sábado, 16 de abril de 2011

Katherine Pancol, autora do livro A Valsa lenta dasTartarugas em Lisboa nos dias 5 e 6 de Maio

A Esfera dos Livros vai trazer a Lisboa, nos dias 5 e 6 de Maio, a escritora francesa Katherine Pancol, autora do best-seller, lançado no ano passado pela Esfera, Os Olhos Amarelos dos Crocodilos, que em França vendeu mais de um milhão de exemplares e que em Portugal chegou ao N.º 1 do Top da Bertrand e da FNAC.

Katherine vem agora a Portugal promover o seu novo romance A Valsa Lenta das Tartarugas, que a Esfera lançou esta semana e que em Espanha é já um sucesso de vendas.

Sinopse:
A família Cortès está de volta. Joséphine é agora uma escritora de sucesso que deixa os subúrbios para se mudar para um requintado bairro de Paris. Apesar do mundo onde agora vive, mantém-se fiel a si própria e aos seus valores. Honesta, generosa, reservada. É uma mulher realizada, mas que ainda não encontrou o amor. A sua filha Hortense está a estudar moda em Londres e a filha mais nova Zoé começa a conhecer os desafios do coração. A sua irmã Íris, outrora perfeita e símbolo de sucesso, encontra-se agora no meio de uma profunda depressão. Juntamos a tudo isto um assassino em série, que aterroriza o bairro onde a protagonista vive, e um cão demasiado feio, e temos os ingredientes para mais um bestseller de Katherine Pancol. Um romance divertido e ao mesmo tempo negro, que fala do amor, de ser mãe, da amizade, da vida familiar, da adolescência, do trabalho, do mundo em que vivemos. Com mestria, cuidado e inteligência, ao longo destas páginas, vamos acompanhando o avançar obstinado e lento destas personagens, em busca dos seus sonhos, num mundo demasiado rápido e violento.

Sobre a autora:
Katherine Pancol nasceu em Casablanca. Aos cinco anos mudou-se com a sua família para Paris. Frequentou o curso de Estudos Literários e doutorou-se em Literaturas Modernas. Trabalhou como professora de Francês e Latim, antes de começar a trabalhar como jornalista em publicações como Paris Match e Cosmopolitan. Publicou já vários livros, mas o êxito chegou em 2006 com saída de Os Olhos Amarelos dos Crocodilos, que em França já vendeu mais de um milhão de exemplares.
www.katherine-pancol.com/

Domingo: Gel e Falâncio dão autógrafos na Bulhosa Oeiras Parque

Os Homens da Luta, Gel e Falâncio, vão estar na livraria Bulhosa books & living Oeiras Parque, este Domingo, 17 de Abril, às 16h30, para uma sessão de autógrafos a propósito do novo livro, Viva a Crise! Manual da Alegria. Editado pela Verso de Kapa, é um título divertido, hilariante e muito apropriado aos tempos de crise pensado e escrito pela dupla que começou com um sketch de guitarra e megafone na rua.
Gel e Falâncio ganharam o Festival da Canção no início do mês passado e, desde aí, o número de fãs não pára de aumentar. Só no facebook, são mais de 277 mil. Pode, de facto, dizer-se que Os Homens da Luta são o fenómeno do momento. Os seus sketches na rádio Antena 3 são dos mais ouvidos, este mês iniciam um talk-show na SIC Radical e têm já vários concertos agendados até ao final do ano, incluindo um no Coliseu dos Recreios, em Setembro.

Frases da contracapa:
“Uma obra essencial para a compreensão da História da Humanidade” - The Guardian
“ Viva a Crise! – Manual da Alegria é o livro do ano.” Der Spiegel
“Progressistamente cativante. Grandiosos diálogos. É já um clássico da literatura de intervenção.” – Moskovskiye Gazeta
"Que jeito me tinham dado estes dois quando expulsei os vendilhões do tempo.”- Jesus Cristo
“Neto e Falâncio são dois nomes incontornáveis da Luta ” - Karl Marx
“Toma!” - Zé Povinho.

Título: VIVA A CRISE! MANUAL DA ALEGRIA
Autores: Homens da Luta - Nuno e Vasco Duarte (ou Gel e Falâncio)
Páginas: 160
Editora: Verso da Kapa
PVP: €15,50

Sinopse:

A Luta não pára para Gel e Falâncio. Em tempo de crise, de défice, de desemprego, de precariedade, de corrupção, de justiça lenta e de mercados vorazes, os Homens da Luta estão mais vivos do que nunca. O que começou há alguns anos com um simples sketch de guitarra e megafone na rua, cresceu paralelamente à crise e hoje Os Homens da Luta são uma banda de música de intervenção com 11 elementos – que correm o país de norte a sul. VIVA A CRISE! MANUAL DA ALEGRIA é um livro que propõe um olhar optimista sobre tudo o que de negativo a realidade tem para oferecer ao povo.

Booksmile: Uma Incrível Aventura à Volta do Mundo com o Google Earth

Uma Incrível Aventura à Volta do Mundo (11,99€), lançado no dia 14 em simultâneo nos países onde vai ser editado, é um livro original para os jovens leitores (9+) aprenderem um pouco mais sobre o mundo utilizando a internet, através de uma ferramenta cada vez mais utilizada: o Google Earth.
E a editora garante que os pais não vão deixar os filhos aprenderem sozinhos. Trata-se de um livro de actividades ilustrado que permite aos mais jovens explorar algumas das cidades mais agitadas e interessantes do planeta e, ainda, algumas das paisagens mais fantásticas, tudo com a ajuda do Google Earth. Vão viajar à volta do mundo e tentar decifrar enigmas intrigantes que os levarão a um destino final secreto. Com as diferentes actividades que são propostas ao longo do livro, tais como coleccionar lembranças, viajar no tempo ou encontrar bandeiras, as crianças serão levadas a ver o mundo mais de perto e a alargar os seus horizontes. Cada página é um destino diferente (Londres; Roma Antiga; Tanzânia; Tóquio; Grande Barreira de Coral; Himalaias; Nova Iorque; Paris; Antigo Egipto; Floresta Amazónica; Nova Deli), e as dezenas de imagens coloridas dão uma percepção muito real sobre o local. E quanto mais se observa, mais dados novos se descobrem. Existem links de um destino para o outro, seja por motivos históricos, geográficos, natureza, ou simplesmente proximidade.


Sobre o autor:
Clive Gifford está longe de ter um percurso de vida comum. Tendo sido adoptado, por alguma razão que desconhece, apenas soltou as primeiras palavras aos 3 anos. Mas cedo compensou este atraso. Aos 5 anos já lia clássicos e aos 6 já vencia adultos no xadrez. Cresceu com dotes para a escrita e para a escola, mas estava longe de ser um “cromo”: foi capitão das equipas de basquetebol e futebol. Aos 17 anos e 3 dias viu o seu primeiro livro ser publicado em Inglaterra e EUA (Using Computers in Education). Antes de entrar na faculdade já tinha 4 obras publicadas, escrevia num jornal, montou, dirigiu e vendeu com lucro uma empresa de jogos de computador. Estudou Ciências Políticas, foi editor do jornal da Faculdade, vendeu artigos para jornais nacionais e recusou um convite para leccionar na universidade, dedicando-se ao jornalismo. Desiludido coma profissão, pegou nas malas e viajou durante dois anos. Foi DJ na Nova Zelândia, guia turístico na Ilha da Páscoa e fez stand up comedy no Equador e Tahiti. De regresso a Inglaterra, tornou-se editor-chefe da Usborne, editora de livros infantis. Aos 30 largou tudo para de dedicar à escrita a tempo inteiro. Agora, aos 40 ainda gosta de se divertir como uma criança e conta com mais de 120 livros publicados, entre os quais Robots (Carlton), Spies (Carlton),The Kingfisher Geography Encyclopedia e Kingfisher Book of Living Worlds. Recebeu prémios da PBS e do Smithsonian Museum , e ainda o prémio Times Educational Supplement Information Book of the Year.

Mais sobre o livro e o autor em:
Sítio autor: www.clivegifford.co.uk
Sítio Booksmile: www.booksmile.pt/coleccao/conhecer-o-mundo
Booktrailer: www.youtube.com/watch?v=CSsP3w7C8_A

sexta-feira, 15 de abril de 2011

História de amor de príncipe William e Kate nas livrarias a 18 de Abril

A história de amor entre o príncipe William e Kate Middleton está a apaixonar o mundo. O romance entre o príncipe e a menina plebeia tem o seu momento mais importante dia 29 de Abril de 2011: os futuros reis casam-se na abadia de Westminster.

Muitas raparigas tentaram conquistar o afecto e a atenção de William, mas Kate manteve-se segura e o romance começou a florescer. Os tempos que vieram depois não foram fáceis: com a tensão criada pelos paparazzi e a escolha do príncipe pela carreira militar, a relação parecia caminhar para o fim. Mas Kate é uma lutadora: nunca desistiu do amor e ultrapassou todos os obstáculos ao lado do futuro rei.

William & Kate – Uma História de Amor Real, o 2.º título do Clube do Livro SIC reúne mais de 100 fotografias do casal, pormenores de como se conheceram, testemunhos de amigos e episódios que passaram juntos. Descubra quem é Kate, como conquistou William e conheça todos os segredos do conto de fadas do século XXI.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Booksmile: O Chefe Silva recomenda 500 Receitas de deixar água na boca

500 Receitas chega hoje ao mercado português com 4 títulos bem apetitosos, de uma colecção actualmente composta por 26 títulos diferentes que já venderam mais de 6 milhões de exemplares em todo o mundo. Traduzida em 16 línguas e publicada em 22 países, esta série traz a recomendação do bem conhecido e querido Chefe Silva, um dos mais respeitados cozinheiros portugueses.
Tornou-se no chef mais acarinhado pelo público graças à TeleCulinária e aos programas de televisão de enorme sucesso que criou e apresentou. Foi vencedor do 1.º Prémio da Cozinha Internacional e do galardão Cozinheiro do Ano.

Recheados de belíssimas fotografias a cores, estes livros sugerem 500 Receitas de fazer crescer água na boca. Práticos de usar e fáceis de arrumar (157 x 156 x 24 mm), os quatro títulos vêm dar uma ajuda preciosa a quem precisa de elaborar de forma rápida e com qualidade refeições simples de saladas, entradas, tartes e empadas e os sempre apreciados bolos. As suas receitas são para todos os gostos, fáceis de confeccionar e perfeitas para todas as ocasiões. Criados também para aqueles que têm menos prática na cozinha, nestes livros encontram-se as técnicas essenciais, os melhores ingredientes e os utensílios indispensáveis. Bolos para “tolos”, Saladas bem saudáveis para o Verão que se aproxima, Tartes e Empadas fáceis de confeccionar e Entradas que vão deixar os seus amigos a roídos de inveja: são estes os ingredientes do sucesso desta colecção. A partir de agora, cozinhar vai passar a ser bem mais divertido! Já em Setembro a colecção irá aumentar com a publicação de dois novos títulos: Delícias de Chocolate e Pratos Italianos.

Rui Zink no LEV - Literatura em Viagem... O «Hotel» Lusitano instala-se em Matosinhos...

O escritor Rui Zink vai ser homenageado na próxima edição do Festival Literário LEV - Literatura Em Viagem, vinte e cinco anos depois da sua estreia literária com «Hotel Lusitano».

Esta obra regressa agora aos leitores, numa edição comemorativa que será lançada no festival.

A sessão de lançamento irá decorrer na Galeria Municipal de Matosinhos, dia 17 (domingo), às 15h30.

Além disso, Rui Zink também participará da 1ª Mesa do LEV, com o mote: «Viajo para educar o raciocínio». O debate arranca às 17h00, dia 16 (sábado), também na Galeria Municipal. O autor estará na companhia de João Lopes Marques, José Ricardo Nunes, Marcelo Ferroni e Miguel Carvalho, e a moderação estará a cargo de Paulo Ferreira (Booktailors).

Mais informações sobre o LEV - Literatura em Viagem aqui

Novidade Editorial Ésquilo - A Vida com um Sorriso

Título: A Vida com um Sorriso - Histórias, experiências, gargalhadas, reflexões de Isabel Wolmar
Autor: Patrícia Costa Dias
Formato: 16x23 cm
N.º de páginas: 256 (Com fotos)
Preço: 16,90 euros

Vida Com um Sorriso não se encaixa em qualquer categoria de livros já conhecidos. Não é uma biografia, não são memórias, não é um romance. Mas é tudo isto em simultâneo e muito mais. Alegria, tristeza, morte, doenças, gargalhadas, reflexões, são os ingredientes que aqui se juntam para contar uma vida que bem podia ser a de qualquer um de nós.

Figura conhecida da rádio e televisão portuguesas, Isabel Wolmar é uma mulher atemporal. Ela atravessou gerações e neste livro dirige-se quer a adultos quer a jovens. Figuras públicas como Artur Agostinho (que nos deixou há pouco), Ruy de Carvalho, Eládio Clímaco e Maria Barroso, entre outros, reconhecem em Isabel Wolmar profissionalismo, amizade e boa disposição, e deixam aqui o seu testemunho sobre a convivência que com ela tiveram.

A sabedoria de Isabel Wolmar vem da escola da vida.

Testemunhos
«É uma vencedora. Se é que se pode chamar isso a alguém, ela [Isabel] é-o.»
Eunice Muñoz
Actriz «Para além da admiração que tenho por ela como artista, admiro-a como pessoa.
É uma grande senhora – com um ‘S’ muito grande –, é uma grande amiga, uma amiga que gostamos de ter, e é uma pessoa com um grande talento.»
Ruy de Carvalho
Actor «Ela tem tudo para ser triste, mas não é. Mas também não é alegre... tem é uma alegria interior. Tem uma alegria própria dela, aquela alegria que têm os talentosos – aqueles que serão sempre pessoas alegres porque a sua alegria é interior.»
Ana Maria Botelho
Pintora e escritora [Este] é um livro contemporâneo, que pais e filhos, professores, alunos e encarregados de educação podem ler em conjunto.»
Patrícia Costa Dias
In «Introdução» «O que a Isabel foi como profissional, a história da RTP pode contar com as imagens de arquivo, o que a Isabel foi para mim diz-se em duas palavras: Puro Amor.»
Luís Andrade
Realizador «Temos cinco dedos em cada mão. Ao chegar à minha idade chegam e sobram para com eles enumerar os meus verdadeiros amigos. Isabel Wolmar está entre os dedos das minhas mãos.»
Paulo Alexandre
Cantor «A Isabel é um ser humano excepcional.»
Maria do Sameiro Barroso
Médica e Escritora

Mais uma novidade Planeta... Um vampiro mau. Um vampiro bom. E uma Elena que continua indecisa.

Título: Damon almas sombrias
Autor: L. J. Smith
PVP: 18,85€
N.º Páginas: 400
Tradução: Cristina Vaz
Disponível a partir de 13 de Abril.


Sinopse:
O amor de Elena Gilbert, o vampiro Stefan Salvatore, foi capturado e aprisionado pelos espíritos demoníacos que estão a espalhar a destruição em Church. Enquanto as amigas Bonnie e Meredith exploram o mal que tomou conta da cidade, Elena parte à procura de Stefan. Para o encontrar, confia a sua vida ao irmão de Stefan, Damon Salvatore, o vampiro encantador, mas mortífero que quer Elena, de corpo e alma. Com o amigo de infância, Matt, dirigem-se aos bairros degradados da Dimensão das Trevas, onde Stefan está preso.
Diz-se que é um mundo onde os vampiros e os demónios andam em liberdade, mas os humanos devem viver escravizados pelos seus senhores sobrenaturais. Nada travará Elena para conseguir libertar Stefan. Mas a cada dia que passa a tensão entre ela e Damon aumenta, e vê-se diante de uma terrível decisão: qual dos irmãos quer realmente?

Sobre a autora:
Lisa Jane Smith, cujas obras são uma combinação de género de terror, ficção científica, fantasia e romance, obteve o reconhecimento do público com a série Crónicas Vampíricas, cujo primeiro volume é Despertar. Publicado nos anos de 1990 e convertido numa referência da literatura juvenil de terror, retoma o clássico tema da luta entre Luz e Sombra, dos seus adorados C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien. Segundo palavras da autora, «queria escrever livros como os deles, onde o Bem enfrenta o Mal e vence. Queria ser Frodo, morto de medo em Mordor, consciente de que o Mal que enfrenta é muito maior e mais poderoso do que ele, e ainda assim é capaz de reunir a coragem necessária para tentar e chegar a ser um herói. Queria transmitir aos jovens que não devem renunciar à esperança.» L.J. Smith já escreveu mais de duas dezenas de livros para crianças e adultos. Para mais informações sobre a autora e as suas obras, por favor consulte: www.ljanesmith.net
www.cronicasvampiricas.pt

Novidade Editorial Ésquilo - Flashback de Artur Agostinho - 2ª edição ampliada

Título: Flashback - Uma História da Vida Real
Autor: Artur Agostinho
Formato: 16x23 cm
Nº de páginas: 240 (Com fotos)
Preço: 16,50 euros

No último livro publicado em vida, Artur Agostinho transmite-nos um testemunho humano que nos faz pensar

Ao longo das páginas deste Flashback, perpassam sentimentos de profunda revolta, alternando com raros momentos de resignação. Uma complexa mistura de descrença e de confiança na justiça dos homens. O choque brutal de impulsos irreprimíveis com explosões de desânimo e desespero de quem viveu uma situação de profunda injustiça mas soube ser um exemplo de auto-superação e de força interior. É a narrativa de uma experiência humana, intensa e rica, muitas vezes com situações tragicómicas, mas que testemunham como afirma o Professor Marcelo Rebelo de Sousa no «Prefácio», o «carácter impoluto» e as «excepcionais qualidades humanas e cívicas de Artur Agostinho», hoje reconhecidas unanimemente pela sociedade portuguesa.

Foi um verdadeiro comunicador humanista, no seu último discurso público, que publicamos nesta 2ª edição do Flashback, deixou-nos esta mensagem: «Hoje, estamos um bocado afogados em debates políticos, em telenovelas, e portanto, não temos quase tempo – não nos conhecemos uns aos outros. Comunicação é uma coisa muito bonita, é uma coisa que está sempre em progresso, mas as pessoas comunicam cada vez menos. Julgam que comunicam muito, mas não comunicam muito. As pessoas andam a falar sozinhas quando deviam falar umas com as outras. É da conversa de uns com os outros que nascem as soluções e as novas ideias.»

Artur Agostinho Lisboa, 2/3/2011

Esfera dos Livros lançou O Grande Livro da Grávida, de Marcela Forjaz (o guia que faltava sobre a gravidez)

A Esfera dos Livros publicou no dia 12 de Abril a obra O Grande Livro da Grávida, da obstetra Marcela Forjaz, o primeiro livro a ser escrito sobre esta temática por uma autora portuguesa, que ainda para mais é uma reconhecida médica na sua especialidade.
O livro é um guia extremamente completo que nos fala da gravidez, desde o seu início, na concepção, dos meses de gestação que acompanham o crescimento do bebé até ao parto e dá-nos várias dicas a todos os níveis, comportamentais, alimentares, saúde, etc… que devemos seguir ao longo dos 9 meses que são dos mais importantes na vida de qualquer mulher que seja mãe.

Sinopse:

A gravidez é uma altura fértil em dúvidas, temores, ansiedades e grandes preocupações. Da tomada de decisão a dois, à concepção, dos noves meses irrepetíveis de gestação, ao momento tão aguardado do parto e dos desafios que a seguir se colocam à mãe, há um mundo de questões por responder.
- Devo comer por dois na gravidez?
- Sempre fiz ginástica, posso continuar estando grávida?
- Que exames devo fazer ao longo da gravidez?
- O que devo esperar da ecografia morfológica?
- Sinto dores nas costas, é normal?
- Posso pintar as unhas e o cabelo estando grávida?
- Posso manter a minha vida sexual durante os 9 meses de gestação?
- Devo optar por um parto normal ou cesariana?
- O que devo levar para a maternidade?

A ginecologista e obstetra Marcela Forjaz garante que é essencial termos grávidas confiantes, despreocupadas e felizes, sem esquecer os pais seguros e envolvidos em todo o processo. Para isso é fundamental «descomplicar» a gravidez e vivê-la da forma mais segura e tranquila possível.

Sobre a autora:

Marcela Forjaz nasceu em Lisboa a 6 de Maio de 1965. Passou a infância em Moçambique, em Lourenço Marques. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas (FCML) de Lisboa em 1989 e terminou a especialidade de Ginecologia /Obstetrícia em 1998, no Hospital de São Francisco Xavier. Foi Assistente Convidada na cadeira de Clínica Obstétrica e Ginecológica entre 1998 e 2005. Em 2008, publicou um livro dedicado às grávidas Entre Barrigas, em parceria com uma amiga que se encontrava grávida. Publicou o livro infantil Nunca Unca, no âmbito do 50.º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança, dedicado à integração das crianças imigrantes.

Fifi e as Florzinhas: novidade no catálogo infantil da Porto Editora

Coleção: Livros de Histórias Fifi e as Florzinhas
Págs: 32
Capa: dura
PVP: 6,50 €

A Porto Editora acaba de publicar um conjunto de sete livros protagonizados por Fifi e as Florzinhas, figuras muito conhecidas das crianças, por via da televisão. Através da aquisição desta nova licença, a Porto Editora reforça o seu catálogo na área infantil. Para já, foram publicados quatro livros de histórias, um livro puzzle e dois títulos de actividades.

Também recentemente chegaram ao mercado novos livros dedicados aos três maiores clubes do desporto português – livros de actividades e livros de pintar – e um atlas. Em breve, vai ser dado a conhecer um novo livro protagonizado pela personagem Hello Kitty.
A aposta da Porto Editora na área infantil vai ter grande destaque durante as edições deste ano da Feira do Livro de Lisboa e da Feira do Livro do Porto.

Livros de Histórias Fifi e as Florizinhas
Acompanha a Fifi e os amigos nas suas aventuras! Estes são os livros de histórias da Fifi-Miosótis e dos seus amigos!
Descobre tudo sobre a Fifi e as Florzinhas e diverte-te com as suas aventuras A Lesma Malcheirosa, A Rainha do Baile, Concurso de Talentos, O Arco-Íris das Florzinhas.
Fifi e as Florizinhas – Livro - Puzzle
Diverte-te com as histórias e os puzzles da Fifi!
Com mil pétalas! A Fifi adora fazer puzzles. Neste livro há cinco puzzles fantásticos, da Fifi e das suas amigas Florzinhas.
Fifi e as Florizinhas – Livro de Actividades
Um livro com mais de 60 autocolantes
reutilizáveis! Diverte-te com os quebra-cabeças e os jogos deste incrível
livro de actividades. Inclui mais de 60 autocolantes reutilizáveis e a capa desdobra-se, para que possas criar as tuas próprias aventuras no Jardim das Florzinhas. Vamos lá crescer!
Fifi e as Florizinhas – Bloco de Actividades
Pinta e aprende com a Fifi! A Fifi e a Violeta adoram pintar, por isso fizeram este livro cheio de imagens bonitas para colorir. Vais ter horas e horas de diversão a pintá-las!
Colecção Livros de Pintar Clubes de Futebol
Diverte-te a pintar as imagens do teu clube de futebol! Gostas do teu clube? És um verdadeiro adepto? Então chegou o momento de o mostrares e de te divertires com isso. Pinta os desenhos deste livro e vive a magia dos desportos do teu Clube.
Colecção Livros de Pintar Clubes de Futebol
Diverte-te com as atividades do teu clube de futebol! Em cada página podes encontrar atividades divertidas e cativantes que te vão dar a conhecer muito sobre o teu Clube. Vários desportos, equipamentos e atletas estão rodeados de labirintos, puzzles, letras e números. Descobre tudo sobre o teu Clube e aprende a brincar!
Atlas do Mundo - Livro - Puzzle Dá a volta ao mundo sem saíres de tua casa! Este atlas-puzzle é uma verdadeira diversão! Conhece o Tai e a Sofia, aventureiros internacionais, e segue-os por todo o mundo. Lê os seus postais, vê as suas fotografias e viaja com eles à medida que fores completando cada puzzle.

Jane Austen, Charlotte Bronte, Emily Bronte e Guy de Maupassant - os 4 novos clássicos das edições book.it

Título: O Monte dos Vendavais
Autor: Emily Brontë

A recepção de O Monte dos Vendavais, publicado pela primeira vez em 1847, não foi efusiva. No início, a crítica literária inglesa achou-o estranho, confuso, improvável, ambíguo, excessivamente apaixonado e violento. Não obstante, a história da família Earnshaw e a tumultuosa paixão de Heathcliff e Catherine transformou-se num sucesso. Tudo começa com a viagem de Mr. Earnshaw a Liverpool e a adopção do menino Heathcliff, logo desprezado por Hindley e Catherine, os filhos biológicos de Mr. Earnshaw. O tempo vai passando, Catherine e Heathcliff tornam-se amigos e apaixonam-se, mas Hindley, magoado pelo afecto do pai pelo órfão, continua a ostracizá-lo. Após a morte de Mr. Earnshaw, Hindley assume o lugar de chefe de família e Catherine, numa tentativa de ascender socialmente, casa-se com o jovem mimado Edgar Linton. Rejeitado, Heathcliff vê-se obri-gado a abandonar o Monte dos Vendavais, regressando anos depois, rico e disposto a levar a cabo uma tene-brosa vingança.

Título: Bel-Ami
Autor: Guy de Maupassant

Bel-Ami é um dos mais afamados e mais lidos romances de Guy de Maupassant. A razão para o sucesso entre os leitores desta sarcástica história sobre a corrupta sociedade parisiense do final do século XIX são as personagens: o ambicioso Georges Duroy, a prostituta Rachel, a simpática senhora Madeleine Forestier, a atrevida Clotilde de Marelle, a proibida Virginie Walter e a sua inocente filha Suzanne. Georges – conhecido entre os amigos por Bel-Ami – é um jornalista promissor sem escrúpulos que recorre ao poder de sedução e à chantagem para enriquecer e ascender socialmente. À semelhança de outros escritos de Guy de Maupassant – como Boule de Suif, Mademoiselle Fifi, La Maison Tellier ou Le Horla –, Bel-Ami privilegia as situações psico-lógicas e a crítica social, um estilo de escrita que Maupassant terá aprimorado com o seu mestre e amigo Gustave Flaubert, de quem herdou as influências naturalistas.

Título: A Abadia de Northanger
Autor: Jane Austen

“Quem tivesse visto Catherine Morland em criança, nunca poderia supor que nascera para heroína.” Até receber o convite da família Allen para passar uns dias no balneário de Bath, em Inglaterra, a jovem Catherine sentia-se amaldiçoada pela sorte. Todavia, nas termas descobre um mundo até então desconhecido e deixa-se seduzir pelos longos passeios, pelas compras, pelo teatro e pelos bailes bem frequentados. Completamente rendida à vida mundana, Catherine faz-se amiga da bela Isabella Thorpe e perde-se de amores por dois dos mais distintos jovens da cidade: o simpático John Thorpe e o espirituoso Henry Tilney. Mas é na visita à Abadia de Northanger, propriedade ancestral dos Tilney, que a nossa heroína, fascinada pelos romances góticos, vai viver a sua maior aventura. Mergulhada no espírito sinistro da majestosa mansão e completamente toldada por visões romanescas, Catherine imagina crimes, mistérios e conspirações. Serão as suas fantasias verdadeiras?


Título: Jane Eyre
Autor: Charlotte Brontë

Tido como autobiográfico, Jane Eyre é um marco da emancipação feminina. Uma menina infeliz, órfã de pai e mãe, obrigada pela força das circunstâncias a viver com uma tia que a odeia, é enviada para um colégio interno, onde se destaca como uma das melhores alunas da instituição e, mais tarde, como professora. Sem nada que a prenda ao colégio e ávida de independência, Jane torna-se preceptora de Adéle, pupila de Mr. Rochester, o proprietário de um imponente castelo por quem se apaixona e com quem decide casar-se. Contudo, no dia do enlace descobre que ele já é casado e que a sua mulher está viva. Perante a revelação, Jane resolve fugir. É acolhida pelos Rivers e na casa deles toma conhe-cimento da morte de um tio que lhe deixou uma fortuna e do parentesco que a une àquela família. Decide, então, dividir a herança com os primos e procurar Mr. Roches-ter, o seu amor perdido. Algures entre o realismo e a ficção, Jane Eyre é, mais do que um romance (o mais afamado de Charlotte Bronte), uma lição de vida.

Vogais e Companhia: Guy Kawasaki, o guru da Apple, finalmente publicado em Portugal

Guy Kawasaki, autor bestseller mundial e considerado um dos principais especialistas em tecnologia, capital de risco, media sociais e liderança, vai finalmente ser publicado em Portugal. A Vogais prepara-se para lançar Enchantment (título provisório), considerado um dos mais inovadores livros sobre gestão de expectativas no mundo profissional e na vida pessoal.
O livro estará disponível ainda no primeiro semestre de 2011. Na obra, Kawasaki aborda as melhores estratégias para agradar às pessoas e antecipar as suas acções, mantendo os mais elevados padrões de conduta ética. Numa abordagem inovadora à gestão de carreiras e ao desenvolvimento profissional e social, Guy Kawasaki sugere métodos para que tanto patrões como empregados encantem e conquistem a confiança dos seus pares. Com uma vasta experiência de trabalho no mundo corporativo e um talento único enquanto conferencista, Guy Kawasaki foi conselheiro de Steve Jobs e guru da Apple durante sete anos, ocupando os cargos de Software Evangelist e Chief Evangelist da empresa. Durante a sua carreira na Apple, Kawasaki tornou-se o principal responsável pela manutenção e rejuvenescimento do culto Macintosh. Recentemente, co-fundou a revista online Alltop.com, sendo ainda sócio fundador da Garage Technology Ventures. Os seus 10 livros são bestsellers do New York Times.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Convite - "Chama-me Constança" de Maria Quintans

Com chancela da Ideias de Ler, chega às livrarias, a 21 de abril, a obra Gestão do tempo para mulheres (muito) ocupadas, de Maria José Silveira Núncio

Títulos: Gestão do tempo para mulheres (muito) ocupadas
Autora: Maria José Silveira Núncio
Págs: 144
Capa: mole com badanas
PVP: 14,90 €

Esta socióloga e professora universitária transformou a sua tese de Doutoramento em Sociologia, em que identificou os truques de gestão do tempo de mulheres muito ocupadas, num livro extremamente útil e prático.
Nos dias de hoje, as mulheres não querem ter de abdicar de elementos essenciais como a família ou a maternidade, em nome de outras dimensões, igualmente essenciais, como a carreira, a realização profissional ou a participação social e política. Até porque, historicamente, nunca foi exigido aos homens que procedessem a semelhantes escolhas.
Nesse sentido, Maria José Silveira Núncio defende nesta obra que, como contrapartida de uma participação pública e laboral, as mulheres não devem ver-se penalizadas, diariamente, no respetivo bem-estar e na qualidade de vida.
A OBRA
Ser mulher, hoje em dia, é um desafio constante; significa que se deve ser boa companheira, profissional competente, amiga cuidadosa e, na maior parte dos casos, boa mãe. Depois, é ainda suposto que se seja bem informada, culta e, claro, elegante, bem vestida e com sentido de humor.
Corresponder a todas estas expetativas é, no mínimo, desgastante.
Ajudar a articular da melhor maneira todas as exigências do nosso dia a dia, adotando pequenas estratégias que podem realmente fazer a diferença na forma como gerimos o nosso tempo, é o objetivo deste Gestão de tempo para mulheres (muito) ocupadas.
Se não pode controlar o tempo, pode, pelo menos, controlar a forma como o gere: gerir o tempo é, antes de mais, gerir a vida.

Sobre a autora:
Maria José da Silveira Núncio é Doutorada em Sociologia e professora universitária.
No âmbito da sua atividade profissional é autora de trabalhos académicos e pedagógicos.
Nasceu em 1969, é casada e tem dois filhos.

Laurinda Alves lança novo livro na Leitura Shopping Cidade do Porto

A jornalista e escritora, Laurinda Alves, vai estar na livraria Leitura books & living Shopping Cidade do Porto, esta quarta-feira, 13 de Abril, às 18h30, para o lançamento do seu novo livro, Ouvir, Falar, Amar - A compreensão é a única força de mudança, editado com a chancela da Oficina do Livro. A apresentação está a cargo do Professor Manuel Sobrinho Simões.
Laurinda Alves, jornalista, autora e apresentadora de programas de televisão, criou a revista XIS que dirigiu até ao momento em que este livro foi editado. Repórter na RTP, foi distinguida com o Prémio do Clube dos Jornalistas pelo seu trabalho de investigação sobre a morte do general Humberto Delgado. Directora da revista Pais &Filhos, colaboradora da TSF e, depois, da Rádio Renascença foi também colunista no Independente e, mais tarde, no jornal Público, onde actualmente assina uma página semanal.
Publicou os livros XIS Ideias Para Pensar, Um Dia Atrás do Outro e Ideias XIS. Atitude XIS recolhe os editoriais escritos na revista nos últimos dois anos. Em 2000 Laurinda Alves foi distinguida com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo debate e defesa das questões educativas.

Título: Ouvir, Falar, Amar - A compreensão é a única força de mudança
Autora: Laurinda Alves
N.º de Páginas: 192
Editora: Oficina do Livro
PVP: 13,90 €

Sinopse:
Pelos frutos se conhecem as árvores, eis um dos provérbios favoritos de Alberto de Brito, padre jesuíta especializado em Relações Humanas e Comunicação Interpessoal. Os frutos e as árvores são, porventura, um dos critérios mais selectivos em matéria de comunicação e aquele que permite medir e afinar a qualidade das relações. A metáfora serve para pais e filhos, professores e alunos, chefes e subordinados, em todos os universos pessoais, familiares e profissionais que habitamos e onde temos um papel a desempenhar. Manter o ar limpo nas relações é essencial e importa aprender a calibrar a luz e a sombra, bem como a distância e a proximidade necessárias para colher bons frutos. O nosso ecossistema é complexo e é preciso tratá-lo com carinho e respeito, como diz Alberto de Brito nesta série de conversas sobre comunicação e relações humanas. Laurinda Alves viajou até Bruxelas, ao encontro de Alberto de Brito, e o jesuíta respondeu a muitas das suas interrogações, abrindo novos caminhos a novas perguntas, ou não fosse ele um especialista em Comunicação e Relações Humanas. No encontro entre dois grandes comunicadores, houve também espaço para falar do amor: o amor pelas palavras, pelo diálogo e pela partilha; o amor como vontade e decisão de quem quer construir com futuro; o amor que cresce na cumplicidade, no conhecimento e na aceitação do outro.

O táxi que me apanhou da Papiro

Título: O táxi que me apanhou
Autor: Paula Capaz
Género: Contos
N.º de Páginas: 64
PVP: 7.90€

Sobre o livro:
“-…Desfrute de uma tarde linda e deixe-me que lhe diga: as coisas interessantes são aquelas que acontecem sem aviso prévio, obrigada por ter tomado o meu táxi e me ter chamado Jorge. Não esquecerei que nesta igreja está Deus e que os azulejos nos podem turvar as entranhas com a sua beleza, a sua melodia e a sua história"

Sobre a autora:
Paula Maria Silva Capaz Ferreira Assunção nasceu em Minde a 22 de Outubro de 1965. Licenciada em Filosofia, é Professora do Ensino Secundário em Lisboa desde 1990. Participa como cronista no Jornal de Minde desde 1984. Participou como cronista no jornal Notícias da Manhã em 2005. Há já algum tempo escreve pequenas histórias que tem vindo a acumular na secretária. Encontrou agora o tempo de dispor os textos em forma de livro.

Novidade Planeta Júnior: As aventuras de um ser pequenino e de uma palhinha de refresco..​. enquanto salvam o mundo

Título: Palhincócegas
Autor:
Alexandre Honrado

Ilustradora: Sara Osório
PVP:
14,40€

N.º de Páginas:
48

Disponível a partir de 13 de Abril

Quando o ser pequenino entrou no café para beber um leite com chocolate não sonhava que ia fazer um grande amigo! A história de uma palhinha de refresco e de um ser pequenino que começam por querer limpar o bairro de problemas e acabam a tentar salvar o mundo. Será que o conseguem?
Com uma linguagem gráfica simultaneamente simples e imaginativa, esta é uma história que nos responsabiliza pelo nosso mundo, mas não em demasia! Contribuir à medida das nossas possibilidades, mas gozar os pequenos prazeres da vida. E há lá maior prazer do que ir ao cinema e beber um leite com chocolate com um amigo pequenino?

Sobre os autores:

Alexandre Honrado
é um autor de referência da literatura infanto-juvenil em Portugal, com vasta obra publicada e traduzida.


Sara Osório
é uma jovem ilustradora com um enorme potencial inventivo, com diversos projectos já reconhecidos.

Hotel du Lac - Anita Brookner [Opinião]

Título: Hotel du Lac
Autor: Anita Brookner
Chancela: Bertrand Editora
Género: Ficção
N.º de páginas: 200
PVP: 16,95€

Vencedor do Booker Prize
Edith Hope escreve romances de amor usando um pseudónimo, mas quando a sua vida se começa a parecer com as intrigas dos seus romances, Edith é enviada pelas amigas para a Suíça, onde o sossego e o luxo do Hotel du Lac prometem ajudá-la a recuperar o juízo.
Contudo, em lugar de paz e descanso, Edith encontra-se isolada no hotel com uma série de hóspedes, cada um com a sua história. Atrai ainda a atenção de um homem mundano, que pode muito bem ser a sua hipótese de não permanecer solteira.

Será este homem a reviravolta de que a sua vida de solteira necessita?
Muito bem pensado, perspicaz e divertido, Hotel du Lac representa Brookner no auge do seu estilo e muito subversiva.

A minha opinião:

Edith Hope é uma escritora de romances de amor mas, ao contrário das suas heroínas, ela própria é completamente azarada em matéria romântica. O único homem que ama, o seu amante, é casado e pai de filhos e assim deseja permanecer.
Depois de uma tentativa falhada de refazer a vida com o solteirão Geoffrey, desiste no próprio dia do casamento e é aí que a amiga Penelope decide mandá-la para o Hotel du Lac a fim de passar férias e repensar a sua vida, tentando, de certo modo, afastá-la do escândalo em que ela própria se meteu.
Isolada naquele local inóspito, com pouca coisa para a distrair a não ser a pouca gente que também lá está instalada, Edith vai conhecendo os hospedes, na sua maioria mulheres, e travando amizade com os mesmos.
Desde a sr.ª Pursey e a filha, Jennifer, solteirona que vive praticamente em função da mãe, viúva; Mónica e a sua cadela Kiki, uma mulher que sofre de distúrbios alimentares; Philipe Neville cuja mulher o deixou há três anos e que decidiu revisitar o local onde tinham estado e que faz a Edith uma proposta tentadora.
Sem nunca se tornar maçador, Hotel du Lac é um romance divertido, escrito de uma forma soberba e com uma trama exemplar.
Excertos:
“Parece estar permanentemente reservado a mulheres. A um certo tipo de mulheres. De férias ou abandonadas, pagas para ficarem longe ou para fazerem coisas femininamente inofensivas, como gastar dinheiro em roupas. O próprio teor das conversas exclui os homens.”
“-Não o amo. Isso incomoda-o?
- Não. Tranquiliza-me. Não quero o fardo dos seus sentimentos.”

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sextante Editora publica, no dia 16 de abril, Até ao fim – a última operação, de António Vasconcelos Raposo

Título: Até ao Fim – A última operação
Autor: António Vasconcelos Raposo
Págs: 120
PVP: € 13,90

Até ao fim – a última operação é um romance inspirado em factos reais da guerra colonial em Angola, ilustrado com várias fotografias da época.
A apresentação oficial deste livro vai ter lugar no festival literário LeV – Literatura em Viagem, em Matosinhos, no dia 17 de Abril, pelas 15h30.
Posteriormente será feita uma nova sessão em Lisboa, no Museu de Marinha, no dia 7 de Maio, às 18h30.

Sinopse:
Mais dois passos dados por todos e ficámos a uma distância de oito metros. A luz era já mais intensa e sentimos os primeiros movimentos, alguém que se levantava. Do chão surgiram os primeiros sons.
Começavam lentamente a despertar. O primeiro guerrilheiro em pé foi o sinal para que todos iniciássemos o ataque. E todos entendemos esse sinal. Foi uma corrida tão rápida, tão eficaz, que não precisámos de dar um único tiro, apenas se escutou naquela mata o grito dos Fuzileiros: «Vamos a eles, vamos a eles! Apanha à mão! Apanha à mão!...»

Sobre o autor:
António Vasconcelos Raposo nasceu em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, e é licenciado em Educação Física e Desporto com Mestrado em Treino de Alto Rendimento em Natação. Toma contacto com os Fuzileiros aos dezasseis anos, por altura da passagem do DFE 8 do Comandante Pereira Bastos por São Miguel em viagem de instrução. Em Fevereiro de 1972 ingressa na Marinha, e em Maio do mesmo ano inicia o curso para Fuzileiro Especial realizado na Escola de Fuzileiros em Vale de Zebro.
Esteve na guerra em Angola como quarto oficial do Destacamento de Fuzileiros Especiais N.o 2 (DFE 2). É autor de vários livros na área da Metodologia do Treino Desportivo editados em Portugal e em Espanha. É colaborador na coluna de opinião do jornal A Bola.

Lançamento amanhã 12/4 - livro As Primeiras-Damas de Alberta Marques Fernandes

Novidade: Chamo-me... Michael Jackson + Amélia Rey Colaço

Chamo-me... Michael Jackson Chamo-me... Amélia Rey Colaço os mais recentes volumes da colecção «Chamo-me...»

Com mais de 40 títulos publicados, chegam-nos os mais recentes volumes da colecção «Chamo-me...», uma das mais consistentes colecções destinadas ao público juvenil publicadas em Portugal.

A colecção:
Esta colecção juvenil de biografias universais, publicada pela Didáctica Editora (Grupo Editorial Plátano), conta com a particularidade de cada uma das biografias de grandes nomes da história, das ciências e das artes ser contada na primeira pessoa. Alguns títulos já lançados: Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Eusébio, Padre António Vieira, Bocage, Einstein, Marie Curie, entre muitos outros.


Chamo-me... Amélia Rey Colaço e Chamo-me... Michael Jackson Os dois volumes que agora apresentamos são dedicados a duas figuras maiores do teatro e da música: Amélia Rey Colaço e Michael Jackson. Com textos de Maria Inês Almeida, o volume Chamo-me... Amélia Rey Colaço conta com ilustrações de Manel Cruz. A obraChamo-me... Michael Jackson é ilustrada por Mário Sousa Pinheiro.

Os autores:
Maria Inês Almeida nasceu em Lisboa, em 1978. É jornalista, tendo-lhe sido atribuído o prémio Revelação do Clube de Jornalistas em 2006. Actualmente escreve para o Correio da Manhã e para a Sábado. Passou pela TSF, colaborou com o Diário de Notícias e com o Correio da Manhã e com as revistas Caras, Pública, Time Out e Sábado. Publicou, entre outros, o livro Os Meus 30 Anos com Amália, baseado em relatos de Estrela Carvas.

Manel Cruz é licenciado em Design Industrial, a sua paixão é desde sempre a ilustração, razão pela qual realizou uma pós-graduação em Ilustração e BD e um workshop em Ilustração Editorial. É também fascinado pela animação, tendo frequentado um curso de Animação e Grafismo 2D e 3D.
Mário Sousa Pinheiro nasceu no Porto, em 1982. Em 2007, concluiu a licenciatura em Arquitectura, na Escola Superior Artística do Porto e, em 2010, foi-lhe atribuído o master em Ilustração, pela Universidade de Kingston, Londres. Actualmente, vive e trabalha no Porto.

Novidade Planeta

Título: História da Filosofia sem medo nem Pavor
Autor: Fernando Savater
PVP: 17,75€
N.º de Páginas: 216
Tradução: Pedro Vidal
Disponível a partir de 13 de Abril.

Sinopse:
Ao ouvir falar de filosofia, muitas pessoas assustam-se, e algumas começam logo a tremer: a filosofia? O que é isso? De certeza que não é para mim! Estão errados, porque as perguntas básicas da filosofia todos as fizemos alguma vez: tratam da morte, da verdade, da justiça, da natureza, do tempo… Fazer filosofia não é senão reflectir sobre a nossa humanidade.
Mas… quem foram os grandes filósofos? Pessoas como nós, inquietas ao longo dos séculos pelas mesmas coisas que nos incomodam agora. A sua história é um relato de aventuras racionais, de genialidade e inteligência, onde não faltam perseguições, calabouços, martírios e também descobertas surpreendentes.
Este livro pretende apenas contar com simplicidade e não com pedantismo, para que, quem leia, desfrute sem medo nem pavor da sua emoção intelectual… e possa continuar a pensar por si próprio.

Sobre o autor:
Fernando Savater é filósofo, ensaísta e escritor. Dedicou grande parte da sua vida a ensinar nas mais prestigiadas universidades, tentando sempre cultivar o gosto dos mais jovens pela filosofia. Os seus livros foram escritos com o objectivo de que todos, dos adolescentes aos mais crescidos, percam o medo e enfrentem as questões filosóficas. E não é que conseguiu?