quarta-feira, 28 de março de 2012

Ainda Sonho Contigo - Fannie Flagg [Opinião]


Título: Ainda Sonho Contigo
Autor: Fannie Flagg
Género: Ficção - Romance
PVP: 14,99€
N.º de Páginas: 328
Data de Saída: 2 de Março


«Ainda Sonho Contigo» é um romance em que descobrimos que todos, mortos ou vivos, temos um segredo. Um romance de coragem e mistério, contado com humor encantador.
Maggie é a protagonista desta história, uma mulher que parece sempre feliz, já concorreu a Miss América e é a melhor vendedora de casas da cidade, mas vive sozinha. No jardim, gostaria de ouvir risos de dois ou três filhos, mas não tem nenhum. Maggie, a mulher por cuja ternura e humanidade nos vamos apaixonar, tem data marcada para se suicidar.

«Fannie Flagg escreveu um livro que é uma dádiva maravilhosa para todos nós - cinco estrelas» Amazon

A minha opinião:Maggie tem tudo para ser feliz. É uma vendedora de sucesso, linda e com um corpo invejável, e, ao que tudo parece, nada que a preocupe.
No entanto, sem que nada o faça prever, esta mulher está planear, com todo o pormenor, o suicídio.
Na sua lista dos prós e contras encontra mais prós para colocar termo à vida uma vez que nada de relevante fez: não construiu uma família, abandonou o homem que realmente amava, não teve filhos... no fundo, não tem por que viver. “Ela era como um pacote de leite cujo prazo de validade estava a terminar”.Mas o tempo vai dando alguns motivos para ir adiando a data da sua morte.
Desta forma, o livro mostra-nos que há sempre uma razão para querer viver e a todo o momento a vida pode mudar de rumo e encontrarmos a felicidade.
No entanto, achei que narrativa andou em demasia às voltas com a personagem principal tornando-se por vezes bastante maçador e repetitivo. Mais para o fim dei-me a gostar bem mais da história escondida por detrás da casa que acabaria por ficar para Maggie, da família Crocker, que poderia ter sido bem mais explorada, como uma história paralela. Uma história mais rica e bem mais interessante.

Sem comentários: