terça-feira, 17 de abril de 2012

Segredos do passado - Mary Nickson [Opinião]


Título: Segredos do passado
Autor: Mary Nickson
PVP: 17.90€
N.º de Páginas: 420

Depois de A Ilha dos Encantos, uma narrativa sobre os contrastes do amor e o poder da amizade na paradisíaca ilha de Corfu, Mary Nickson convida os leitores para uma viagem até à Escócia. É aí, entre lagos e vales verdejantes e castelos encantados, que se desenrola o seu mais recente romance, Segredos do Passado, uma história apaixonante de três mulheres que decidem mudar de vida e lutar pela sua felicidade.

Há cinco anos, Isobel e Giles inauguraram um centro de artes na sua mansão escocesa. Agora, com mais um curso de escrita criativa prestes a iniciar-se, aguardam a chegada de um grupo a contas com o passado.
Determinada a começar uma nova vida, Louisa Forrester parte para a Escócia em busca de aventura, novos relacionamentos e de uma segunda oportunidade.

Marnie Donovan é uma jovem americana que, após um passado marcado por vários abandonos, decide dar um novo sentido à vida. E para tal, quer encontrar a casa de infância de que a misteriosa benfeitora tanto lhe falara e assim honrar a sua memória.

Isobel Grant é uma mulher divertida e a perfeita anfitriã. Mas enquanto tenta manter as aparências de uma vida familiar idílica, enfrenta o maior desafio da sua vida, que coloca em causa o próprio casamento.

No decorrer do curso, Louisa e Marnie sentem uma crescente atração pelo enigmático Christopher Piper e, em pouco tempo, vão ser forçadas a encarar os seus medos mais recônditos e as escolhas que fizeram.

A minha opinião:
Depois de ter lido A Ilha dos Encantos no ano passado, não fiquei nada desiludida com este segundo livro de Mary Nickson. Da paisagem lindíssima da ilha de Corfu passamos para a verde, mas sombria Escócia para conhecer, sobretudo, três encantadoras mulheres. Todas elas com algo em comum: batalhadoras, sofredoras, mas com muita força interior.
Um curso de escrita criativa vai juntá-las e mudar o rumo das suas vidas.
Se por um lado temos a anti-social Marnie, um a jovem que odeia a mãe desde tenra idade; por outro existe a exuberante e extrovertida Louise que vê no curso uma possibilidade de encontrar uma nova paixão, já que deixaram para trás um romance fracassado. Depois há ainda Isobel, tia de Louise e dinamizadora do curso, uma mulher apaixonada por Giles, seu marido, mas que tem de viver para sempre com um erro do seu passado.
Durante o curso e à medida que vão escrevendo sobre as suas vidas, todos os alunos se ficam a conhecer mais, e depressa surge o interesse de Marnie e Louisa por Christopher, mas só uma irá arrebatar o seu coração.
Em algumas circunstâncias identifiquei-me muito com Marnie, sobretudo na parte da sua “incapacidade” para conhecer novas pessoas e invejei Louisa pela sua espontaneidade.
As histórias secretas de cada uma das personagens são brilhantes, levando o leitor a querer saber mais e mais das suas vidas. Por isso mesmo, gostava de ter sabido o desfecho de algumas personagens que ficaram em aberto como o caso do casal Stanley e Win. Quanto a Louisa pensei que o final seria mais maquiavélico e não tão triste.

Sem comentários: