sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 | By: Maria Manuel Magalhaes

Noite sobre as águas - Ken Follett [Opinião]

Título: Noite sobre as águas
Autor: Ken Follett
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 528
Editor: Bertrand Editora
Colecção: Grandes Romances

PVP: 16.95€

Em 1939, com a guerra a acabar de ser declarada, um grupo de pessoas privilegiadas embarca no mais luxuoso avião de sempre, o Pan American Clipper, com destino a Nova Iorque: um aristocrata britânico, um cientista alemão, um assassino e a sua escolta, uma jovem em fuga do marido e um ladrão encantador, mas sem escrúpulos. Durante trinta horas, não há escapatória possível desse palácio voador. Sobre o Atlântico, a tensão vai crescendo até finalmente explodir num clímax dramático e perigoso.

A minha opinião:
Mais um romance fantástico de Ken Follett. Quanto mais leio deste autor, mais fico rendida aos seus livros. Desta vez, e ainda sobre um clima de guerra, Follett leva-nos a sobrevoar o atlântico nas asas de um Boeing 314, um luxuoso hidroavião, que faria a viagem entre Inglaterra e os Estados Unidos e a quem as pessoas com grandes possibilidades era permitido viajar.
No entanto, ter dinheiro não significa ter escrúpulos e no mesmo local vão estar reunidos, durante 29 horas, pessoas de várias estirpes, desde a família Oxenford, cujo patriarca é um acérrimo fascista e seguidor de Hitler, que acaba de declarar a Segunda Guerra Mundial. Com a entrada da Inglaterra na guerra contra a Alemanha, a família Oxenford decide partir para a América até ao fim da mesma. Por isso mesmo, reservam passagens no Clipper da Pan American.
Percy, o irmão mais novo, ficou contente por viajar novamente de avião. Já Margaret, uma rapariga um tanto ao quanto revolucionária, que é contrária às ideias do pai e que deseja por tudo alistar-se na guerra contra os alemães.

Tom Luther, um gangster.
Harry Marks é jovem ladrão de jóias que depois de descoberto, e de quase ter sido presdo, aproveita ter saído da prisão sob fiança e com o dinheiro que tinha juntado dos roubos que havia feito ao longo dos tempos, decide partir no luxuoso voo rumo à terra das oportunidades.

Nancy Lenchan é uma empresária de calçado a quem o irmão deseja passar a perna ao tentar vender a fábrica sem o seu consentimento.
Diana e Mark são dois recentes amantes que se conheceram há pouco tempo e que decidem partir para a América.
Lulu Bell, uma famosa actriz; Carl Hartmmann um famoso cientista judeu, entre muitos outros. Toda esta miscelânea de raças, credos, e "profissões" vai criar conflitos, conversas e acesas discussões que tornarão a viagem cada vez mais interessante.
Ken Follet tem o condão de criar famílias recheadas de mistérios, com mulheres fortes para uma época ainda dominada pelos homens, em que a emancipação da mulher se começa a tornar evidente, mas que ainda está a dar os primeiros passos.

Impressionante é o relato verídico do Boeing 314 Clipper, um hidroavião luxuoso, não existindo hoje em dia qualquer exemplar dos 12 que foram construídos. Um destes transportou o presidente Roosevelt à Conferência de Casablanca em Janeiro de 1943 e um outro sofreu um acidente em Lisboa do qual resultariam 29 vítimas.
Imagem tirada da wikipedia

Eram servidas autênticos repastos como se de um hotel se tratasse as pessoas tinham casas de banho com toucadores para se poderem pentear à vontade, locais para poderem dormir descansados, como beliches e existia, inclusive, uma suite nupcial.

10 marcadores:

Clube Dos Livros disse...

Não lhe resisto, depois da tua opinião e o que dizes :-/
Agora ao ir pra faculdade vou já passar na livraria e comprar :p

Maria Manuel disse...

Não te vais arrepender Paulo. É mesmo fantástico este autor. 5 estrelas.

Clube Dos Livros disse...

comprei já lol

trouxe estes:
_ A Chave Para Rebecca
_ Noite Sobre as Águas
_ O Vale dos Cinco Leões
_ O Homem de Sampetersburgo

falta estes dele agora:
_ A Ameaça
_ Nome de Código Leoparda
_ Voo Final

Maria Manuel disse...

Também quero... :)
Vou aproveitar a tua lista para ir pondo um visto à medida que os for comprando. Dos que compraste para além de Noite sobre as águas, apenas tenho O Homem de Sampetersburgo, que será uma das minhas próximas leituras. Como só conheci a escrita do autor há pouco tempo ainda não me tinha apaixonado por ele. gora já sei onde vou gastar o meu dinheirinho nos tempos mais próximos.

cris disse...

Maria Manuel, sei que não te importas mas é só para te dizer que vou colocar um link deste teu comentario no meu blog.Boas leituras!
http://otempoentreosmeuslivros,blogspot.com

Maria Manuel disse...

Estás à vontade Cris ;) Até agradeço a publicidade.

Beijinhos

Sara disse...

De blog em blog aqui vim parar!!!

É sem dúvida um livro fantástico com um enredo que me prendeu do início até ao fim.

Um autor de referência para mim nos dias que correm.

Parabéns pelo blog!!! Gostei muito!!!

Maria Manuel disse...

É, sem dúvida, um excelente autor.
Obrigada Sara pelas suas palavras.
Beijinhos,
MM's

CVD disse...

Boa tarde,

Estou a ler também o "night over water" e a adorar.
É claro que me pus a pesquisar os clippers na net e vim aqui parar.
O livro transporta-nos para este cenário mágico que é o grande e luxuoso hidroavião e apetece ver fotos reais para nos sentir-mos ainda mais a bordo.

Li também o vale dos 5 leões e o inevitável pilares da terra, entre outros.

Maria Manuel disse...

Depois de começar a ler Ken Follett não queremos mais parar. Também ainda tenho vários para ler do autor, entre os quais o Vale dos cinco leões :)