprio Governo, até à venda de armamento a países mais pobres tudo isso é comprovado pelo autor no final do livro. Uma obra que recomendo a qualquer amante dos livros de Gabriel Silva, talvez uma das melhores do autor que tem uma costela bem portuguesa. Para quem gosta de acção e de temas da actualidade não pode perder esta deliciosa leitura.

Excertos:
“Na Rússia, tem de ser tudo o maior, o mais alto, o mais rápido ou o mais valioso. Nós não conseguimos viver como pessoas normais.”

“…finjo ser jornalista num país onde já não existe verdadeiro jornalismo. Porque eu quero democracia num país que nunca a conheceu…”

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ecologia Emocional é novidade da Pergaminho

Título: Ecologia Emocional
Autor: Jaume Soler e Mercê Conangla
Chancela: Pergaminho
PVP: 20€
Tradução: Isabel Haber

Sente-se exausto? Stressado? Impaciente? Tem dificuldade em concentrar-se, descontrair, dormir bem?

Todas estas questões podem ser atribuídas a um fenómeno muito simples: a poluição emocional. Sim, é verdade: nós padecemos mais de contaminação emocional do que atmosférica. Tal como poluímos o ar que respiramos, a água que bebemos e a terra que nos providencia alimentos, também somos capazes de poluir o equilíbrio emocional e a harmonia entre os sentimentos. Ecologia Emocional apresenta um conceito revolucionário, capaz de prevenir o efeito-estufa emocional e as suas consequências. De forma simples e acessível, este livro ensina a traduzir a informação emocional e a canalizar de forma criativa a energia que os nossos sentimentos produzem. Está comprovado que o nosso interior condiciona o mundo exterior; por isso, se nos melhorarmos a nós mesmos, poderemos melhorar o mundo e conseguir uma vida com mais equilíbrio e harmonia. Sobre os autores: Jaume Soler é formado e pós-graduado em Psicologia. Tem mais de 30 anos de experiência como especialista e consultor em recursos humanos e team building. É fundador e director, desde 1996, da Fundació ÁMBIT, Instituto para o Crescimento Pessoal de Barcelona, uma organização sem fins lucrativos destinada a proporcionar formação, assessoria e recursos para o desenvolvimento pessoal na linha da Psicologia Humanista. A fundação organiza diversos grupos de desenvolvimento pessoal, seminários, conferências e workshops relacionados com o autoconhecimento, a ecologia e a comunicação interpessoal. É autor de diversos livros na área do desenvolvimento pessoal e dirige a colecção Ecologia Emocional para uma das principais editoras espanholas. Mercè Conangla é psicóloga e enfermeira. É especializada em educação emocional, treino de competências de liderança e comunicação não-verbal. Trabalha como consultora e formadora, colaborando com diversas universidades e hospitais, É uma presença frequente em vários media de destaque em Espanha. É co-fundadora, com Jaume Soler, da Fundació ÀMBIT, e co-autora de vários dos seus livros.

Novidades Asa para Abril

Título: A minha vida com Osama Bin Laden
Autores:
Najwa Bin Laden, Omar Bin Laden e Jean Sasson
Págs.: 448
Documentos
Preço:
14,95 euros

A MULHER E O FILHO DE BIN LADEN CONTAM A SUA HISTÓRIA
Esta é a história que poucas pessoas acreditavam ser possível contar. Osama bin Laden é o terrorista mais procurado de sempre. Obcecado pelo secretismo, a sua vida tem-se mantido envolta em mistério… até agora. Num acto de coragem, a sua mulher e o seu filho quebram o silêncio e revelam a verdade sobre o carácter e a vida de um homem temido e venerado em todo o mundo. Najwa bin Laden casou com Osama aos quinze anos e foi a sua primeira mulher. Nesta obra, ela descreve o homem sério e calmo por quem se apaixonou e que um dia a obrigou a trocar uma vida de riqueza extraordinária na Arábia Saudita pelas montanhas inóspitas do Afeganistão. Najwa viu-o tornar-se cada vez mais severo, até que o seu fanatismo crescente dilacerou a família. Omar bin Laden é o quarto filho do casal e conta como sofreu na pele a crueldade de um pai que recusava aos filhos bens tão elementares como medicamentos, que os forçava a dormir no deserto em buracos que eles próprios escavavam, e lhes batia quando riam demasiado. Um dia, Osama pediu-lhes para se tornarem mártires pela causa. "Finalmente sabia com o que contar. O meu pai odiava mais os seus inimigos do que amava os filhos.”

Título: No país das últimas coisas
Autor:
Paul Auster
Págs.: 160
Obras de Paul Auster - Vozes do Mundo
Preço: 13 euros

É assim que as coisas funcionam na cidade. Sempre que julgamos conhecer a resposta a uma pergunta, descobrimos que a pergunta não faz sentido. Esta é a história de Anna Blume e da sua jornada em busca do irmão desaparecido numa cidade sem nome. Mas tal como a cidade, a sua tarefa está condenada. A cidade transformou-se num campo de batalha onde imperam a miséria, violência e a selvajaria. Todos procuram algo ou alguém que desapareceu. Todos lutam para suprir a fome: no sentido literal, uma vez que os alimentos são escassos; e fome também no sentido abstracto, pois os últimos resquícios de humanidade impelem os cidadãos a procurar o amor e a partilha de linguagem e significado. Através da solidão de Anna, Paul Auster conduz-nos a um mundo indeterminado e devastado no qual o eu desaparece entre os horrores a que o lento apagar da moral humana conduz. Não se trata apenas de um mundo imaginário e futurista – mas de um mundo que reflecte o nosso e, ao fazê-lo, lida com algumas das nossas mais sombrias heranças. Nesta visão apocalíptica de uma cidade despojada da sua humanidade, pulsa um inesquecível romance sobre a condição humana.

Título: Uma Terra Distante
Autor:
Daniel Mason
Págs.: 256
Romance
Preço:
15,90 euros

Isabel nasceu com o dom e a maldição de “ver para além”. É uma menina tímida e sensível que aprendeu a distinguir os sons, cores e ritmos da terra árida onde vive com os pais e o irmão Isaías, que adora. A ligação entre ambos é tão intensa que ela é capaz de o encontrar mesmo quando ele se esconde entre os pés de cana-de-açúcar de uma plantação a perder de vista. Na verdade, Isabel vive num mundo protegido e repleto de amor, ainda que pobre e remoto. Mas a seca e a fome devastam aquela região já tão sacrificada, e Isaías decide que está na altura de construir um novo futuro para si próprio na cidade. Algum tempo depois, também Isabel é obrigada a abandonar o único lar que alguma vez conheceu. Apenas a ideia de se juntar ao irmão a consola. Mas Isaías parece ter desaparecido sem deixar rasto. Na cidade, Isabel sente-se acossada por sinais que já não consegue identificar. Na busca desesperada por Isaías, a jovem move-se num mundo desconhecido, povoado de ameaças imprevisíveis. Não sabe como agir. Não sabe como reagir à violência. Pela primeira vez na sua vida, Isabel está entregue a si própria. Para além de Uma Terra Distante, no catálogo da ASA está já publicado O Afinador de Pianos, o seu primeiro romance, que foi um bestseller em Portugal e em todo o mundo.


Título: Maridos
Autora:
Ángeles Mastretta
Págs.: 240
Preço:
15,90 euros


“Encontraram-se a meio da rua depois de estarem meia vida sem se verem. Ela caminhava com o olhar perdido no mundo de gente que é o mundo das ruas do centro da Cidade do México, num sábado como tantos outros. Podia parecer que ele ia à sua procura, mas deparou com ela como por milagre. Há mais de mil anos, vira-a desaparecer num dos jardins da Universidade. Tinham passado desde essa altura, para sermos exactos como o tempo que Einstein descobriu ser relativo, vinte e seis anos, nove meses, duas semanas e um dia.” Os protagonistas destas histórias maravilhosas resistem ao passar do tempo, espantam as mágoas das desilusões e das separações e celebram as pequenas vitórias partilhadas – as que apenas fazem sentido se forem vividas junto de quem se ama. Ángeles Mastretta nasceu em Puebla, no México, em 1949, e é um dos nomes cimeiros da literatura ibero-americana. Para além de Maridos, na ASA, foram já publicadas as suas obras Mal de Amores (Prémio Internacional de Romance Rómulo Gallegos 1996), Arráncame la Vida (Prémio Mazatlán 1985), já adaptado para o cinema, e Mulheres de Olhos Grandes, cujos direitos de adaptação para o cinema e a televisão foram já vendidos.

Título: A Casa do Sono
Autor:
Jonathan Coe
Págs.: 352
Romance
Preço:
14,90 euros

O que te leva a pensar que foi um sonho? Casa do Sono é um romance desconcertante, uma estranha e dilacerante história de amor sobre a realidade e o sonho, a memória e a identidade. Uma obra vencedora do Prémio Médicis Étranger, do I Prémio Europeu dos Jovens Leitores e do Writers’ Guild Best Fiction Award Na ASA estão já publicados os seus romances Os Anões da Morte, Que Grande Banquete! (John Llewellyn Rhys Prize 1995 e Prémio do Melhor Livro Estrangeiro de 1996 em França), A Casa do Sono (Writers’ Guild Best Fiction Award 1997, Prémio Médicis Étranger 1998 e I Prémio Europeu dos Jovens Leitores), O Rotters’ Club (Bollinger Everyman Wodehouse Prize 2001), O Círculo Fechado (finalista do International IMPAC Dublin Literary Award 2006) e A Chuva Antes de Cair. Em 2004, Jonathan Coe foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França.

quinta-feira, 18 de março de 2010

João na terra do jaze apresentado no próximo dia 25

O livro João na terra do jaze, de José Duarte, disponível a partir de hoje, será apresentado no próximo dia 25 de Março, quinta-feira, pelas 18h30, na livraria Almedina Oriente, em Lisboa. A sessão contará com a participação de Adriana, Carlos do Carmo, Manuel Assunção, Rão Kyao e Rúben de Carvalho.

Planeta lança A Sacerdotisa da Luz a 24 de Março

Título: A Sacerdotisa da Luz
A Idade dos Cinco - Livro I
Autor: Trudi Canavan

Autora vencedora do Aurealis Award 2009 - Melhor Romance Fantástico

Voz inovadora no campo da fantasia feminina, a obra de Trudi Canavan tem cativado os fãs de autoras como Marion Zimmer Bradley, Juliet Marillier ou Jennifer Fallon.

Neste excerto de uma entrevista feita pela Orbit Books, Trudi fala-nos das suas influências literárias.


A obra de Tolkien incitou-me a escrever, Raymond Feist mostrou-me que a literatura fantástica não tinha de ser apenas baseada num imaginário europeu, os livros de Tanith Lee provaram-me que a Fantasia podia ser rica, exótica e seguir diferentes estilos e atmosferas, a escrita de Guy Gavriel Kay cortou-me a respiração, os diálogos e o humor na obra de Jennifer Fallon são algo a que devemos aspirar, as personagens de Glenda Larke deram-me coragem para quebrar o molde e a obra de Russell Kirkpatrick lembra-me que a paisagem também pode ser uma personagem. Trudi Canavan

Sinopse:
Numa terra em que a paz se sutém por um fio, cobiçada por um culto implacável que a observa do outro lado do mar, cinco humanos extraordinários são a espada e o escudo dos deuses.
Auraya é um deles.

O seu heroísmo salvou uma aldeia à beira da destruição. Agora, dez anos depois, eleita por cinco divindades, Auraya terá de testar os limites dos seus novos Dons e provar-se digna da honra e grave responsabilidade que lhe foram atribuídas. Um caminho recheado de ciladas e a amizade ilícita com um Tecedor de Sonhos ― membro de uma seita proscrita de curandeiros ― poderão pôr em risco o seu futuro, e, com ele, o destino de toda a Ithania do Norte.
Vindos do Sul, misteriosos feiticeiros negros lideram um exército de feras, homens e semideuses. À medida que os invasores se aproximam da fronteira, vencendo todas as barreiras naturais, Auraya e os seus companheiros trabalham incansavelmente para selar alianças e unir todos os povos do norte. O tempo, porém, escasseia…
Nas vésperas da maior batalha alguma vez travada na terra da Ithania, uma sacerdotisa terá de aprender a dominar a sua ira e travar um massacre que nem mesmo os deuses conseguiriam impedir.

Sobre a autora:
Trudi Canavan vive na encosta de uma colina, perto de uma floresta, em Melbourne, na Austrália. A sua primeira história foi publicada e ganhou o Aurealis Award para Melhor Conto de Fantasia, em 1999, e em 2009 tornou a ganhá-lo na categoria de Mlehor Romance Fantástico com The Magician's Apprentice. As suas obras são grandes êxitos de vendas no Reino Unido, na Austrália e nos EUA. A Sacerdotisa da Luz é o primeiro volume da trilogia A Idade dos Cinco.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Os Dias da Febre da Porto Editora estará amanhã nas livrarias

Os Dias da Febre, romance de estreia do historiador João Pedro Marques, está, a partir de amanhã, disponível nas livrarias.

Antes de chegar aos escaparates, a obra já conquistou adeptos especiais: Maria Filomena Mónica considera-o “um livro estimulante”; a historiadora Maria Fátima Bonifácio destaca o “enredo de uma notável originalidade e muitíssimo bem construído”.

Os Dias da Febre é uma viagem pelos sons, os cheiros, as cores, as gentes, as casas, os costumes – numa palavra, pela vida – da Lisboa de meados do século XIX. Apoiada por uma escrita sedutora, que se concilia facilmente com o rigor dos factos, a narrativa de João Pedro Marques distingue-se pela subtileza com que transporta o leitor para o quotidiano burguês do século representado, tornando Os Dias da Febre numa leitura, mais do que agradável, surpreendente.

A obra será apresentada pelo escritor Francisco José Viegas no próximo dia 24 de Março, quarta-feira, a partir das 18:30, na Sociedade de Geografia de Lisboa (Rua Portas de Santo Antão, n.º 100).

Planeta desvenda "Segredos de O Símbolo Perdido" a publicar no dia 25

Segredos de O Símbolo Perdido
Dan Burstein e Arne de Keijzer

Guia Não Autorizado dos Mistérios por trás da Sequela de O Código Da Vinci


O Símbolo Perdido pode ser uma leitura de praia, mas por baixo da areia encontramos um romance de ideias.

Dan Burstein

Se a polémica gerada por O Símbolo Perdido é porventura mais fascinante do que os talentos literários de Dan Brown, Segredos de O Símbolo Perdido oferece ao leitor interessado no debate de ideias a possibilidade de explorar as teorias irreverentes que presidem aos romances mais vendidos do autor. Dan Burstein e Arne de Keijzer levaram o debate a sério, reunindo um vasto grupo de historiadores, teólogos, cientistas, filósofos, peritos em simbologia, criptógrafos, historiadores de arte, especialistas em ocultismo e um vasto leque de escritores e pensadores que fornecem ao leitor de Dan Brown os instrumentos essenciais para decifrar O Símbolo Perdido – a chave para conhecer a realidade que se esconde por trás da ficção.

Dos autores de Secrets of the Code e Secrets of Angels and Demons, Segredos de O Símbolo Perdido é a continuação do trabalho de excelência de uma equipa de investigadores que alcançou os tops do New York Times, USA Today e Wall Street Journal, tendo sido divulgado em mais de 30 línguas. Segredos de O Símbolo Perdido é uma longa visita às muitas ideias polémicas exploradas em O Símbolo Perdido. A sequela de O Código Da Vinci, de Dan Brown, introduz os fãs num novo mundo de sociedades secretas, mistérios antigos, símbolos ocultos, ciência new age e religião. Dan Burstein e Arne de Keijzer distinguem o facto da ficção, exploram a relação multifacetada entre Religião e Ciência que tem dominado a obra de Dan Brown e convidam o leitor a aprofundar o tema da Maçonaria nesta sequela de O Código Da Vinci. Os autores apoiam-se na visão fascinante de autoridades mundiais: historiadores, especialistas em códigos, arte e símbolos, maçons, partidários da Noética, teólogos, filósofos e cientistas – em cujas obras o próprio Dan Brown se inspirou para desenvolver a misteriosa intriga de O Símbolo Perdido.

terça-feira, 16 de março de 2010

Novidades Saída de Emergência

Título: Tokyo Killer
Autor: Barry Eisler
Género: Thriller
Palavras-Chave: Assassino, Regras, Tokyo, Dinheiro, Paixão, Amor, Inimigos
Tradutor: Luís Coimbra
Páginas: 288
Tiragem: 3200
PVP: 17,96 €
Data de Lançamento: 26 de Março de 2010

John Rain é um assassino. O seu talento é matar. A sua especialidade: fazer com que pareça um acidente ou morte por causas naturais. Mas Rain tem as suas próprias regras e sabe que não as pode quebrar. Meio americano, meio japonês, ele é um mercenário treinado para fazer o trabalho sujo que os governos negam existir. Na frenética cidade de Tóquio, até uma carruagem de metropolitano em hora de ponta, está repleta de oportunidades para provocar a morte de uma vítima.
John Rain pode não ser um bom homem, mas é bom naquilo que faz. Confiante, discreto… ele é o melhor assassino que o dinheiro pode comprar. Até ao dia em que se apaixona pela sedutora filha de um homem que matou.
Todas as suas regras estão em causa. E o amor pode tornar-se o seu maior inimigo.

Sobre o autor:
Barry Eisler mora e trabalha na zona da baía de San Francisco. Depois de se licenciar na Cornell Law School em 1989, passou três anos a trabalhar para o governo dos E.U.A. Já viveu e trabalhou no Japão e viaja com frequencia a esse país, assim como a outros países asiáticos.
Os thrillers de Eisler já ganharam o prémio Barry Award e o Gumshoe Award para O Melhor Thriller do Ano, e foram incluídos em numerosas listas de “Best Of”, tendo sido traduzidos em aproximadamente vinte idiomas. O livro Rain Fall, da série do assassino John Rain, teve
também uma versão cinematográfica em 2009, conduzida pelas mãos do director Barrie Osborne, famoso por ter recebido um Oscar pela produção da trilogia Senhor dos Anéis.

Título: Blasfémia
Autor: Douglas Preston
Género: Thriller
Palavras-Chave: Conspiração, segredos, religião, tecnologia
Tradutor: Manuel Vieira
Páginas: 400
Tiragem: 3000
PVP: 18,85€
Data de Lançamento: 5 de Março de 2010

O maior supercolisionador do mundo, encerrado numa montanha no Arizona, foi construído para revelar os segredos do momento da criação: o próprio Big Bang. O Torus é a máquina mais cara jamais criada pela Humanidade, gerida pelo computador mais poderoso do mundo,uma invenção do cientista Nobel, North Hazelius.
Será o Torus capaz de divulgar os mistérios da criação do universo? Ou irá, de acordo com algumas previsões, sugar a Terra para um buraco negro? Poderá também ser uma tentativa satânica, como alguns televangelistas clamam, de desafiar o Deus Todo-Poderoso no próprio trono divino?
Sob a liderança de Hazelius, doze cientistas são enviados à montanha remota para ativar a máquina, e aquilo que descobrirem deverá ser mantido secreto a todo o custo. Wyman Ford, ex-monge e agente da CIA, tem a missão de descobrir o segredo, um segredo que irá destruir o mundo… ou salvá-lo. A contagem decrescente começou…

Sobre o autor:
Douglas Preston, que trabalhou durante vários anos no Museu Americano de História Natural em Nova York, é autor das aclamadas obras de não-ficção Dinosaurs in the Attic e Cities of Gold, e do romance Codex Maia, já publicado pela Saída de Emergência. Vive em Santa Fé, Novo México.

Novidades Presença para a segunda quinzena de Março

Título: Uma Palavra Tua
Autor: Elvira Lindo
Data 1ª Edição: 16/03/2010
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 192
PVP: 14,50€

Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 462

Sinopse: Galardoado com o Prémio Biblioteca Breve 2005, Uma Palavra Tua traz-nos as histórias de vida de Rosário e Milagros, duas mulheres desajustadas, dois percursos existenciais que se cruzam nas ilusões e realidades que dão forma ao medo de não merecerem ser felizes. Uma amizade feita de encontros e desencontros, de solidariedade e de influências mútuas entre duas varredoras de rua madrilenas, duas pessoas comuns, com vidas comuns que escondem uma natureza indomitável, grandiosa. Um romance arrebatador, irónico, que adquire a profundidade da nobreza humana de uma tragédia antiga no mundo contemporâneo.



Título: Obras de Florbela Espanca - Obra Poética Volume II
Autor: José Carlos Seabra Pereira
Data 1ª Edição: 16/03/2010
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 248
PVP: 12,90€

Colecção: Obras de Florbela Espanca
Nº na Colecção: 2

Sinopse: Este segundo volume das «Obras de Florbela Espanca» inclui a produção literária de Trocando Olhares, o grande caderno manuscrito que engloba 145 textos da produção poética (e três contos) de Florbela Espanca nos anos de 1915, 1916 e 1917, em parte publicada pela autora em periódicos e em parte inédita à data da sua morte; Reliquiae, um conjunto de 28 poemas, sensivelmente da época de Charneca em Flor, coligidos postumamente e publicados pela primeira vez em 1931; e alguns poemas esparsos.

Esta edição conta com um ensaio introdutório e notas histórico-literárias de José Carlos Seabra Pereira, eminente estudioso da poesia florbeliana.

Título: O Enigma de Einstein Enigmas, Paradoxos e Adivinhas para Desenvolver a Mente
Autor:
Jeremy Stangroom

Data 1ª Edição: 16/03/2010
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 144
PVP: 12,30€

Colecção: Diversos
Nº na Colecção: 85

Sinopse: Há mais de dois milénios que diversos enigmas têm vindo a desafiar o nosso raciocínio e a percepção que temos da realidade e de nós próprios. Reunidos neste livro encontram-se 50 enigmas, adivinhas e paradoxos que divertiram e desconcertaram algumas das mentes mais brilhantes da história. Resolvê-los constituirá uma experiência estimulante e criativa que lhe permitirá desenvolver as suas capacidades e conhecer melhor a forma como se relaciona com o mundo. Um livro para todos aqueles com curiosidade em explorar os meandros da lógica e da linguagem e que o deixará rendido do princípio ao fim.


Título: Juntos ao Luar
Autor: Nicholas Sparks
Relançamento
Data 1ª Edição: 07/11/2006
Nº de Edição: 16ª
Nº de Páginas: 268
PVP: 18€

Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 335

Sinopse: Quando pela primeira vez contemplam juntos a noite de lua cheia, John e Savannah sentem a força inequívoca de um amor nascente invadir-lhes os corações jovens e expectantes. Mas a realidade não tarda a impor-se, precipitando uma vaga de acontecimentos que os coloca perante encruzilhadas de vida brutais. As longas separações e o peso quase insuportável da saudade impelem Savannah a tomar uma decisão difícil que irá mudar os seus destinos para sempre… No entanto, será a John que caberá a mais amarga de todas as decisões, aquela que ditará os seus futuros de uma forma irrevogável. Mas por mais dolorosa que seja, a escolha certa torna-se sempre nítida quando sabemos o que significa amar verdadeiramente alguém… Um romance soberbo, que nos traz Nicholas Sparks no seu melhor.


Título: Ascensão de Arcana Tomo 2 - Trilogia Nocturnus
Autor: Rafael Loureiro
Data 1ª Edição: 16/03/2010
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 184
PVP: 13€

Colecção: Via Láctea
Nº na Colecção: 83

Sinopse:
Neste segundo volume da Trilogia Nocturnus entramos uma vez mais num universo intenso de romance, aventura e emoções fortes. Passaram-se quase seis anos desde a derrota do tirano Alexandre Phoenix. Arcana floresce agora sob a regência de Janus MoonHunter. Mas, no seu íntimo, Daimon ouve ainda o sussurro que lhe segreda que algo está errado. Um terrível acontecimento abate-se sobre os vampiros de Arcana: a Lei do Silêncio é quebrada! A Daimon, Janus, Andrew, Lilia, Pandora e Ascelli juntam-se agora três outros vampiros, enviados a Arcana para ajudar a encontrar e punir aqueles que desafiaram quebrar a Lei. Mas também estes forasteiros guardam segredos, e Daimon desconfia que o culpado poderá estar mesmo a seu lado…

Título: A Primeira Chave
Autor: Pierdomenico Baccalario
Data 1ª Edição: 16/03/2010
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 340
PVP: 10,90€

Colecção: Ulysses Moore
Nº na Colecção: 6

Sinopse: Este é o sexto livro de Ulysses Moore. Afinal ele está vivo, sempre esteve, ali na Vivenda Argos, à vista de todos... ou quase! Os gémeos andaram perdidos em plena Idade Média, juntamente com Olívia Newton e Manfred, o seu homem de mão. Todos andam em busca da Primeira Chave, a única capaz de abrir qualquer Porta do tempo. Agora chegou a hora da verdade.


Título: A Porta no Muro
Autor: H. G. Wells
Data 1ª Edição: 16/03/2010
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 160
PVP: 15€

Colecção: A Biblioteca de Babel
Nº na Colecção: 13

Sinopse: Wells defendia que uma narrativa fantástica deveria abordar apenas um facto fantástico, opinião que corresponde a uma época de incredulidade, que não acolheria facilmente o maravilhoso. Os contos que escolhemos obedecem a esta prudente norma. A Porta no Muro, que decorre em Londres, expõe uma tonalidade alegórica que não é habitual associar ao nome de Wells. O Caso Plattner, como A Máquina do Tempo, explora as possibilidades inquietantes oferecidas pela hipótese da existência de uma quarta dimensão. Uma bela variante do tema do duplo A História do Falecido Mr. Elvesham. Encontramos dois elementos muito distintos em O Ovo de Cristal: a triste condição do protagonista e um imprevisível desenvolvimento que abarca o universo. A Loja Mágica é um sonho que se transforma em pesadelo e que volta ao estado de vigília para tranquilizar o leitor.

Jorge Luis Borges


Título: O Código do Dragão 2ª Parte
Autor: Tea Stilton
Data 1ª Edição: 16/03/2010
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 128
PVP: 8€

Colecção: As Aventuras das Tea Sisters
Nº na Colecção: 2

Sinopse: Desportiva, atrevida e fascinante, Tea Stilton é a enviada especial do Diário dos Roedores, o famoso jornal dirigido pelo seu irmão, Geronimo Stilton. Os livros da Tea falam da amizade e das aventuras de um grupo de cinco novíssimas investigadoras, as Tea Sisters. Nesta primeira aventura, elas terão de resolver um mistério no antigo College de Topford. O que escondem os subterrâneos desta prestigiosíssima instituição? E quem terá raptado Hans Ratelo? Segue as pistas e diverte-te com elas!

Título: Miúdas à Beira de um Ataque de Nervos
Autor: Jacqueline Wilson
Relançamento
Data 1ª Edição: 22/08/2000
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 176
PVP: 7€

Colecção: O Clube das Amigas
Nº na Colecção: 23

Sinopse: Lembram-se de Ellie, Magda e Nadine, as três personagens do já publicado «Miúdas Apaixonadas»? Pois bem: elas estão de volta. Nadine e Magda continuam a ser super atraentes, altas e magras e Ellie continua a ter os mesmos problemas de então: quando se olhava ao espelho apenas via protuberâncias nos sítios mais inconvenientes, e como se isto não fosse suficiente, a sua madrasta era uma autêntica Claudia Schiffer. Ellie não se sente muito feliz por ser como é. Mas tudo piora quando Nadine decide participar num concurso de modelos para a revista Spicy. O abismo que separava Ellie das suas espectaculares amigas já era grande, então agora... A decisão tem de ser tomada! Ellie decide fazer uma dieta séria e rigorosa, mas no meio de todas as pressões que sofre, quase fica bulímica. Após inúmeras peripécias as três amigas acabam por descobrir que a obsessão com a aparência não está a fazer delas adolescentes felizes, o que as faz ficarem à beirinha de um ataque de nervos em grupo! Mas a amizade que as une é mais forte do que parece à primeira vista e vai ajudá-las a ultrapassar todos estes fatídicos problemas. Mais um divertido título para juntar à linguisticamente descomplexada colecção de «O Clube das Amigas».

Título: A Cidade dos Ratos
Autor: Emily Rodda
Data 1ª Edição: 16/03/2010
Nº de Edição:
Nº de Páginas: 160
PVP: 8,60€

Colecção: A Saga de Deltora
Nº na Colecção: 3

Sinopse: Lief, Barda e Jasmim têm a missão de encontrar as sete pedras preciosas perdidas do Cinto Mágico de Deltora. Nas Florestas do Silêncio apoderaram-se do topázio dourado e no Lago das Lágrimas conquistaram o grande rubi. Ambas as gemas já manifestaram possuir misteriosos poderes, que os revigoraram e encorajaram a continuar a sua demanda. Mas nem com o auxílio das pedras os três amigos poderão prever aquilo que os aguarda na lendária Cidade dos Ratos.

Os Dias da Febre de João Pedro Marques vai ser apresentado no próximo dia 24

O escritor Francisco José Viegas apresentará, no próximo dia 24, quarta-feira, na Sociedade de Geografia de Lisboa, a partir das 18h30, o romance de estreia de João Pedro Marques, Os Dias da Febre.

A obra, nas livrarias a partir da próxima quinta-feira, é uma viagem pelos sons, os cheiros, as cores, as gentes, as casas, os costumes – numa palavra, pela vida – da Lisboa de meados do século XIX.

Investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e com um trabalho académico reconhecido internacionalmente, João Pedro Marques inicia-se na literatura de ficção com um livro surpreendente que já conquistou leitores exigentes: Maria Filomena Mónica considera-o “um livro estimulante” e a historiadora Maria de Fátima Bonifácio destaca o “enredo de uma notável originalidade e muitíssimo bem construído”. Desde já disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, enviamos, em anexo, a nota de imprensa que detalha o livro e o convite em formato digital para a sessão de apresentação do próximo dia 24 de Março.

Lançamento de "Assim é que é falar", 18 Março, Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Assim é que é Falar! de Maria Regina de Matos Rocha, Maria João Casanova de Matos e Sandra Duarte Tavares, vai ser apresentado por Carlos Reis (autor do prefácio). O dia para o evento será na próxima quinta-feira, 18 de Março, pelas 18h30, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

Assim é que é Falar! é uma obra que reúne 201 perguntas, respostas e regras sobre o português escrito e falado. Nela formulam-se perguntas que traduzem algumas das dúvidas mais frequentes da língua portuguesa. Como se pronunciam certas palavras, qual a adaptação correcta dos estrangeirismos, como se formam femininos e plurais, conjugações verbais irregulares, construções sintácticas e pontuações. Para cada pergunta, há uma resposta, elaborada por especialistas, exposta de forma clara, simples e inesquecível, acompanhada da regra e de exemplos.

Precisaremos seguramente deste ASSIM É QUE É FALAR! se pensarmos que bem falar e bem escrever são provas de respeito pelo nosso património e de afirmação de bom gosto. E assim trataremos a língua como quem faz a sua higiene pessoal ou se preocupa em vestir com elegância, mesmo que discreta. Sim, porque a língua também é gente.
Prof. Doutor Carlos Reis in Prefácio.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Porto Editora publica "Galileu, Inovador" a 18 de Março

A Porto Editora publica o livro que conta a vida de um dos mais importantes intervenientes na chamada revolução científica.
Galileu foi um dos maiores actores de mudança que a História concebeu. No entanto, a quase totalidade da sua vida e da sua obra é desconhecida do grande público.

A Porto Editora faz chegar às livrarias no próximo dia 18 de Março um completo documento do inventor de telescópio que, um dia, condenado a recusar a sua teoria de que a terra se movia em torno do sol, murmurou “Eppur si muove” (No entanto, move-se).

Dotada de uma linguagem acessível aos leitores comuns (não-cientistas), nesta biografia simultaneamente cativante e rigorosa, Michael Sharratt analisa o talento, a imaginação, a teimosia, a clareza, a combatividade e a subtileza de Galileu Galilei. Acompanhar a carreira do mestre, à medida que ele explora oportunidades inesperadas de destronar as formas estabelecidas de entender a Natureza, é perceber uma etapa crucial da revolução científica.
Galileu abriu novos caminhos para o recém-inventado telescópio, descodificou a linguagem matemática da Natureza e foi um brilhante divulgador da Ciência. Mesmo a sua relutante incursão pela Teologia foi, finalmente, reconhecida, generosa e oficialmente, através da reabilitação da Igreja da mais famosa vítima da Inquisição, integralmente analisada no último capítulo.
Este livro apresenta fielmente os contributos duradouros de Galileu, incluindo os seus erros. Não se trata aqui da história de um mito, mas da biografia de um inovador – um dos maiores que alguma vez conhecemos.
O autor deste documento, Michal Sharratt, é um padre católico, professor de Filosofia no Ushaw College, em Durham, Inglaterra.

Colecção História e Filosofia da Ciência
A colecção História e Filosofia da Ciência põe à disposição do leitor português obras de história e filosofia da ciência da autoria de reputados especialistas internacionais; obras que aliam à modernidade do tratamento uma reconhecida consagração pela comunidade de estudiosos.
A coordenação global desta colecção é da responsabilidade de Ana Simões (Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa) e de Henrique Leitão (Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa).

Livros especiais para pais únicos

A propósito do Dia do Pai, que se assinala no próximo dia 19 de Março, a Porto Editora lançou a campanha Livros Especiais para pais únicos.

Esta campanha propõe vários títulos do catálogo da Porto Editora, incluindo a Sextante Editora, organizados por temas em que a admiração e o bom-humor estão de braço dado.

Devidamente identificados nos escaparates das principais livrarias, os 27 livros são os seguintes:


Pai Fantástico

O Braço Esquerdo de Deus
(Um dos maiores sucessos editoriais do início de 2010, o livro de Paul Hoffman tem como cenário o Santuário dos Redentores, um local vasto e isolado, sem alegria ou esperança.)
A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao
(Vencedor do Pulitzer Prize para ficção em 2008, o livro que relata a vida do grande e gordo dominicano Oscar Wao é consensualmente aclamado como um dos melhores livros do ano.)
A Arte de matar Dragões
(A Arte de Matar Dragões foi galardoado com o Prémio Felipe Trigo de Novela, revelando o seu autor, Ignacio del Valle, como uma das vozes mais originais e marcantes da narrativa espanhola recente.)

Pai Divino
A Cabana
(Com mais de 60 mil exemplares vendidos em Portugal, A Cabana, de Wm. Paul Young, conta a história de uma conversa com Deus que mudará a sua vida para sempre.)
A Porta dos Infernos
(O livro mais recente de Laurent Gaudé – Prémio Goncourt em 2004 – é um romance admirável sobre um dos mitos mais poderosos da história da humanidade.)
A Escriba
(Combinando o rigor histórico com uma prosa de ritmo trepidante, este romance de Antonio Garrido conduz o leitor por cidades, claustros e abadias medievais, num thriller apaixonante inspirado em factos reais.)

Pai Histórico

O Exército Perdido
(O livro de Valerio Massimo Manfredi narra a épica aventura dos Dez Mil e, simultaneamente, a história de um amor incondicional que nunca vacilou diante das maiores adversidades.)
D. Sebastião e o Vidente
(Este romance fascinante foi construído a partir de uma rigorosa investigação de fontes históricas documentais - portuguesas, espanholas, italianas, francesas e holandesas - e condimentado pela exuberante imaginação de Deana Barroqueiro.)
A Escrava de Córdova
(Neste livro, Alberto S. Santos dá-nos ainda a conhecer o ângulo mais brilhante, mas também o mais duro e cruel, da civilização muçulmana do al-Andalus.)
O Navegador da Passagem
(A autora, Deana Barroqueiro, venceu o Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri.)
A Sombra da Águia
(Ao mesmo tempo divertido e trágico, A Sombra da Águia revela-nos uma visão mordaz e descarnada da guerra e da condição humana. Uma pequena pérola com a assinatura do mais importante escritor espanhol da actualidade.)

Pai Revolucionário

A Sombra do que Fomos
(Prémio Primavera de Romance 2009, A Sombra do que Fomos, de Luis Sepúlveda, é um virtuoso exercício literário posto ao serviço de uma história carregada de memórias do exílio, de sonhos desfeitos e de ideais destruídos.)
Cinco de Outubro
(O livro acompanha os percursos dos principais protagonistas da época - D. Manuel II, Teixeira de Sousa, Afonso Costa, Machado Santos -, que se cruzam com personagens ficcionados, numa narrativa de intensidade crescente que culmina nos dias da revolução republicana.)

Pai Totó

Windows 7 para Totós
Técnicas de Vendas para Totós
Gestão para Totós
Internet para Totós
Marketing das PME’s para Totós
PC sem Problemas para Totós
Fotografia Digital para Totós
Entrevistas de Emprego para Totós
Microsoft Office 2007 para Totós
Criar Websites para Totós
Inglês para Totós
Espanhol para Totós
Matemática para Totós
História de Portugal para Totós

Porto Editora: começa hoje o "Mês dos Totós"

Começa hoje o “Mês dos Totós”, consagrado à colecção em que a Porto Editora vem apostando desde 2004. Durante um mês, os livros vão estar em promoção (“leve 3, pague 2”) nos principais pontos de venda do país.
A iniciativa acontece por altura do lançamento de dois novos títulos “Para Totós”: Windows 7 Para Totós e Matemática Para Totós.
Se a aposta em títulos ligados à informática já vinha sendo habitual na colecção portuguesa (Internet Para Totós, PC sem problemas Para Totós, Microsoft Office Para Totós…), um título como Matemática para Totós mostra-se uma aposta arrojada, numa matéria em que é tradicional dizer-se que os portugueses têm dificuldades. Deste livro, espera-se um impacto forte, à semelhança do que teve Gestão para Totós, lançado em 2004 e já várias vezes reeditado.
Os volumes desta colecção caracterizam-se por um método de aprendizagem simples e divertido,
bem como pelo carácter essencialmente prático, que não poupa no que toca a dar dicas e referências úteis.
Desde 1991, já se publicaram, em todo o mundo, mais de 1600 títulos e imprimiram-se mais de 200 milhões de livros. Estes números fazem da colecção “For Dummies” a mais reconhecida e reputada série de referência à escala mundial.
A colecção “Para Totós”, da Porto Editora, conta já com 14 títulos, em áreas distintas do saber,
como a informática e a tecnologia, os negócios, as línguas (em 2009, foram publicados Inglês Para
Totós e Espanhol Para Totós) e agora até a Matemática.

Título: Windows 7 Para Totós
Autor: Andy Rathbone
N.º de Págs.: 528
PVP: 22,20 €









Título: Matemática Para Totós
Autores: Mark Zegarelli e Charles Seiter
N.º de Págs.: 400
PVP: 22,20 €

domingo, 14 de março de 2010

Testemunho - Anita Shreve [Opinião]

-->
Título: Testemunho
Autor: Anita Shreve
N.º Págs.: 288
P.V.P.: 18,80€

Sinopse:
Testemunho desenrola-se em torno do mistério de uma cassete de vídeo com imagens incriminatórias que cai nas mãos do director de uma conceituada escola, prenunciando uma catástrofe de proporções que ninguém será capaz de prever.
Mais chocante do que os actos sexuais nela gravados é o facto de terem sido protagonizados por três rapazes, com idades compreendidas entre os dezoito e os dezanove anos, e uma rapariga de apenas catorze.
Qual caixa de Pandora, a gravação desencadeia uma tempestade de vergonha e recriminação que se abate sobre a pequena comunidade, revelando uma intrincada teia de segredos e mentiras. Homens e mulheres, adolescentes e adultos envolvidos no escândalo tentam decifrar os acontecimentos daquela noite e os seus efeitos. Mike Bordwin, o director, quer a todo o custo conter o escândalo e salvaguardar a reputação da escola; Silas Quinney, um popular aluno, sofre as consequências dos seus actos, enquanto Anna, a mãe, enfrenta as suas próprias faltas; e Sienna, uma jovem enigmática e perturbada, não olha a meios para esconder o seu passado.
As imagens reveladas suscitam mais perguntas do que respostas. Como foi possível tal comportamento no seio de um ambiente tão selecto? Quem é culpado e quem é inocente? Podem as consequências de um acto imprudente ser travadas ou o futuro de todos os envolvidos será irremediavelmente destruído? À medida que o coro de vozes se levanta, revela-se a surpreendente verdade sobre os acontecimentos daquela noite, e as vidas de todos os envolvidos serão transformadas para sempre.

A minha opinião:
Anita Shreve já me tinha surpreendido com Tudo o que Ele Sempre Quis, mas ao ler Testemunho fiquei mesmo fã da escrita da autora norte-americana. Como o próprio nome indica, Testemunho relata a estória de um caso de um alegado abuso sexual de menores, na boca de cada um dos intervenientes assim como da própria comunidade de Averey, pais, amigos, namorada, director da escola, funcionários. Quando Mike, director da Academia de Avery recebe uma cassete de vídeo nunca suspeita o que se irá passar quando visionar a gravação. Apesar de ter tentado impedir que este acontecimento não venha a público, no dia seguinte, sem se saber como, algumas imagens contidas na cassete de vídeo vão parar à Internet. A partir daí tudo mudará na vida de várias pessoas e na pequena localidade onde está situada a escola. Vai destruir três casamentos, desacreditar a escola, destruir três juventudes e causar uma morte. Depois de uma noite de bebedeira, Rob, James e Silas são supostamente seduzidos por Sienna uma caloira da Academia e acabam por participar numa orgia, orgia esta que é filmada por um quarto colega de basquetebol que só no fim da estória é revelado. Tudo não passaria de um caso de sexo se Sienna não fosse uma menor de 14 anos e os três rapazes maiores de idade. O álcool, problemas pessoais e o agir por impulso, próprio da juventude, vai fazer com que essa noite destrua a vida de todos os envolvidos. Segundo a lei vigente no Estado de Vermont, muito diferente da lei portuguesa, apenas o facto de terem sido três rapazes e uma rapariga já indicia coerção. Mesmo que os rapazes digam que a rapariga consentiu, tendo sido ela a seduzi-los, eles tornam-se na mesma culpados de um crime, isto porque os rapazes, segundo a lei, já tinham idade para saber dizer não e tinham obrigação de o fazer. Por isso mesmo foram detidos e acusados de abuso sexual. Sienna mostra-se uma rapariga que precisa de chamar a atenção, talvez devido à falta de carinho e cuidados por parte dos pais, que se mostram bastante ausentes na sua vida. É uma rapariga rebelde que sente necessidade de ser apreciada e desejada por rapazes, especialmente rapazes mais velhos. Tudo isto é notório tanto nas revelações díspares dela, assim como da sua companheira de quarto. Rob e Silas são rapazes normais, vindo de famílias normais, bons alunos e bons atletas. J. Dot ou James é um excelente atleta, mas mais rebelde. No entanto, nada levava a crer se iriam ‘meter’ numa confusão tão grande. Testemunho mostra, de uma forma bastante original, o que um acontecimento feito sem pensar pode mudar radicalmente o rumo da estória de cada um dos intervenientes.