sexta-feira, 9 de março de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Festival Literário da Madeira

Francisco José Viegas, Afonso Cruz, Inês Pedrosa, Júlio Magalhães, Joel Neto e muitos outros escritores portugueses e estrangeiros vão marcar presença na 2.ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM), que decorre entre os dias 15 e 18 de março, no Funchal.

A comitiva portuguesa, reforçada por um conjunto significativo de autores madeirenses, partilhará mesas de debate com escritores oriundos de Espanha, dos EUA, da China, de Itália e de Cuba, numa iniciativa conjunta da Booktailors — Consultores Editoriais e da editora Nova Delphi.

O primeiro dia do festival ficará marcado, na sua sessão de abertura, por uma conferência sobre a vida e obra de Agustina Bessa-Luís, proferida pela escritora Inês Pedrosa. Tal como Agustina, este festival promete nascer adulto e arrebatar os madeirenses das formas mais variadas.

Fernando Pinto do Amaral e Jaime Rocha juntam-se ao poeta chinês Yang Lian, ao poeta americano Barry Wallenstein, ao poeta e compositor de música celta italiano Francesco Benozzo e ao contrabaixista italiano Massimo Cavalli, para protagonizar a performance de música e poesia «Ser poeta não é uma invenção minha», pensada e dirigida por Donatella Bisutti.

Pôr os madeirenses em contacto direto com alguns dos principais escritores nacionais e estrangeiros é apenas um dos motivos que animam a organização. Para isso em muito contribuirá a presença dos autores nas escolas dos vários concelhos da Madeira. Calheta, Câmara de Lobos ou Santana são alguns dos concelhos cujas escolas receberão os escritores que participam no festival. Esta ação estender-se-á inclusive à Universidade da Madeira, onde decorrerá um dos encontros do FLM.

As mesas de debate, marcadas para o Teatro Municipal Baltazar Dias, terão como mote a frase: «Éramos felizes e não sabíamos». A partir daqui nascem variações sobre o tema que levarão os escritores a debater a relevância da crítica literária, o desaparecimento da poesia das livrarias ou a literatura contemporânea enquanto retorno aos clássicos.

A edição deste ano do FLM decorre no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, sem deixar de garantir sessões com autores em várias escolas da Madeira. Em paralelo e ao longo de todo o Festival, realizar-se-á uma feira do livro.

Clube do Autor reedita ADEUS, PRINCESA Uma história de amor e morte no coração do Alentejo

Título: Adeus, Princesa
Autor: Clara Pinto Correia
PVP: 15,80
N.º de Páginas: 332

Uma história envolvente e uma caracterização social verdadeiramente apurada fazem de Adeus, Princesa um romance intemporal. Veja-se o drama terrível que em 1985 dizia estritamente respeito ao Alentejo e que se apoderou hoje do país inteiro.

Romance incontornável na carreira literária de Clara Pinto Correia, Adeus, Princesa foi um dos romances da década de 80. Vasco Pulido Valente, Vasco Graça Moura, Urbano Tavares Rodrigues e Assis Pacheco, entre outros, não lhe popuparam elogios.

Estamos em 1985 e tudo começa com um crime. Numa vila alentejana uma rapariga do liceu, Mitó, é a principal suspeita da morte do seu namorado, um alemão da Base Aérea de Beja. Um jornalista e um fotógrafo de um jornal de Lisboa tentam, localmente, recolher informações, testemunhos e elementos sobre um caso que está longe de ser simples. Na verdade, cada um tem uma versão muito pessoal dos factos e os diversos pontos de vista revelam-se contraditórios.

Na sequência do 25 de Abril, na febre de um processo então celebrado e triunfal a que se deu o nome de Reforma Agrária, os proprietários foram expulsos e os camponeses ocuparam-lhes as terras. Formaram cooperativas. Tinha chegado a hora. A terra, agora, era dos homens e das mulheres que a lavravam. O mundo ia todo ser outro. Muito melhor.

Dez anos mais tarde, quando o estagiário e o fotógrafo chegam a Beja, já este sonho grandioso se desfez em cacos. As cooperativas agrícolas estão a desaparecer, a sociedade está decadente, as mercearias deixaram de vender fiado, os jovens estão perdidos, os problemas humanos são impressionantes…

Sobre Adeus, Princesa

«O melhor romance destes últimos anos.» l Vasco Pulido Valente, Semanário (1987)

«Adeus, Princesa é um dos livros notáveis de 1985.» l Vasco Graça Moura

«Uma obra extremamente interessante, plena de irrequietude, de humor, de gozo e desfastio, e também de ternura profunda». l Urbano Tavares Rodrigues

«Uma imaginação inquieta e um extraordinário ouvido para as falas coloquiais.» l
Assis Pacheco

Sobre a autora:

Clara Pinto Correia nasceu em Lisboa em 1960. É licenciada em Biologia na Universidade de Lisboa. Em 2004 prestou provas de agregação na Universidade de Lisboa, passando a ser Professora Catedrática.

Presentemente é visting scholar no Department of Biology no Amherst College, e membro do Centro de Estudos da História e Filosofia da Ciência. É também escritora, com mais de cinquenta títulos publicados, cronista e tradutora, tendo frequentemente trabalhado em rádio e televisão.

George Martin em Portugal

Lançamento de "Colar de Contos", de Leonor Mexia

Da autoria de Leonor Mexia, o livro Colar de Contos, que integra a coleção infantil de autores portugueses O Mundo das Histórias, vai ser apresentado no próximo dia 11 de março, domingo, às 16 horas, num evento que terá lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

A sessão contará com a participação especial dos Pequenos Músicos de Miramar, que levarão a cabo uma encenação cantada do conto A estrela particular.
quinta-feira, 8 de março de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Resultado do passatempo No Calor dos Trópicos

Obrigada a todos que participaram no passatempo "No Calor dos Trópicos" realizado pelo Marcador de Livros, num total de 183 participações.

O feliz contemplado com um exemplar do livro é:
23 -
Inês Alexandra Lopes Agostinho (Alpiarça)

Além de o seu nome figurar no blogue, o contemplado foi ainda avisado através de email.
terça-feira, 6 de março de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Entre as novidades Planeta destaque para o último de Cassanda Clare: A Cidade dos Anjos Caídos: Caçadores de Sombras 4


Título: A cor da memória
Autor: Care Santos
Páginas: 484
PVP: 20,95€
Na livrarias desde 26 de Fevereiro

Na convulsa e fascinante Barcelona do modernismo, a matriarca de uma das sagas mais prestigiosas da cidade prepara a mudança para o seu novo lar, um lindíssimo palacete vizinho do então incipiente Paseo de Gracia.
As paredes dessa casa serão o zeloso guardião de vidas repletas de ambição, segredos inconfessáveis e paixões ocultas.
Essa é a herança que o tempo confiará a Violeta, última da estirpe: o passado, visto do presente é sempre um quebra-cabeças a que faltam peças...
Care Santos traça um grandioso fresco histórico e social que nos convida a reflectir sobre a débil memória que legamos às gerações futuras.
Apaixonante e viciante, A Cor da Memória é uma história de intriga, romance e tragédia com
o pano de fundo de um mundo que desapareceu para nunca mais voltar.

Depois de Carlos Ruiz Zafón um novo grande romance com o irresistível fascínio de Barcelona.
A Cor da Memória converteu-se num sucesso internacional.

Desde a sua publicação em Espanha, em 2011, os direitos foram vendidos para França, Itália, Alemanha, Holanda, Suécia, Noruega, Grécia, Roménia, Polónia…. E o fenómeno continua a crescer.
Um livro que se desdobra como um quebra-cabeças de personagens reais e ficcionais desde o século XIX até os dias de hoje com a Barcelona modernista como pano de fundo e uma alta temperatura emocional.
Os ambientes da Barcelona de Gaudí, o retrato do tempo e das cores dos primeiros anos do século XX, os pátios e os quartos fechados das casas onde tudo se cobre de mistério.
Vida, amor, paixão artística, espiritismo, viagens, guerra civil, riqueza perdida e fantasmas numa intriga sem descanso.

«A Cor da Memória é o meu romance mais ambicioso. Para mim há um antes e um depois desta história. Apenas espero que aos meus leitores lhes suceda o mesmo.» Care Santos
«O poder deste romance não está na ideia, no conceito, na sensação; está na forma como nos faz mudar a percepção das coisas e de nós próprios.» La Vanguardia
«Emocionará a maioria dos leitores.» El Periódico

Título: Como ajudar as crianças a enfrentar a perda de um entre querido
Autor: William C. Kroen
PVP: 14,41€
N.º de Páginas: 160
Tradução: Victor Antunes
Nas livrarias desde 27 de Fevereiro

Do conceituado psicoterapeuta William C. Kroen, que se notabilizou na terapia a crianças com problemas emocionais e de comportamento.
Como posso falar aos meus filhos sobre a morte?
O devo dizer-lhes quando me perguntarem porquê?
As crianças devem assistir a velórios e enterros?
Posso chorar de desgosto à frente do meu filho?
Numa linguagem simples e desprovida de termos técnicos, o psicólogo William C. Kroen ajuda-nos a compreender o que percebe e apreende uma criança, desde bebé até aos 18 anos, e o que sente quando se vê confrontada com a morte de uma pessoa
muito amada.
Um guia fundamental não só para pais como para todos nós.
Com extrema sensibilidade, o autor recorre a inúmeros casos reais, que ajudam a esclarecer a necessidade de as crianças compreenderem a morte, sofrerem, recordarem e continuarem a viver.

Sobre o autor:
William C. Kroen tem um mestrado em Counseling Psychology pelo Boston State College e um doutoramento pelo Boston College.
Psicoterapeuta reformado, é autor de vários livros e artigos sobre parenting e psicologia. Ao longo da sua carreira foi professor, adjustment counselor e mediation specialist nas escolas públicas de Cambridge, Massachusetts, onde fez aconselhamento e terapia a crianças em situação difícil ou com problemas emocionais e de comportamento.

Novidades Chá das Cinco para Março

Título: Paixões à solta
Autor: Jill Mansell

Daisy MacLean é a diretora de um delicioso hotel rural. Desde que o seu marido infiel morreu num acidente de carro, tem-se mantido solteira e boa rapariga. Mas agora não confia em homens bonitos e charmosos, e é por isso que a antiga estrela de rugby, Dev Tyzack, não tem nenhuma hipótese em a conquistar. Pensa ela…
Infelizmente o passado de Daisy está a intrometer-se no seu futuro. Quando menos espera, aparece Barney, o porteiro, com algo que pertencera ao marido que Daisy pensava ter conseguido esquecer. E para aumentar a confusão, não faltam outras personagens excêntricas como Tara, a criada sempre infeliz no amor; Dominic, cujo casamentos e vai realizar no hotel mas que já não quer aquela noiva; ou o próprio pai de Daisy que mantém uma relação secreta.Desta caótica torrente de paixões à solta só poderá resultar um grande desastre. Ou talvez não!


Título: Testemumha mortal
Autor: J.D. Robb

Na noite em que a tenente Eve Dallas e o seu marido Roarke assistem à estreia de uma peça de teatro baseada numa história de Agatha Christie, testemunham a morte ao vivo de Richard Draco, o ator principal, assassinado por uma faca real em pleno palco. Eve rapidamente se vê a assumir o clássico papel do detetive que tem de descobrir o autor do crime.Mas todos os suspeitos tinham uma razão para desprezar a vítima,um misógino que abusava de mulheres, incluindo uma que sabia ser sua filha. O conflito emocional de Eve torna-se mais intenso à medida que avança no caso pois o seu próprio passado volta a assombrá-la. Só Roarke poderá protegê-la e tentar curar Eve do negrume desse passado. Se falhar, talvez não haja um futuro…

Novidades Saída de Emergência para Março

Título: Highlander - Para além das brumas
Autor: Karen Marie Moning

UM LAIRD FASCINANTE
Ele era conhecido por todo o reino como Açor, lendário predador de campos de batalha e alcovas. Não havia mulher capaz de recusar o seu
toque, mas mulher alguma lhe fizera jamais estremecer o coração — até uma vingativa fada trazer Adrienne de Simone, aos trambolhões, da Seattle dos tempos atuais para a Escócia medieval. Cativa num século que não era o seu, ousada até mais não, sem papas na língua, ela era um desafio irresistível para o conquistador do século XVI. Coagida a casar-se com Açor, Adrienne jurou mantê-lo à distância — mas a sua doce sedução devastou tal resolução.

UMA PRISIONEIRA NO TEMPO
Ela tinha um perfeito “não” nos seus perfeitos lábios para o famigerado laird, mas Açor jurou que ela haveria de sussurrar o seu nome com desejo, implorando a paixão que ele ansiava por inflamar dentro dela. Nem mesmo as barreiras do tempo e do espaço o deteriam na conquista do seu amor. Apesar da sua incerteza quanto a seguir os impulsos do seu coração apaixonado, as reservas de Adrienne não igualavam a determinação de Açor em mantê-la ao seu lado…



Título: Iceberg
Autor: Clive Cussler

O gigantesco iceberg no Atlântico Norte era um túmulo flutuante. A colossal massa de gelo encerrava um navio no seu interior; selado de tal forma que nem o mastro era visível. Uma patrulha da guarda costeira percebeu que algo se escondia no seu interior. Deixaram marcas para enviar uma equipa de investigação, mas alguém apagou a sinalização para que este local não fosse encontrado novamente. Duas figuras foram avistadas no local. Eis um mistério dos mares comparável ao Triângulo das Bermudas. Mas, para o Major Dirk Pitt, o maior aventureiro da Agência, esta foi a primeira pista de uma sequência de acontecimentos fantásticos que o levarão muito perto e demasiadas vezes à beira da morte. Que sinistra e bizarra conspiração se desenrola nas inóspitas tundras da Islândia? Que segredo macabro se esconde debaixo de um Iceberg?


Título: Wicked Lovely - Sombras radiantes
Autor: Melissa Mar

SENDO METADE HUMANA E METADE FADA, ANI DEIXA-SE LEVAR PELOS SEUS APETITES.
Esses mesmos apetites também atraem inimigos poderosos e aliados incertos,incluindo Devlin. Este foi criado para ser um assassino e é irmão da fria elógica Rainha Suprema das fadas, e da sua gémea caótica, a encarnação da Guerra. Devlin sabe que é o único que pode manter Ani a salvo das suas irmãs. E se falhar, será o único responsável pela sua morte.Mas Ani não é de se deixar proteger enquanto os outros lutam as suas batalhas por si. Tem a coragem de se defender e a capacidade de alterar os planos de Devlin – bem como a sua vida. Ambos se atraem. Ambos se temem. E temem também pela segurança um do outro. Mas, à medida que se tornam mais íntimos, uma ameaça maior coloca em perigo todo o Mundo das Fadas.Será que ao salvarem o reino feérico vão perder-se um ao outro?

Título: John Carter
Autor:
Edgar Rice Burroughs

Estreia do filme John Carter nas salas de cinema em Março, com efeitos especiais ao nível do Avatar

Quando John Carter da Virgínia, perseguido por um grupo sanguinário de Apaches, se refugia numa caverna do Arizona, acaba por abriras portas de um universo de ação e aventuras sem igual. Subitamente transportado para um Marte habitado por exóticas princesas, temíveis guerreiros e as mais ferozes feras que a imaginação pode conceber, Carter dispõe apenas da sua honra e coragem para sobreviver num planeta decadente e hostil. Em John Carter, Edgar Rice Burroughs, criador do imortal Tarzan,constrói um mito da era moderna que marcou de forma indelével gerações de leitores e influenciou as obras de incontáveis criadores.Publicado agora pela primeira vez em Portugal numa edição comemorativa do seu centenário, com introdução contextualizada do crítico literário João Seixas, é a oportunidade única de conhecer pela primeira vez um clássico intemporal.



Título: Segredo de Prata
Autor: Patricia Briggs

Depois de ter escapado a custo das garras de Marsilia, a temível rainha dos vampiros, Mercy só deseja paz e sossego para se integrar no bando de lobisomens do seu companheiro. Mas as coisas começam logo mal…Quando tenta devolver um livro mágico, descobre que este contém segredos que as fadas farão tudo para proteger. E de seguida informam-na de que um amigo desapareceu e que as fadas estão envolvidas. Ou seja, só lhe resta usar os seus poderes – sobrenaturais e humanos – para se salvar a si e aos seus amigos. Como se não fosse suficiente enfrentar o mundo implacável e perigoso das fadas, Mercy ainda tem de lidar com o lado depressivo do seu amigo Samuel(mas será só um amigo?), cada vez mais atormentado pelo conflito entre a sua natureza humana e animal. Conseguirá Mercy Thompson encontrar uma forma de manter o seu mundo e amigos ilesos?


Título: Avatar de Kushiel
Autor: Jacqueline Carey

A nação de Terre d’Ange é um lugar de beleza e graça sem par. Diz-se que os anjos deram com a terra e a acharam boa… e que a raça resultante da semente dos anjos e dos homens se rege por uma simples regra: Ama à tua vontade. Phèdre nó Delaunay é uma mulher atingida pelo Dardo de Kushiel, eleita para toda a vida experimentar a dor e o prazer como uma coisa só. O seu caminho tem sido estranho e perigoso, e ao longo de todo ele o devotado espadachim Joscelin tem estado a seu lado. A natureza dela é uma tortura para ambos, mas ele jamais violou o seu voto: proteger e servir.Agora, os planos de Phèdre põem a promessa de Joscelin à prova, já que ela jamais esqueceu o seu amigo de infância, Hyacinthe. Passou dez longos anos em busca da chave para o libertar da sua eterna servidão, um acordo por ele feito com os deuses — tomar o lugar de Phèdre em sacrifício e com isso salvar uma nação. Phèdre não pode perdoar — nem a si própria nem aos deuses. Está determinada a agarrar uma derradeira esperança de redimir o seu amigo, nem que isso signifique a morte.A busca irá levar Phèdre e Joscelin mundo fora, para cortes distantes onde reina a loucura e as almas são moeda de troca, e por um lendário rio abaixo até uma terra esquecida de quase todo o mundo.E até um poder tão imenso que ninguém ousa proferir o seu nome.

As Horas Distantes - Kate Morton [Opinião]


Título: As Horas Distantes
Autor: Kate Morton
Tradução: Cristina Correia
Págs: 528
Capa: mole com badanas
PVP: 18,80 €


O enredo:
Tudo começa quando uma carta, perdida há mais de meio século, chega finalmente ao seu
destino...
Evacuada de Londres, no início da II Guerra Mundial, a jovem Meredith Burchill é acolhida pela família Blythe no majestoso Castelo de Milderhurst. Aí, descobre o prazer dos livros e da fantasia, mas também os seus perigos.
Cinquenta anos depois, Edie procura decifrar os enigmas que envolvem a juventude da sua mãe e a sua relação com as excêntricas irmãs Blythe, que permaneceram no castelo desde então. Há muito isoladas do mundo, elas sofrem as consequências de terríveis acontecimentos
que modificaram os seus destinos para sempre.
No interior do decadente castelo, Edie começa a deslindar o passado de Meredith. Mas há outros segredos escondidos nas paredes do edifício. A verdade do que realmente aconteceu nas horas distantes do Castelo de Milderhurst irá por fim ser revelada...

A minha opinião:
As Horas Distantes marcam a minha estreia com a escritora australiana Kate Morton. Apesar de bastante curiosa com os seus anteriores livros, sobretudo com O Jardim dos Segredos, só agora me vi finalmente tentada a debruçar-me sobre a sua leitura e em boa hora o fiz.
Apesar de retratar épocas totalmente diferentes, muitas vez me vi transportada para o universo Brontë, que tal como estas, as personagens de As Horas Distantes se tornaram órfãs de mãe desde tenra idade, e apenas uma irmã teve vida amorosa.
Tudo começa quando a mãe de Eddie, Meredith, recebe uma carta com mais de cinquenta anos que a deixa bastante transtornada. Isso leva que a sua filha sinta curiosidade por saber mais sobre o passado da sua mãe, parcamente revelado, levando-a a descobrir um segredo tão bem guardado, levando-a à altura da Segunda Guerra Mundial e ao Castelo de Milderhurst. É aí que conhece as misteriosas irmãs Blythe e a curiosidade adensa-se.
Viajando no tempo entre os anos de 1992 e 1939/1941 Kate Morton consegue facilmente arrebatar o leitor com os segredos guardados nas horas distantes do castelo. O que está para além do romance de O Homem da Lama, o que leva as gémeas Percy e Saffy e a irmã mais nova Juniper a nunca terem saído de Milderhurst, mesmo após a degradação do castelo, e o facto de nunca terem sequer casado.
Gostei de ser levada nesta magia, e vi-me a desejar nunca chegar ao fim do livro. Resta-me ir a uma livraria mais próxima e comprar os dois livros anteriores da autora e deliciar-me com a sua leitura.


segunda-feira, 5 de março de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Ouro do Inferno é o novo thriller do espanhol Eric Frattini. Chega às livrarias a 15 de março, com a chancela da Porto Editora

Título: Ouro do Inferno
Autor: Eric Frattini
Tradução: Carlos Romão
Págs.: 448
Capa: mole com badanas

PVP: 16,60 €

Ouro do Inferno é o novo thriller do espanhol Eric Frattini, especialista em terrorismo que colabora com a União Europeia. Chega às livrarias a 15 de março, com a chancela da Porto Editora, e junta Nazis e o Vaticano, numa parceria no mínimo polémica.
A obra aborda o final da Segunda Grande Guerra, a morte de Hitler e os planos para a construção do Quarto Reich… com a ajuda da Igreja Católica. O autor considera que o livro «tem um terço de fantasia, um terço de realidade e um terço de recriação da realidade».
Em 2010, a Porto Editora publicou O Labirinto de Água, romance em que Frattini ficciona a possibilidade de a Igreja Católica esconder uma alternativa à versão oficial da vida e morte de Jesus Cristo.
Eric Frattini, que nasceu no Perú, é uma personalidade multifacetada. Enquanto jornalista, foi correspondente televisivo em vários países, como Israel e o Líbano. Atualmente, trabalha como consultor: é especialista na área do terrorismo e costuma dar palestras para inúmeras forças de segurança, incluindo as portuguesas. É também professor universitário e, claro, escritor: publicou mais de vinte ensaios e três romances.

Sinopse:
Berlim, 1945: entre os escombros de uma capital arrasada, Hitler enfrenta as suas últimas horas de vida. Ou será que não?
Numa Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial, o jovem seminarista August Lienart vê-se implicado numa operação de grande escala: uma organização enigmática tenta encontrar uma via de escape para os nazis e lançar os alicerces para a construção do Quarto Reich.
Quem estará por trás da sinistra organização secreta em cujas teias se enreda Lienart? Estará a Igreja Católica envolvida na fuga dos criminosos de guerra? Uma incrível e fascinante intriga, plena de suspense e mistério, até à última página.

Sobre o autor:
Eric Frattini foi correspondente no Médio Oriente e residiu em Beirute e Jerusalém.
É autor de mais de uma vintena de ensaios, entre os quais se conta Os Papas e o Sexo e o recente Mossad. A sua obra foi traduzida para várias línguas e editada em 47 países.
Realizador e guionista de dezenas de documentários de investigação para as principais cadeias espanholas de televisão, colabora assiduamente em diferentes programas de rádio e TV.
Ministra frequentemente cursos e conferências sobre segurança e terrorismo islâmico a várias forças policiais, de segurança e inteligência de Espanha, Grã-Bretanha, Portugal, Roménia e Estados Unidos.
Ouro do Inferno é o seu terceiro romance. Os anteriores, El Quinto Mandamiento e O Labirinto de Água (Porto Editora, 2010), foram ambos traduzidos para 14 línguas
Mais informações em: www.ericfrattini.com

Críticas:
Eric Frattini mistura realidade e ficção de forma magistral. Em Ouro do Inferno, traz-nos os aspetos mais interessantes da mitologia nazi. O resultado é um livro fascinante. Luís Miguel Rocha

Presença edita obra completa de Florbela Espanca

A vida de Florbela Espanca deu origem a um filme, com realização e argumento de Vicente Alves do Ó, que irá estrear no dia 8 de Março. O filme tem uma dimensão biográfica e explora o mundo interior da poetisa num período em que Florbela Espanca parou de escrever.
Depois da publicação dos três primeiros volumes da contista portuguesa, a Editorial Presença continua a reunir a totalidade da sua obra num conjunto de quatro volumes onde os leitores poderão reencontrar um universo poético, ficcional e epistolar.
Com introdução e organização de José Carlos Seabra Pereira, que também assina o prefácio sobre a obra e o seu «mito literário», acrescentando notas histórico-literárias, estas podem ser consideradas edições de referência acessíveis a um vasto público. Os três volumes publicados são uma versão corrida e o resultado de um trabalho rigoroso e especializado que garantiu a fixação do texto e a sua interpretação.

OBRA POÉTICA - VOLUME I (Setembro de 2009)
Este primeiro volume das Obras «Obras de Florbela Espanca» inclui os três livros de poesia que, entre outros projectos concebidos pela escritora, não só foram por ela preparados para publicação, mas também conduzidos até à edição que, embora sujeita a contingências, ficou legitimada pela sua vontade de autora: Livro de Mágoas, publicado em 1919, Livro de Soror Saudade, dado a lume em 1923, e Charneca em Flor, que saiu do prelo em Janeiro de 1931, logo após a morte da poetisa.



OBRA POÉTICA VOLUME II (MARÇO 2010)
Este segundo volume das «Obras de Florbela Espanca» inclui a produção literária de Trocando Olhares, o grande caderno manuscrito que engloba 145 textos da produção poética (e três contos) de Florbela Espanca nos anos de 1915, 1916 e 1917, em parte publicada pela autora em periódicos e em parte inédita à data da sua morte; Reliquiae, um conjunto de 28 poemas, sensivelmente da época de Charneca em Flor, coligidos postumamente e publicados pela primeira vez em 1931; e alguns poemas esparsos.

CONTOS - VOLUME III (OUTUBRO 2011)
Este terceiro volume das Obras de Florbela Espanca inclui os livros de contos, publicados postumamente - As Máscaras do Destino (1931) e O Dominó Preto (1982) - e ainda em apêndice quatro textos da juventude da autora: «Mamã!» (1907), «A Oferta do Destino» (1916), «Amor de Sacrifício» (1916) e «Alma de Mulher» (1916).












CORRESPONDÊNCIA - VOLUME IV - ainda sem data de publicação

Série baseada no livro "Pápa Quilómetros" estreia em março

O livro Pápa Quilómetros, do chef Ljubomir Stanisic, que a Casa das Letras publicou em 2011, deu origem a um programa de televisão que levou o chef sérvio a percorrer Portugal de Norte a Sul, em busca dos melhores sabores do nosso país. A série, que terá o mesmo nome do Linklivro, vai para o ar em finais de março no novo canal FOX 24 Kitchen. Espreite aqui o vídeo de apresentação do programa.

João Morgado vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012

Com o romance «Diário dos Imperfeitos», João Morgado foi o vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012.
Estavam 71 obras a concurso sob pseudónimo e a decisão foi tomada por um conjunto de jurados, constituído por um representante Município de Gouveia, um representante da Associação Portuguesa de Escritores e um representante da Associação Portuguesa de Críticos Literários.
João Morgado lançou em 2010 o seu primeiro romance “Diário dos Infiéis”, editado pela Oficina do Livro e lançou recentemente um livro de contos, «Meio-Rico».
O autor da obra é natural da Covilhã.
Actualmente é professor do Instituto Politécnico de Setúbal e trabalha como consultor e formador na área da Comunicação, tendo já sido colaborador do jornal Público e mais recentemente do semanário Sol.

Novidades Civilização para Março

FICÇÃO/NÃO FICÇÃO

Título: Os Segredos dos Outros
Autor: Louise Candlish
N.º de Páginas: 384
Tradução: Ana Cunha
Capa: Mole
PVP: 15.90€
Sinopse: Ginny e Adam Trustlove chegam de férias a Itália, destruídos por uma tragédia pessoal. Duas semanas numa casa na margem do tranquilo lago de Orta é exatamente aquilo de que precisam para restaurarem a sua fé na vida – e um no outro. Vinte e quatro horas mais tarde, o silêncio é interrompido. A família Sale chega à casa principal da propriedade: Marty, um homem bem-sucedido, Bea, a sua bela esposa, e a sua prole privilegiada e confiante. Não demora muito até Ginny e Adam serem atraídos para o círculo, especialmente quando a filha adolescente, Pippi, traz um novo amigo. Porque há qualquer coisa em Zach que deixa toda a gente imediatamente encantada, qualquer coisa que liberta antigos segredos – e cria segredos novos e chocantes.
E contudo, nenhum deles suspeita que a chegada de Zach às suas vidas possa ser tudo menos uma coincidência…


Título: E a Banda Continuou a Tocar…
Autor: Christopher Ward [CENTENÁRIO DO NAUFRÁGIO A 14 DE ABRIL de 2012]
N.º de Páginas: 272
Tradução: Michelle Hapetien
Capa: Mole
PVP: 15.90€
Sinopse: No dia 14 de abril de 1912, o Titanic chocou contra um icebergue na sua viagem inaugural e afundou-se. Mil e quinhentos passageiros e tripulantes perderam a vida. Quando a ordem para abandonar o navio foi dada, a orquestra pegou nos seus instrumentos e continuou a tocar no convés. Ainda tocava quando o navio se afundou. O violinista de vinte e um anos, Jock Hume, sabia que a sua noiva, Mary, estava grávida do primeiro filho – a mãe do autor. Cem anos mais tarde, Christopher Ward revela uma dramática história de amor, perda e traição, e o catastrófico impacto da morte de Jock em duas famílias escocesas muito diferentes. (…)

FICÇÃO JUVENIL

Título: Matilda
Autor: Roald Dahl
N.º de Páginas: 264
Tradução: Maria da Fé Peres
Capa: Mole
PVP: 10.99€
Sinopse: O pai de Matilda Wormwood é um vigarista malvado e velhaco. E a mãe dela não passa de uma idiota. Os dois pensam que Matilda é uma maçadora que devia ver mais televisão e ler menos livros! Mas a menina Honey, a adorável professora de Matilda, considera-a um génio. Matilda tem alguns truques escondidos na manga, por isso, é melhor que estes pais horrorosos e a diretora da escola, mais horrorosa ainda, tenham cuidado.

Título: A Música da Lua (Leila Blue - N.º 2)
Autor: Miriam Dubini
N.º de Páginas: 176
Tradução: Francesco Mai
Capa: Mole
PVP: 9.20€
Sinopse: Leila acaba de descobrir que é uma bruxa, mas não é uma bruxa qualquer! Ela é a Sem Fragmento: a primeira bruxa com um coração puro! Dentro de alguns dias, começará com as aulas de magia e, o melhor de tudo, vai aprender a voar numa vassoura. Entretanto, nas aulas de música, a pequena bruxa encontra Astra e as duas tornam-se de imediato as melhores amigas. Leila vai ajudá-la a preparar-se para a audição com Joyce Q, a famosíssima cantora que está a selecionar novos talentos pelo mundo fora. Astra faria qualquer coisa para ganhar as audições… e Florian sente logo que algo não bate certo!

Título: Terror na Casa Tupper (Will Moogley – Agência de Fantasmas n.º 7)
Autor: Pierdomenico Baccalario
N.º de Páginas:
Tradução: Francesco Mai
Capa: Mole
PVP: 9.20€
Sinopse: Will acaba de receber uma notícia bombástica: o seu assistente Tupper está prestes a mudar-se para longe de Manhattan. É verdade que Tupper é um zero à esquerda, mas Will, de repente, percebe que não pode abdicar do seu único e fiel amigo. É então necessário convencer os pais de Tupper a desistirem da ideia de se mudarem para uma vivenda em New Jersey. Haverá melhor meio de dissuasão que os fantasmas Fedontes, o Eterno Fedorento, o inquietante Liquidonius e o terrível Rátila?

LIVRO ILUSTRADO – INFANTO-JUVENIL

Título: O Caso dos Rabos Trocados
Autor: Peter Bently
Ilustrador: Mei Matsuoka
N.º de Páginas: 32
Capa: Dura
PVP: 11.50€
Sinopse: Hoje é dia de baile e todos os cães são convidados. O espetáculo de cabaré vai deixá-los animados! Tudo começou numa bela noite de verão, em que não havia um único cão que não estivesse no baile a dançar. Mas as coisas não correram como seria de esperar… Abre este livro e diverte-te com tanta loucura canina! Nunca se viu um baile de cães assim!


Título: Mais de 160 piadas de bolso - Vol. 5
N.º de Páginas: 128
Capa: Mole
PVP: 6.50€
Sinopse: Estes livros são perfeitos para guardar na mesa-de-cabeceira ou levar para todo o lado contigo, e proporcionarão a
todos, crianças e adultos, muitos momentos animados para cada dia do ano…Contêm histórias engraçadas, anedotas,
adivinhas e trava-línguas que vão fazer rir toda a gente, durante todo o ano.

Título: Mais de 160 piadas de bolso - Vol. 6
N.º de Páginas: 128
Capa: Mole
PVP: 6.50€
Sinopse: Estes livros são perfeitos para guardar na mesa-de-cabeceira ou levar para todo o lado contigo, e proporcionarão a
todos, crianças e adultos, muitos momentos animados para cada dia do ano…Contêm histórias engraçadas, anedotas,
adivinhas e trava-línguas que vão fazer rir toda a gente, durante todo o ano.

Título: Mundo dos Rapazes (Coleção Riscos e Rabiscos)
N.º de Páginas: 128
Capa: Mole
PVP: 9.90€
Sinopse: Desenha, rabisca, termina e dá cor às imagens arrojadas deste livro. São divertidas, engraçadas e fantásticas, e és tu
quem decide transformar cada página numa obra de arte extraordinária.


Título: Mundo das Raparigas (Coleção Riscos e Rabiscos)
N.º de Páginas: 128
Capa: Mole
PVP: 9.90€
Sinopse: Desenha, rabisca, termina e dá cor às imagens arrojadas deste livro. São divertidas, engraçadas e fantásticas, e és tu
quem decide transformar cada página numa obra de arte extraordinária.


Título: Diverte-te a Completar Animais (Coleção Riscos e Rabiscos)
N.º de Páginas: 32
Capa: Mole
PVP: 4.40€
Sinopse: É divertido terminar os animais deste livro. Acrescenta manchas, riscas, curvas e bolas para criares um verdadeiro
Jardim Zoológico.