quinta-feira, 26 de abril de 2012

'Regresso às Raízes' de Tim Pears é um dos finalistas do IMPAC

O mais recente romance de Tim Pears, Regresso às Raízes, editado em março de 2011 pela Civilização, é um dos dez finalistas do reputado IMPAC Dublin. O vencedor vai ser anunciado a 13 de junho próximo. Um pai que tenta dar sentido à sua vida após perder a filha num acidente de automóvel em que ele era o condutor. Em desespero, resolve reencontrar-se com o seu passado e com o mundo da Natureza. Rapta os outros filhos e embarca numa longa e trágica viagem. Com cinco romances publicados, Tim Pears pode vir agora a juntar a Hawthornden Prize, Ruth Hadden Memorial Award e Lannan Award o prémio literário mais valioso do mundo (cem mil euros) para uma obra de ficção escrita em língua Inglesa.
Regresso às Raizes é, segundo o Telegraph, um romance “com uma história muito poderosa” e impressionante. O Guardian descreve-o como “profundamente comovente” e o Sunday Times como “cativante, impressionante”. O mesmo Sunday Times assegura ainda que “Pears é mestre a dar um significado às coisas do dia-a-dia”.
Mas os elogios à escrita prodigiosa de Pears não ficam por aqui. O New York Times considera o autor de Regresso às Raízes “Um contador de histórias dotado […] como Thomas Hardy […] está preocupado com a dignidade do trabalho, a força do destino e as consequências da paixão humana”. Já o Times garante: “A França do século XIX tem Balzac: nós temos Pears para traçar o nosso destino e as nossas loucuras”.
Tim Pears nasceu em 1956, cresceu em Devon e, com apenas dezasseis anos de idade, abandonou a escola e começou a trabalhar. Teve vários empregos menores antes de começar a estudar na National Film and Television School. Tim Pears publicou já cinco romances, entre os quais In the Place of Fallen Leaves, galardoado com o Hawthornden Prize e o Ruth Hadden Memorial Award, Na Terra da Abundância, adaptado para uma série dramática de dez episódios pela BBC (e transmitido pela RTP), e Blenheim Orchard.
Tem sido Escritor Residente no Festival de Literatura de Cheltenham, e na Royal Literary Fund Fellow da Universidade de Oxford Brookes, e ensinou escrita criativa no Ruskin College e noutros locais. Tim Pears vive em Oxford com a mulher e os filhos.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt