sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Apresentação da obra de Senos da Fonseca

Hoje, sexta-feira, dia 5, o autor Senos da Fonseca estará presente na livraria Bertrand do Forum Aveiro, pelas 21 horas, para o lançamento da sua mais recente obra "Embarcações que Tiveram Berço na Laguna" (Papiro Editora). A apresentação desta obra ficará a cargo da Drª Ana Maria Lopes.

Através da selecção de cinco embarcações - o mercantel, a ílhava, o moliceiro, o barco do mar e o varino - reconhecidas como das mais simbólicas saídas das mãos da mestrança naval local, intentámos estudá-las, e às suas características e técnicas de construção, em todas as suas vertentes: histórica e funcional. Através de meios documentais que nos permitem fixar uma cronologia do seu aparecimento no panorama lagunar, julgamos ter conseguido associar essas embarcações, instrumentos privilegiados da ofensiva do homem contra a natureza adversa, aos momentos capitais em que se verificaram mudanças profundas na geografia local.

Encontro com Júlio Magalhães - Dias 6 e 20 na Feira do Livro de Portimão

Apresentação da colecção "As Mulheres da República" - 5 de Agosto na Feira do Livro de Portimão

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quer ganhar livros?

Em parceria com a Editorial Bizâncio, o site VerPortugal está a realizar um passatempo até ao dia 31 de Agosto. Todos os participantes podem habilitar-se a ganhar um exemplar dos livros “Os Mistérios de Jerusalém” e “A Nova Europa”.
Criado este ano, o site www.verportugal.net pretende ser o novo roteiro turístico do país, mas de uma forma dinâmica, activa e inovadora. Por isso, não percam este passatempo e os próximos… Para participar, obter mais informações ou consultar o regulamento do passatempo visite: http://www.verportugal.net/

Planeta: As grandes novidades para a rentrée

Em Setembro o país volta a mexer e está aí o que se costuma designar por rentrée. Um dos períodos mais férteis do ano no que diz respeito a novidades literárias promete não abrandar até ao Natal.
A Planeta preparou um roteiro de grandes títulos e revela aqui o melhor do que vai poder ler nos próximos meses.

Ficção – Autores de Língua Portuguesa
Romance

Rui Zink
O amante é sempre o último a saber
Há três anos, desde que escreveu O Destino Turístico, que Rui Zink não publica nenhum romance. Este livro marca o regresso do autor à ficção e é o primeiro romance inédito de Zink editado pela Planeta.
Os protagonistas são uma mulher poderosa e um professor de karaté – Teresa e Tano. Passado entre Portugal e o Japão, esta é uma improvável história de amor com a marca inconfundível da ironia de um ficcionista de primeira água da nossa literatura.
Nas livrarias em Outubro.

Edney Silvestre

Se eu fechar os olhos agora
O primeiro romance do consagrado jornalista e escritor brasileiro. Este livro foi premiado com uma das maiores distinções literárias: o prestigiado Prémio Jabuti 2010 para Melhor Romance.
O escritor valter hugo mãe, apelidou-o de «magnífico retrato do instinto humano. Este livro é viciante. Este livro é absolutamente viciante.»
Edney Silvestre constrói uma trama electrizante e comovente, repleta de referências a um dos momentos mais importantes do cenário político e cultural do Brasil e do mundo.
A história passa-se numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense, em Abril de 1961, quando dois meninos de 12 anos encontram o corpo de uma mulher, que foi morta e mutilada, nas margens de um lago. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido. Começam uma investigação, ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, que acaba por se tornar, para estas duas crianças, num terrível caminho de amadurecimento para chegar à vida adulta.
Nas livrarias em Setembro/Outubro.

Ficção – Estrangeiros

Romance

Carlos Ruiz Záfon
O Princípe da Neblina
Considerado uma das maiores revelações literárias dos últimos anos, o novo romance a ser editado em Portugal deste autor bestseller, decorre numa aldeia da costa sul inglesa durante o Verão de 1943. Três jovens terão de enfrentar um diabólico personagem capaz de tornar realidade todos os desejos em troca de um elevado preço.
Nas livrarias em Setembro/Outubro.

Ana Maria Matute

A Torre de Vigia
Depois de Paraíso Inabitado, chega agora o primeiro romance de uma trilogia medieval desta prestigiada escritora catalã de 86 anos, vencedora do Prémio Cervantes 2010.
Este é um romance peculiar, narrado na primeira pessoa e situado num mítico reino medieval, mágico e sensual. A descoberta do mundo e dos seus conflitos, a memória, o desejo e a dificuldade em firmar as relações da infância na adolescência marcaram os anos do jovem herói, um prisioneiro num mundo onde tudo é governado por instintos primitivos, como o amor, ódio, violência, solidão, crueldade e nostalgia. Um retrato alternativo de um universo inquietante e misterioso e, ao mesmo tempo, selvagem e apaixonado.
Nas livrarias em Outubro.
A autora virá a Portugal de 11 a 13 de Outubro para a apresentação do livro.

Juan José Millás
O que sei dos homenzinhos
O novo romance de um dos mais reconhecidos e premiados autores ibéricos, cuja obra está traduzida em vinte e três línguas.
A história é profunda e reveladora: a rotina diária de um professor universitário é perturbada pelo aparecimento de réplicas perfeitas em miniatura de seres humanos que se movem com facilidade através do mundo dos homens. Um dia, um desses homens, criados à imagem do professor, procura estabelecer uma ligação especial com ele concedendo-lhe desejos. Neste livro, o professor narra o último destes secretos encontros, que é também o mais intenso e perigoso, assim como descobre onde vivem, que hábitos têm e a sua vida sem inibições torna-se o seu pior pesadelo.
Nas livrarias em Novembro.

Ficção – Autores Estrangeiros

Thriller Histórico

Javier Sierra
O Anjo Perdido
Depois de oito anos sem escrever nenhum romance, este livro marca o regresso do escritor espanhol à ficção. Conhecido do público português pelos livros A Última Ceia e A Senhora do Manto Azul, Javier Sierra, tem estado sempre, nos últimos anos, nos tops americanos.
Este é um thriller emocionante que convida o leitor a entrar numa viagem repleta de história e mistério. Júlia Alvarez trabalha na restauração do pórtico de Santiago de Compostela e recebe uma notícia devastadora: o marido foi raptado numa região remota da Turquia. Na busca da libertação do marido Júlia ver-se-á envolvida em meandros que não desejaria conhecer.
Nas livrarias em Outubro.
Javier Sierra virá a Portugal nos dias 24 e 25 de Outubro para o lançamento deste thriller histórico.

Ficção – Autores Estrangeiros
Policial

Asa Larsson
Sangue Derramado
Depois de Aurora Boreal, chega agora o novo livro da consagrada autora do romance policial escandinavo. A história é construída como um thriller até ao fim, com cenas capazes de deixar o leitor sem fôlego.
É Verão na Suécia, onde o sol brilha e a meia-noite eterna do Inverno foi esquecida. Neste momento mágico, uma pastora protestante é encontrada morta com sinais de tortura na cidade de Kiruna. Ela era uma lutadora femininista amada por uns e odiada por outros. Evidentemente, nem todos aceitam uma mulher na Igreja.
Rebecka Martinsson volta para Kiruna, onde cresceu, e vê-se desde logo envolvida neste caso misterioso; só ela será capaz de desmascarar os habitantes desta cidade gelada.
Para quem não perde um bom mistério, é um crime não ler…
Nas livrarias em Outubro.

Ficção – Autores Estrangeiros
Fantástico

Lauren Kate
Tormento
O segundo volume de uma tetralogia romântica e sobrenatural de Lauren Kate, iniciada com Anjo Caído.
Esta história de amor entre anjos e humanos, cujos direitos de adaptação para o cinema estão já comprados pela Disney, apaixonou milhares de leitores e a sequela Torment já alcançou o estatuto de bestseller, poucos dias após a sua publicação.
Neste segundo livro Lucinda tem como certo que ela e Daniel estão destinados a ficar juntos para sempre. No entanto, são forçados a separar-se, numa tentativa desesperada de salvar Luce.Quando começa a descobrir mais sobre as suas vidas passadas, Luce começa a suspeitar que Daniel está a esconder algo.
Nas livrarias em Outubro

Alexandra Adornetto

Halo
Foi o livro de Bolonha o ano passado e, na sua estreia, já está em 4.º lugar na lista dos mais vendidos do New York Times.
A história tem como pano de fundo o sobrenatural. Três anjos, Gabriel, Ivy e Bethany foram enviados pelo Céu, para travar as forças do mal que se estão a instalar nos sentimentos dos seres humanos.
A missão parece fácil, mas tudo pode acontecer quando um anjo não sabe viver pelos padrões humanos e pior ainda se apaixona por um humano.
Nas livrarias em Novembro.


Não-Ficção - Autores de Língua Portuguesa
Desenvolvimento Pessoal

Mónica Menezes
Muito à frente- A App de Sobrevivência do Adolescente Português

A estreia literária da jornalista portuguesa Mónica Menezes. É um livro sobre adolescentes, essencial para filhos e também para pais. Sem conselhos paternalistas e sem condescendências, escrito num tom cúmplice e terra a terra, próximo dos leitores a quem se dirige este é o manual perfeito para cada adolescente “controlar a cena” da sua vida e para os pais entrarem no universo daqueles estranhos seres em que os seus filhos parecem ter-se transformado.
Um livro que reúne informações, pistas, sugestões e respostas às grandes dúvidas e dificuldades sentidas pelos adolescentes, mesmo as que eles não gostam de confessar que têm: namoro, sexo, redes sociais, escola, pais, dependências...
Figuras públicas do mundo da moda, rádio, televisão, música e teatro - como Ana Free, Roberta Medina, Diogo Infante, Fernando Alvim, Ana Sofia, Cândida Pinto, entre muitos outros – aceitaram o desafio da autora e deixam o seu conselho para cada dilema dos jovens.
Nas livrarias em Setembro.

Ensaio


Lya Luft
Múltipla Escolha
Depois do estrondoso sucesso de Perda & Ganhos, a poetisa e romancista brasileira Lya Luft volta mais uma vez a surpreender.
Múltipla Escolha, aborda vários aspectos da vida: os tabus relativos à sexualidade, a comunicação virtual, o sombrio universo das drogas, os mitos existentes em relação à velhice numa sociedade marcada pelo culto à juventude.
Nas livrarias em Setembro.

Não-Ficção - Autores Estrangeiros
Autobiografia

Nelson Mandela
Um Longo Caminho para a Liberdade
Depois de muitas biografias que se escreveram sobre Nelson Mandela, este livro é a primeira autobiografia de um dos grande chefes morais e políticos do mundo.
Neste livro de memórias escrito por si próprio, Mandela conta-nos a sua extraordinária história de vida, uma narrativa de luta, dor, derrota, esperança renovada e triunfo final. Um livro indispensável.
Nas livrarias em Outubro

Infanti/Juvenil


David Mackintosh
O Maurício da Gama é Novo Cá na Escola
Um livro para aprender a conviver e a fazer amigos, dirigido aos leitores dos 6 aos 10 anos.
O Maurício da Gama é um tipo esquisito. Chegou agora à escola e é diferente de todos! Quando convida a turma para a festa de anos dele, os colegas torcem o nariz e apostam que não se vão divertir nem um bocadinho…
Mas afinal o Maurício da Gama vai revelar-se uma bela surpresa, tal como David Mackintosh, o autor e ilustrador deste divertido livro sobre a aceitação da diferença, que é uma revelação da literatura infantil anglo-saxónica.
Nas livrarias em Setembro.

Sérgio Luís de Carvalho
O Caminho dos Presidentes da República
No seguimento de O Caminho dos Reis de Portugal, Sérgio Luís de Carvalho sintetiza de forma clara, rigorosa e simples, as biografias dos presidentes da República Portuguesa, desde a implantação da República até à actualidade.
No ano em que se assinala o centenário da eleição do primeiro Presidente – Manuel de Arriaga, eleito pelo parlamento a 24 de Agosto de 1911 – O Caminho dos Presidentes é um livro fundamental para todos os jovens leitores que, como auxiliar de estudo ou por simples curiosidade, queiram ou precisem de saber tudo sobre a história da nossa República. Inclui um caderno de actividades para testar os conhecimentos adquiridos.
Nas livrarias em Outubro.

Elizabeta Gnone

Fairy Oak – O Capitão Grisman e o Amor
Depois da trilogia Fairy Oak, de onde O Segredo das Gémeas, O Encanto das Trevas e O Poder da Luz, representaram emocionantes aventuras, esta nova saga de Elizabeta Gnone, que terá quatro volumes, volta a ter como narradora Feli, que agora já tem 15 anos, e a história começa a partir do final do último livro da primeira saga: O Poder da Luz.
Todos os volumes da série Fairy Oak são impressos em papel 100% reciclado e tratado ecologicamente, respeitando ao máximo o meio ambiente.
Nas livrarias em Outubro

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Novidades Presença para a 1.ª quinzena de Agosto

Título: Uma mulher de sonho (Por cada exemplar adquirido, oferta de um leque exclusivo. Limitado ao stock existente.)
Autor: Fern Michaels
P.V.P.: 15,75 €
Nº na Colecção: 44
Data 1ª Edição: 02/08/2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4409-8
Nº de Páginas: 304
Sinopse: Uma Mulher de Sonho conta-nos a história de Rosie Gardener, uma mulher que, já nos trinta e com excesso de peso, se deixa seduzir por Kent Bliss, um mulherengo atraente que apenas está interessado no estilo de vida luxuoso que Rosie lhe pode proporcionar. Rosie acaba por casar com Kent, e o desastre confirma-se. Desprezada pelo marido, reúne finalmente coragem para o mandar embora e decide recuperar a auto-estima através de um regime de dieta e de exercício físico. Mas, mais do que tudo, são os amigos e a inabalável vontade de vencer da própria Rosie que a levam a agarrar a vida com uma paixão que nunca imaginara possuir.


Título: A Delicadeza
Autor: David Foenkinos
P.V.P.: 13,41 €
Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 509
Data 1ª Edição: 02/08/2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4575-0
Nº de Páginas: 232
Sinopse: Nathalie e François podiam ser personagens de um conto de fadas. Desde que se conheceram, a sua relação irradia uma felicidade sem mácula. Mas não estamos perante o clássico girl meets boy. O que David Foenkinos nos oferece neste romance que explora o lado mais lúdico da ficção é uma análise séria, inteligente e bem-humorada do comportamento amoroso, capaz de nos fazer apaixonar pelos dois protagonistas e de nos envolver profundamente no seu drama humano.


Título: Contigo para Sempre
Autor: Takuji Ichikawa
P.V.P.: 13,95 €
Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 510
Data 1ª Edição: 02/08/2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4576-7
Nº de Páginas: 248
Sinopse: Quando Mio, de vinte e nove anos, morre de doença, deixa para trás Takumi, um marido problemático, e Yuji, o filho de cinco anos. Mas um dia, enquanto estes passeiam num bosque, eis que a reencontram, confusa e sem qualquer memória do que lhe aconteceu. Mio quer saber o que esqueceu, por isso o marido conta-lhe a sua história, à medida que procura respostas para a reaparição da mulher e tenta reconciliar-se com a perspectiva de a ir perder uma segunda vez… Um romance mágico e comovente sobre o poder redentor do tempo e das recordações.

Contigo Para Sempre é a história de amor mais lida no Japão e em Hong Kong, cujo enorme sucesso inspirou um filme, uma série para a televisão e uma banda desenhada.

Título: E Nunca Deixe de Dançar
Autor: Gordon Livingston
P.V.P.: 10,72 €
Colecção: Orientações
Nº na Colecção: 59
Data 1ª Edição: 02/08/2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4577-4
Nº de Páginas: 128
Sinopse: Este novo livro de Gordon Livingston traz-nos trinta verdades que nos ajudam a viver com mais coragem e alegria. Com uma compreensão profunda do tumulto emocional que rege as nossas vidas, um sentido infalível do que é realmente importante e uma grande capacidade de perseverança face às maiores adversidades, o autor reorienta a nossa percepção das questões que determinam a satisfação plena e a realização pessoal, apresentando situações concretas nas quais nos podemos rever e dando-nos conselhos úteis para que possamos adequar os traços da nossa personalidade aos reveses da vida e vivermos com mais harmonia.


Título: Paixões Secretas
Autor: Anna Godbersen
P.V.P.: 13,95 €
Nº na Colecção: 3
Data 1ª Edição: 02/08/2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4578-1
Nº de Páginas: 280
Sinopse: Este terceiro volume da série Princesas de Nova Iorque tem início dois meses após o emocionante regresso de Elizabeth Holland. Manhattan espera ansiosamente que ela retome o seu lugar nos píncaros da vida social de Manhattan. Entretanto Henry e Penélope são agora o casal sobre o qual convergem todas as atenções, enquanto Caroline Brand, a ambiciosa amiga de Penélope, é agora a rica herdeira na mira da imprensa. Mas nada está garantido, sobretudo desde que alguém anda a passar certas informações aos ávidos jornalistas... Uma admirável reconstituição da época e um enredo subtilmente construído.


Título: A cidade secreta - 2ª parte
Autor: Tea Stilton
P.V.P.: 7,65 €
Nº na Colecção: 6
Data 1ª Edição: 02/08/2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4579-8
Nº de Páginas: 128
Sinopse: «Conseguirão as Tea Sisters encontrar Gonzalo Tantocerdo e entrar na cidade secreta dos Incas? Esperam-vos novas e extrarráticas aventuras!»


Título: A Princesa Emília e a Estrela dos Desejos
Autor: Vivian French
P.V.P.: 4,95 €
Colecção: O Clube Tiara
Nº na Colecção: 12
Data 1ª Edição: 02/08/2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4584-2
Nº de Páginas: 80
Sinopse: O fim do período escolar está quase a chegar, mas será que a Princesa Emília tem pontos de tiara suficientes para ganhar a sua Faixa de Prata? E irá ela ser convidada para o Baile de Prata? Ou será que a Princesa Diamantina vai estragar tudo, recusando-se a acreditar na estrela dos desejos?

Passatempo A Delicadeza

O blogue Marcador de Livros, em conjunto com a Editorial Presença, tem para oferecer 1 exemplar do livro de David Foenkinos, A Delicadeza.

Regras do Passatempo:
- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 16 de Agosto.
-
Para participarem terão de responder acertadamente às três perguntas presentes no formulário abaixo.
- O premiado será sorteado aleatoriamente e o seu nome
será publicado neste blogue e o mesmo será avisado por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.

As respostas ao passatempo poderão ser encontradas aqui

domingo, 31 de julho de 2011

A Delicadeza - David Foenkinos [Opinião]


Título: A Delicadeza
Autor: David Foenkinos
Título Original: La Délicatesse
Tradução: Catarina Almeida
Páginas: 232
Colecção: Grandes Narrativas Nº 509
PVP: 14,90€
Data de Publicação: 2 Agosto 2011~

Sinopse:
Nathalie e François podiam ser personagens de um conto de fadas. Desde que se conheceram, a sua relação irradia uma felicidade sem mácula. Mas não estamos perante o clássico girl meets boy. O que David Foenkinos nos oferece neste romance que explora o lado mais lúdico da ficção é uma análise séria, inteligente e bem-humorada do comportamento amoroso, capaz de nos fazer apaixonar pelos dois protagonistas e de nos envolver profundamente no seu drama humano.
A minha opinião:
Depois de mais de cinco anos de um casamento de sonho, Nathalie perde François, que morre vítima de atropelamento. Inconformada por perder o seu grande amor, Nathalie entra num processo de luto profundo, isolando-se de tudo e todos.

Apesar de muita ajuda por parte dos amigos, há um em particular que se quer aproveitar de toda a situação para se aproximar mais desta jovem e bela viúva: Charles, o patrão, que se embeiçou por ela da primeira vez que lhe fez a entrevista de emprego. A falta de carácter de Charles vai ser revelada ao longo do romance, primeiro pela insistência no romance, apesar de ser casado, e por não admitir que a sua funcionária não querer não ter qualquer tipo de relação com ele a não ser a profissional.

No entanto, de uma reunião surge um acto irreflectido: Nathalie decide beijar na boca o mais improvável dos seus colegas: um sueco altíssimo, desengonçado, desinteressante. Começa aí a nascer o seu novo amor.

As referências literárias, artísticas e cinematográficas são uma constante ao longo do livro o que o enriquece ainda mais e o que me fez gostar ainda mais de o ler.
De uma escrita directa, fácil e atractiva, gostei de conhecer este autor e de ler "A Delicadeza".
Excertos:
“Ninguém compreende aqueles que dizem que querem estar sós”
“Cada um lê aquilo que o seu corpo escreve”.