terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cura - Robin Cook [Opinião]



Título: Cura
Autor: Robin Cook
Colecção: Obras de Robin Cook
Preço: 19.75€
Pp.: 368

Agora que o neuroblastoma, potencialmente fatal, que tomou conta do seu filho parece estar em plena remissão, a médica legista de Nova Iorque, Laurie Montgomery, volta às suas funções, no Gabinete de Medicina Legal, onde trabalha há mais de duas décadas.
Preocupada com a incerteza de ainda ter, ou não, capacidade para o seu trabalho depois da longa ausência, Laurie depara-se com um primeiro caso, que é nada menos do que um puzzle altamente perigoso e da maior importância, que envolve o crime organizado e duas empresas recém-criadas de biotecnologia, num jogo de audazes. Apesar dos conselhos e avisos dos seus colegas e do seu marido, o também colega Jack Stapleton, Laurie está determinada a resolver o mistério que este caso representa.
Satoshi Machita, um ex-investigador da Universidade de Quioto, é o detentor de uma patente extremamente valiosa que diz respeito às células estaminais induzidas pluripotentes, que serão a base para a construção de uma indústria de triliões de dólares na área da medicina reconstrutiva. Quando este morre numa plataforma do metropolitano de Nova Iorque, cheia de pessoas, Laurie terá de decidir se a sua morte se deve a causas naturais, ou a algo… mais diabólico.
Nas sombras, escondem-se pessoas que gostariam de ver Laurie bem longe da morte de Satoshi. Apesar das ameaças que recebe, ela insiste, até que estas começam a tornar-se bem reais e afectam a pessoa que ela mais ama no mundo: o seu filho J. J.
Subitamente, Laurie não terá outra escolha senão resolver o crime e salvar o filho.

A minha opinião:


Já não lia Robin Cook há algum tempo e estava curiosa com este novo livro do autor. Talvez por a expectativa ser muito alta este não foi dos livros que mais gostei. Um pouco confuso inicialmente, devido aos muitos nomes dos personagens japoneses, vi-me um pouco baralhada e foi difícil para mim entrar na história. Mas depois do enredo começar a fluir nunca mais consegui parar de ler. Como é habitual, Robin Cook transporta-nos para cenários de thriller médico, onde as personagens de Laurie Montgomery, médica legista, e Lou, o detective que investiga os casos, são uma constante nos seus romances policiais.
Em Cura, Laurie, após uma longa pausa de licença de maternidade, depara-se com um caso estranho de uma morte que aparentemente parece natural, mas que lhe desperta algum interesse porque algo lhe diz que de natural tem pouco...
Curiosa com sempre, começa a investigar e descobre que por detrás dessa morte está o crime organizado e Máfia japonesa, que procura a todo o custo encontra uma valiosíssima patente que diz respeito a células estaminais que poderá curar doenças degenerativas.
Mais uma vez entrei no mundo da ciência médica e da investigação criminal que me agrada bastante.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt