segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Novidade Oficina do Livro: "Angola - 11 Meses de Cativeiro", de Luís Castro e Sérgio Vidal

Título: Angola - 11 Meses de Cativeiro
Autores: Luís Castro e Sérgio Vidal
PVP: 13,90 €
N.º de Páginas: 172


Esta semana nas livrarias

Sobre o Livro:
Este livro é a história desse sequestro e da sua libertação, mas é, sobretudo, o retrato humano de uma penosa reclusão de onze longos meses. Apesar das privações físicas e psicológicas, das saudades da mulher e dos filhos, da vida no mato em condições desumanas, o autor nunca baixou os braços e sempre acreditou que a libertação haveria de chegar.
O resultado é Angola – 11 meses de cativeiro, uma experiência única que Sérgio Fidalgo tem a coragem de agora partilhar com o leitor. No dia 24 de Maio de 2000, a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda-Forças Armadas de Cabinda (FLEC-FAC) raptou três operários que, ao serviço da empresa de construção civil Mota & Companhia, estavam a trabalhar naquele território. Sérgio Fidalgo é um dos empregados portugueses. Na origem deste rapto está a recusa da FLEC-FAC em aceitar a soberania de Angola sobre Cabinda e a exigência do cumprimento do Tratado de Simulambuco, assinado em 1885, através do qual aquele território, com o acordo dos representantes dos povos de Cabinda, se transformou em protectorado de Portugal. Este argumento jurídico-diplomático está na base daquilo que as forças independentistas consideram decisivo para a resolução da situação. Após onze longos meses de negociações diplomáticas ao mais alto nível, no dia 3 de Abril do ano seguinte Sérgio Fidalgo é libertado.

Sobre os autores:
Sérgio Fidalgo conhece o continente Africano desde a década de 1960, tendo trabalhado, entre outros países, no Gabão, na Costa do Marfim ou nos Camarões. Em 2000, quando trabalhava em Angola, foi raptado e viveu então um dos momentos mais marcantes da sua vida. Esse trágico acontecimento não foi, no entanto, suficiente para apagar a sua paixão por África. Actualmente trabalha em Moçambique. Sérgio Fidalgo tem 65 anos.
Luís Castro é jornalista da RTP. Repórter de guerra, já fez a cobertura jornalística de mais de duas dezenas de conflitos em todo o mundo, de que se destacam o Iraque, Afeganistão, Angola e Timor. Já foi preso e esteve desaparecido. Actualmente é subdirector de informação da RTP.É autor, entre outros, dos livros Repórter de Guerra e Porque Adoptámos Maddie, editados pela Oficina do Livro. Luís Castro tem 44 anos.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt