segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Vizinho - Lisa Gardner [Opinião]


Título: O Vizinho
Autora: Lisa Gardner
Colecção: Crime Perfeito
Preço: 21.25€
Pp.: 368

De uma mestra do suspense, chega-nos esta história de arrepiar, que explora os perigos que estão sempre à espreita, bem mais perto do que imagina. Pois nunca sabemos o que se passa dentro de um lar, até de uma família perfeita, quando as portas se fecham…
Eis o que aconteceu…
Era um caso que iria sem dúvida gerar um frenesim mediático - uma jovem mãe, loura e bonita, desaparece da sua casa no sul de Boston, sem deixar rasto, deixando para trás a sua filha de 4 anos como única testemunha e um marido, tão atraente quanto reservado, como principal suspeito.
Nas últimas seis horas…
Mas, a partir do momento em que o sargento-detective D. D. Warren chega ao pequeno chalé dos Jones, ela tem a sensação de que algo está errado com a imagem de aparente normalidade que o casal tanto se esforçou por manter. À primeira vista, Jason e Sandra Jones eram como qualquer outro casal trabalhador com uma filha de 4 anos para criar. Mas, abaixo da superfície calma, espreitavam as trevas...
Do mundo como o conheci…
Com o relógio a avançar e a vida de uma jovem desaparecida em risco e a tempestade mediática a aumentar, Jason Jones parece mais interessado em destruir provas e isolar a filha do que em procurar a sua «amada» esposa. Estará o marido perfeito a tentar esconder a culpa? E será a única testemunha do crime a próxima vítima do assassino?
A minha opinião:
Aparentemente uma jovem mulher desaparece e o marido é o principal suspeito. Uma família que tudo indicia ser perfeita se desmorona. A pequena Ree de 4 anos pode ser a única testemunha deste tenebroso crime, mas está tão assustada que não quer falar com ninguém.
Apenas pergunta pela mãe e pelo Sr. Smith, o gato amarelo, que com ela costuma dormir e que também se encontra desaparecido. Além de Jason, o seu pai, o vizinho, um condenado por agressão sexual, mas a viver em comunidade, também está a ser alvo de suspeitas. Mas nem tudo o que parece é.
Em cena entram dois craques informáticos, um com a particularidade de ser um pré-adolescente de 13 anos e outro um colaborador da polícia, e o pai da desaparecida, um conhecido juiz, que mostra mais interesse em fica com a neta do que propriamente encontrar a filha.
No entanto, há medida que as investigações vão avançando, vão surgindo cada vez mais culpados do que propriamente inocentes e, no fundo, as vítimas, essas são poucas, e as que menos se espera.
Um thriller psicológico que leva o leitor a pensar em cada personagem individualmente, analisando-a ele mesmo, fazendo ele próprio o trabalho dos detectives D.D. Warren e Miller, já que estes têm um papel completamente secundário na história.
Apesar de não ter sido o melhor livro que li de Lisa Gardner, não posso deixar de recomendar a autora a quem é amante de policiais como eu.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt