quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 | By: Maria Manuel Magalhaes

Memórias do Futuro - Narrativa de uma Família - Daniel Sampaio [Opinião]


Título: Memórias do futuro - Narrativa de uma família
Autor: Daniel Sampaio
Editora: Caminho
N.º de Páginas: 176
PVP: 15€

Sinopse:
Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade - o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.


A minha opinião:
Mais uma vez Daniel Sampaio escreve um livro surpreendente onde as relações humanas estão mais que presentes. Desta feita, o conhecido pesiquiatra escreveu um romance, colocando como personagem principal um avô, a viver no ano 2028, quando é convidado para a festa de “casamento” do seu neto, Afonso. É esta festa de casamento que faz com que este avô, com quase 80 anos, vivencie toda a sua vida, vida essa recheada de emoções, onde não falta uma traição, o salazarismo, a problemática da escola e do início das aulas de educação sexual.
Repartido pelas várias etapas de vida deste avô, o leitor vai percorrendo e muitas vezes se identificando com a vida de uma qualquer personagem, quer seja a principal, quer não. Com quase oitenta anos, o avô tem a consciência de que está no final da sua vida. No entanto, a relação com o seu neto continua próxima como era quando este era pequeno. A importância dos avôs na vida dos netos é aqui realçada por Daniel Sampaio.
Aos 60 anos, este avô continua a dar ênfase à sua relação com o neto Afonso, a quem acompanha na escola, sendo parte fundamental da sua educação. Nesta altura, e uma vez que este avô está na idade da reforma, recorda a sua relação com a escola, como professor de História, a sua admiração pela colega Luísa, a quem acha uma professora exemplar, e os problemas de uma escola e da adolescência numa época em que se começa a falar de educação sexual. É clara a crítica à escola, ao ensino, quando o narrador salienta o facto de os alunos terem mudado ao longo dos últimos 50 anos, e a escola continuar na mesma. Salienta a importância da uma escola inclusiva, com métodos de ensino completamente diferentes, mais apelativos, onde os alunos tenham papel de destaque.
Aos 40 anos, revive a sua relação com a esposa, Mariana. Relação conturbada, que viveu altos e baixos, rodeada de traições. É aqui que o próprio Daniel Sampaio aparece como personagem deste romance, mas uma personagem verdadeira, quando o casal precisa de aconselhamento.
O livro termina quando avô tem 20 anos e recorda os tempos conturbados do salazarismo, das convicções políticas no seio estudantil, na educação que teve dos seus pais.
Daniel Sampaio consegue, e a meu ver muito bem, prender o leitor ao romance, não deixando de falar daquilo que lhe é recorrente: as relações humanas. Penso ainda que ao longo de todo o livro, o próprio autor, numa ou outra passagem, se identificou muito com a personagem principal, até porque este viveu na mesma época que o próprio autor. É ainda possível ver passagens autobiográficas nos relatos que aparecem em itálico ao longo de todo o livro.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 | By: Maria Manuel Magalhaes

Coração em segunda mão - Catherine Ryan Hyde [Opinião]


Título: Coração em Segunda Mão
Autora: Catherine Ryan Hyde
Colecção: Contemporânea
Preço: 22.50 €
Pp.: 248

Deram-lhe uma nova vida.
Mas saberá ela vivê-la?

Uma rapariga. Vida tem 19 anos, está doente e pode morrer a qualquer momento. Uma nova esperança, um coração alheio, fá-la compreender que só pode viver se outra pessoa morrer.
Um homem. Richard perdeu a sua esposa num acidente. A dor e o sofrimento levam-no a querer conhecer a rapariga que recebeu o coração da sua mulher.
Um coração. No hospital, Vida conhece Richard e apaixona-se por ele. Pode um coração em segunda-mão unir duas pessoas?
A minha opinião:
Um livro tocante, a estória de uma jovem de 20 anos a quem finalmente é dada esperança. Desde o nascimento que Vida, assim lhe chamou a mãe, espera por um coração compatível já que o seu não funciona normalmente. Por isso mesmo, sempre teve uma vida limitada, sem praticamente poder ir para a escola, vivendo a maior parte do seu tempo em reclusão. Vida sente-se presa ao seu destino e a uma mãe protectora em demasia, mas faz uma amiga, a sua melhor amiga: Esther, uma judia alemã, que sobreviveu ao holocausto, cuja vida também não foi fácil. De trato difícil, mas por quem Vida sente carinho, Esther é uma mulher de poucas emoções, mas que carrega consigo um amuleto, desde o campo de concentração onde esteve e onde viu morrer a sua família: uma pedra que foi alisando ao longo do tempo e que agora passa de dono. Esther dá a pedra a Vida e pede-lhe que faça o mesmo, que a alise constantemente e Vida assim o faz. O amuleto carrega assim a Vida das suas guardiãs.
Quando finalmente recebe um coração, a sua vida muda completamente. Isto porque o coração carrega o peso da estória de vida de uma outra pessoa, uma outra mulher. Mulher essa amada por um homem, agora solitário, Richard, e por quem Vida se apaixona.
Mas Esther deu ainda a Vida, quando esta estava hospitalizada para receber o transplante de coração, um livro em branco, uma espécie de diário, onde Vida começaria a relatar as coisas mais importantes da sua vida.
E esse livro em branco é a génese de Coração em segunda mão porque é como se o leitor estivesse, ele próprio, a ler as confidências da protagonista, pelas mãos da mesma. Temos assim o ponto de vista da Vida e também do de Richard, que perante o diário de Vida decide também criar um diário só seu onde também ele relata a sua vida a partir da trágica morte da sua mulher.
Excerto:
“Não damos de caras com o amor, temos de lutar para lhe ver a cara. Implica esforço. Por isso é que acredito que não podemos amar alguém que não conhecemos. Porque amar é conhecer alguém.”

Resultado do passatempo "D. Dinis A quem chamaram O Lavrador

Obrigada a todos que participaram no passatempo "D. Dinis A Quem Chamaram O Lavrador" realizado entre o Marcador de Livros e a autora Cristina Torrão, num total de 232 participações.

A feliz contemplada com um exemplar autografado do livro foi:
48 - Ana Rita Ribeiro (Estoril)


Além de o seu nome figurar no blogue, a contemplada foi ainda avisada através de email.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010 | By: Maria Manuel Magalhaes
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 | By: Maria Manuel Magalhaes

Momento de Poesia na CE Latina no Porto

Lançamentos Bertrand para Janeiro

Vencedor do prémio Campiello 2010, o prémio literário mais importante em Itália
É uma das vozes mais originais e mais fortes da literatura italiana contemporânea, sendo também uma das mais internacionais, publicada em mais de 30 países
O filme de Vir ao Mundo, que está a ser realizado por Sergio Castellitto (marido da autora), será protagonizado por Penélope Cruz.
O seu livro anterior, de há 6 anos, Não te Movas (Dom Quixote) vendeu mais de 1.500.000 exemplares só em Itália e ganhou o prémio Strega. O filme, também realizado por Sergio Castellitto, e com Penélope Cruz no papel principal, foi um êxito internacional e conquistou diversos prémios em vários festivais.
Sinopse:
Uma manhã, Gemma deixa para trás a sua vida de todos os dias e entra num avião com o filho de dezasseis anos, Pietro. Destino: Sarajevo, uma cidade entre o Ocidente e o Oriente, ainda cicatrizada pelas feridas de um passado recente. À sua espera no aeroporto está Gojko, um poeta bósnio que em tempos apresentou Gemma ao amor da sua vida, Diego, um fotógrafo que captava cenas de beleza estonteante nos reflexos de poças de água.
Esta é a história desse amor, inserida num quadro contemporâneo e devastador do mundo em guerra e em paz. Mas é também a história da maternidade procurada, perdida e finalmente encontrada, um conto misterioso que desafia a ciência e a biologia.

O Enigma - Alison Croggon
Maerad é uma rapariga com um passado trágico e amargo, mas os seus poderes crescem a cada dia que passa. Juntamente com Cadvan, o seu mentor, e perseguidos tanto pela Luz como pelas Trevas, partem em busca do Enigma da Canção da Árvore – a chave que restaurará a paz ao reino em ruínas.
A missão épica de Maerad continua à medida que ela viaja desde mares aterradores até glaciares vastos e selvagens, mais e mais impelida na direcção do seu maior inimigo, o Rei do Inverno – o mais poderoso e tirano aliado do Sem Nome.


PAR – Paixão, Amor, Romance
António Murteira da Silva e Rui Costa
Livro reversível onde 80 figuras da nossa sociedade sugerem-lhe músicas românticas, receitas para jantares especiais a dois e escapadinhas únicas em Portugal, todas elas seguindo o mote dado por uma história romântica.
Um livro ideal para oferecer a quem ama, seja a sua cara metade, amigos ou família, seja em qualquer altura do ano.

Sem esquecer que no PAR – Paixão, Amor e Romance encontrará ainda vouchers com descontos em vários locais para poder mimar ainda mais aquela pessoa que lhe é tão especial.
A juntar a tudo isto, o livro tem uma forte componente de
solidariedade social, pois os lucros revertem a favor das
associações APAV e Raríssimas.



Rapina - Graham Hurley
«Um autor extraordinário.» Daily Telegraph
Para o Inspector Joe Faraday, o funeral de uma jovem colega, morta num acidente de automóvel, é um final amargo para mais uma semana difícil. Contudo, não existe tempo para mágoas na Investigação Criminal. Um ginecologista difamado desapareceu e as suas pacientes mutiladas formam uma lista infernal de suspeitas de homicídio. Trata-se de uma carga de trabalho impossível e, como se isso não bastasse, os políticos e os superiores
hierárquicos de Faraday conspiram para lhe dificultar ainda mais a vida…