segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mister Gregory - Sveva Casati Modignani [Opinião]


Título: Mister Gregory
Autor: Sveva Casati Modignani
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 464
Editor:
Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04358-0
Idioma: Português
PVP: 16,60€


Sinopse:
Aos oitenta e cinco anos, Gregorio Caccialupi passa em revista uma vida intensa marcada por contrariedades e vitórias. Para trás ficam as recordações de uma infância pobre na Itália dos anos 1930 e uma decisão que mudou para sempre a sua vida - emigrar para a América em busca de um futuro melhor.


Ambicioso e determinado, coleciona sucesso atrás de sucesso e uma série de mulheres procuram conquistar o seu coração - Florencia, o seu primeiro amor, Nostalgia, com quem se casou, e Erminia, a sua derradeira paixão. Com o decorrer do tempo, Gregorio Caccialupi torna-se Mister Gregory, dono de uma importante cadeia de hotéis, um homem rico e influente. Porém, um investimento mal calculado leva-o à ruina. Conformado com a sua vida discreta num lar de idosos, está longe de saber que um encontro inesperado lhe trará uma revelação surpreendente e a possibilidade de retomar as rédeas do seu destino.

Mister Gregory é um magnífico romance de Sveva Casati Modignani, que pela primeira vez elege como protagonista um homem: complexo, terno e fiel aos seus princípios, sedutor, esquivo e sempre irresistível.

A minha opinião:
Apesar de ter mudado de protagonista para uma personagem masculina Sveva não foge muito do seu registo e mais uma vez escreveu um livro brilhante, dentro do seu género. Vivendo numa pequena localidade italiana cujo principal meio de sobrevivência é a agricultura, Gregorio é um menino pobre, mas até uma certa altura feliz. Até à altura em que a mãe contrai uma doença e tem de ser internada. A partir daí tudo se desmorona e Gregorio faz uma promessa: quando for crescido vai ser rico.

Como acontece com todos os romances da escritora italiana, o livro faz diferentes retrospectivas da vida de Gregorio, agora Mister Gregory, e das diversas fases pelas quais passou até se tornar um homem de sucesso. Todas as vicissitudes e amarguras pelas quais passou para chegar onde chegou, mas também os amores que viveu até conhecer a sua última grande paixão, alguns (bons) anos mais nova do que ele.

Gostei de ler um livro de Sveva cujo protagonista foi um homem até porque a parte de feminismo ficou um pouco esquecida... um pouco porque continuou a estar presente nas personagens da mãe de Gregorio, de Florencia, e, sobretudo, de Erminia, uma mulher pobre, mas lutadora.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt