quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Do Fundo do Coração - Nora Roberts [Opinião]

Título: Do Fundo do Coração
Autora:
Nora Roberts


No início da sua carreira, Nora Roberts escreveu três histórias inspiradoras que a tornaram conhecida como uma das vozes mais românticas da actualidade.

Nesta colectânea estão representadas:

Uma Última Noite, a história de Kasey, uma antropóloga que conhece Jordan, um escritor a fazer pesquisa para o seu próximo romance. Kasey e Jordan terão que lidar não só com os sentimentos que nutrem um pelo outro,mas com a sobrinha de Jordan, uma órfã solitária.
Em Uma Questão de Escolha, o polícia James Sladerman tem a missão de investigar a loja de antiguidades de Jessica Winslow, onde existe a suspeita de roubo e tráfico de objectos de grande valor. O que Sladerman não esperava era sentir uma atracção cada vez mais forte pela mulher que tem de proteger a todo o custo.
Em Fins e Recomeços, Liv é uma jornalista de Washington que trabalha para o jornal local enquanto Thorpe é repórter num dos maiores diários nacionais. O trabalho que partilham torna apenas mais forte a química entre ambos, mas Liv já foi magoada no passado e não deseja voltar a render-se a nenhum homem. O que ela não descobriu ainda é que Thorpe não aceitará um não como resposta.
A minha opinião:
Uma última noite:
Este livro, que li ainda em formato e-book, oferecido pela Saída de Emergência, não me prendeu tanto quanto gostaria. Já li alguns livros da autora, nomeadamente trilogias, mas talvez por este ser mais pequeno não teve tanto conteúdo, a história das personagens podia ter sido mais desenvolvida. Penso que a personagem de Kasey, Jordan e Alison teriam uma história bonita para contar e que foi passada para segundo plano pela autora, que apenas incidiu a narrativa na história de amor entre os dois primeiros. Como história de amor não deixa de ser bonita e ao estilo de happily ever after, com Kasey no papel de protagonista, que vai fazer um trabalho sobre antropologia para o novo livro de Jordan e acabam por se apaixonar perdidamente. Pelo meio aparece Alison, filha do irmão gémeo de Jordan, entretanto falecido. No entanto, Beatrice Taylor, mãe de Jordan, ensombra a relação dos dois, e acaba por separar o jovem casal. Mas no fim, acaba tudo bem como num conto de fadas.
Uma questão de escolha: Mais uma vez, Nora Roberts fez de um caso que poderia ser um bom policial, uma história de amor. Pessoalmente preferia que autora explorasse melhor o caso que Slade foi investigar à loja de antiguidades de Jessica e não propriamente a história de amor vivida entre os dois, mas provavelmente para isso não leria Roberts, conhecida por escrever intensas histórias de amor e não policiais. Não posso dizer que foi uma história decepcionante, porque não foi, até porque tem bastante acção, com originalidade q.b. À mistura, mas como já disse, a história podia ter sido mais bem explorada, no caso da investigação de Slade e do contrabando de diamantes.
Fins e recomeços: "Os repórteres nem sempre podiam escolher os sãos e sensatos."
Das três histórias esta foi, sem dúvida a que mais gostei, talvez por me ter identificado mais. Tudo o que envolva jornalismo é, à partida, uma aposta ganha. Liv e Thorpe são jornalistas e, embora inicialmente Liv não simpatize muito com ele por achar que Thorpe lhe rouba as peças, acabam (já se estava à espera) por viver um tórrido romance. Mas não é só romance que trata Fins e Recomeços. Muitos furos jornalísticos e algumas histórias que podiam estar mais bem exploradas se não se tratasse de uma pequena história inserida num livro que contém mais duas. Depois há ainda o passado de Liv que é bastante interessante e que dá vida ao romance. Gostei.

1 comentário:

Unknown disse...

Ainda estou para ler um livro dela que não goste :) …claro que há sempre uns melhores do que outros mas no geral nunca falha ;)

WOOK - www.wook.pt