sexta-feira, 23 de novembro de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Gradiva - eventos

Sessão de lançamento de A Mão do Diabo de José Rodrigues dos Santos
A sessão terá lugar no dia 23 de Novembro, pelas 18h30m, no auditório II da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na Av. Boavista, nº 4245, no Porto.

Seguir-se-á uma sessão de autógrafos. Entrada livre.


No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica e da comemoração do 4º Aniversário do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, realizar-se-á a sessão de lançamento da obra Outras Terras no Universo - Uma história da descoberta de novos planetas de Nuno Cardoso Santos, Luís Tirapicos e Nuno Crato, no dia 24 de Novembro, das 10h00 às 12h00, no Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no R/C do Dep. de Física (Rua Larga, no Polo I), em Coimbra.

Seguir-se-á uma sessão de autógrafos. Entrada livre



Outras Terras no Universo conta a história da descoberta de novos planetas, à volta de outras estrelas. Uma grande parte desta história é contada na primeira pessoa por um seus dos protagonistas, o astrofísico Nuno Cardoso Santos (CAUP). O lançamento, que terá lugar no dia 24 de Novembro, pelas 19h00, no Centro de Astrofísica (Planetário) da Universidade do Porto, na Rua das Estrelas, s/n, no Porto, conta com a presença de dois dos co-autores, Nuno Cardoso Santos e Luís Tirapicos. Este evento será precedido pela palestra "A confirmação experimental da existência do bosão de Higgs", apresentada pelo Professor Doutor Orfeu Bertolami (FCUP)

Seguir-se-á uma sessão de autógrafos.


Pipocas com Telemóvel e outras histórias de falsa ciência de David Marçal e Carlos Fiolhais 
No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica e da comemoração do 4º Aniversário do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, realizar-se-á a sessão de lançamento da obra Pipocas com Telemóvel e outras histórias de falsa ciência de David Marçal e Carlos Fiolhais, no dia 24 de Novembro, das 10h00 às 12h00, no Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no R/C do Dep. de Física (Rua Larga, no Polo I), em Coimbra.
Entrada livre


Integrada na SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2012, sessão de apresentação da obra Pipocas com Telemóvel e outras histórias de falsa ciência de David Marçal e Carlos Fiolhais, no dia 24 de Novembro, pelas 17h00, no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Alameda dos Oceanos Lote 2.10.01, em Lisboa.

Os autores e o Pavilhão do Conhecimento aguardam-no com muitas, muitas surpresas.
Seguir-se-á uma sessão de autógrafos.
Entrada livre




Integrado na SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2012, no próximo dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica em homenagem ao grande divulgador da ciência português Rómulo de Carvalho, pelas 16 horas, o Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações, Alameda dos Oceanos Lote 2.10.01), acolhe os Prémios Ciência Viva.

Após 16 anos a promover a educação e a cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa, os Prémios Ciência Viva são lançados como reconhecimento de mérito excepcional na divulgação científica em Portugal.

O Grande Prémio distingue este ano a editora Gradiva e Guilherme Valente pelos 30 anos da colecção Ciência Aberta.

Não deixe de consultar também o programa de todas as outras iniciativas que vão ter lugar em todo país no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2012, em www.cienciaviva.pt.

Lançamento da biografia "Marcelo Rebelo de Sousa" de Vítor Matos. Apresentação por Leonor Beleza e Vicente Jorge Silva. Dia 28 de Novembro, 18h30, Faculdade de Direito de Lisboa


Saída de Emergência no Fórum Fantástico



Bem-vindos a Lisboa!

Bem-vindos à maior cidade da Europa livre, bem longe do opressivo império germânico. Deslumbrem-se com a mais famosa das jóias do Ocidente! A cidade estende-se a perder de vista. O ar vibra com a melodia incansável da electricidade.
Deixem-se fascinar por este lugar único, onde as luzes nunca se apagam, seja de noite, seja de dia. Aqui, a energia eléctrica chega a todos os lares providenciada pelas fabulosas Torres Tesla.
Nuvens de zepelins sobem e descem com as carapaças a brilhar ao sol. Monocarris zumbem por todo o lado a incríveis velocidades de mais de cem quilómetros à hora. O ar freme com o estímulo revigorante
da electricidade residual. Bem-vindos ao século XX!
Lisboa no Ano 2000 recria uma Lisboa que nunca existiu. Uma Lisboa tal como era imaginada, há cem anos, por escritores, jornalistas, cientistas e pensadores. Mergulhar nesta Lisboa é mergulhar numa utopia que se perdeu na nossa memória colectiva.
quinta-feira, 22 de novembro de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Porto Editora - Convite - 'Refeições em 15 Minutos', de Jamie Oliver


Ricardo Sáinz de Medrano, coautor do livro "Felipe & Letízia, el compromisso real" vem a lisboa promover o livro "D. Manuel II. O Último Rei de Portugal. A Vida No Exílio"

A vida de D. Manuel II, o último rei de Portugal, suscita um enorme interesse É a vida de um rei cuja figura ficou marcada por um rasto de saudade, quase um mito para monárquicos e nostálgicos, e por um profundo desconhecimento, especialmente dos anos do seu prolongado e frustrante exílio em Inglaterra.

Um homem que morreu cedo de mais, em 1932, de forma inesperada, e sem deixar filhos como garante essencial da continuidade dinástica da histórica Casa de Bragança.


Ricardo Mateos Saínz de Medrano conhecido historiador espanhol e coautor do livro Felipe & Letízia, el compromisso real, e autor de outras obras dedicadas a família real espanhola como: La família de la reina Sofia, La reina Maria Cristina e Los desconocidos infantes de Espana, dedicou 30 anos da sua vida ao estudo da história e da genealogia das famílias reais da europa.

Nesta obra apresenta a parte menos conhecida da vida do rei, o seu exilio e particularmente a sua personalidade, as suas ocupações quotidianas. É sem dúvida um livro que mostra a parte menos investigada da vida deste rei.


Nos dias 29 e 30 e Novembro o autor vai estar em Lisboa para falar sobre este rei. Contar episódios desconhecidos e mostrar a dimensão mais íntima e humana de D. Manuel II.


Com este livro viajamos no tempo desde a triste queda da monarquia portuguesa nos últimos anos da dourada Belle Époque até à crise económica e política que levou à Segunda Guerra Mundial. Descobrimos o vínculo forte que o unia à sua mãe, a rainha D. Amélia, a sua relação com a pátria que o acolheu, Inglaterra, e o seu amor profundo por Portugal, um país, um trono a que tentou regressar, mas a que nunca retornaria.


Conhecemos grandes personagens como o rei Jorge V, seu primo e apoio fundamental, Alfonso XIII de Espanha, outro primo que lhe desperta os receios frente às ambições expansionistas, Guillermo II da Alemanha, a sua amada atriz Gaby Deslys, os amigos de diversão na noite londrina, e outras distintas princesas que poderiam ter-se tornado rainhas de Portugal. A sorte coube à princesa Augusta Vitória de Hohenzollern, leal companheira, ela própria uma figura desconhecida e contestada numa Inglaterra em guerra com a Alemanha.

Novidade Oficina do Livro: Debaixo de Fogo, de Paulo Camacho_ Memórias e emoções de um repórter de guerra

Título: Debaixo de Fogo
Autor:
Paulo Camacho
PVP: 14,90€
e-book: 10,98€
N.º de Páginas: 280

Memórias e emoções de um repórter de guerra


Sobre o livro
:
Um livro que permite recordar alguns dos marcos mais importantes da História contemporânea, sob o olhar de Paulo Camacho. São 28 anos de jornalismo, resumidas em 12 histórias sobre reportagens que fez durante os conflitos armados, invasões ou guerras em todo o mundo.

Ao serviço da BBC, Expresso e SIC, Paulo Camacho cobriu uma boa parte dos conflitos mais importantes que ocorreram no mundo desde meados da década de 80. Esteve em Bagdad no início das duas guerras do Golfo, várias vezes na guerra civil angolana, na guerra civil de Moçambique, no caos da Somália, nos confrontos da África do Sul depois da queda do apartheid, na guerra do Congo/Zaire quando o ditador Mobutu foi afastado, nos ataques israelitas ao Líbano ou na queda dos regimes do Bloco de Leste, como na Roménia e Checoslováquia.


Neste livro, partilha as suas memórias desses tempos, as emoções de quem presenciou o inferno na Terra e a forma que encontrou para se defender de experiências extremas, como assistir à morte de crianças. Dos anos que Paulo Camacho esteve no centro dos acontecimentos, na força do relato radiofónico, no auge do jornalismo escrito e no arranque da televisão privada.


Com prefácio de Ricardo Costa e apresentação no lançamento de Pinto Balsemão.


Sobre o Autor: 

Paulo Camacho nasceu no Funchal em 1959. Casado, tem dois filhos e um neto. Abandonou a licenciatura em Direito para começar a trabalhar em jornais, aos 20 anos. Depois de passagens por A Capital, Tempo, A Tarde, Rádio Comercial e RTP, foi contratado pela BBC. Durante os cinco anos que viveu em Londres, foi correspondente da Agência ANOP, da Rádio Renascença e do Expresso, em cujos quadros entrou no regresso a Portugal. Foi co-fundador da SIC, onde permaneceu até 2007, tendo exercido funções de coordenador de informação, editor de internacional e apresentador de telejornais. É actualmente director de comunicação da ZON Multimédia. Debaixo de Fogo é o seu primeiro livro.

A mais aguardada estreia cinematográfica de 2012: O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

O Hobbit  de  J. R. R. Tolkien:

O prelúdio d’ O Senhor dos Anéis


A mais aguardada estreia cinematográfica de 2012

Esta é a história da aventura de um Baggins, que deu consigo a fazer e a dizer coisas completamente impensáveis…


Bilbo Baggins é um hobbit que desfruta de uma vida confortável e sem qualquer ambição. Ele raramente se aventura em viagens, não indo mais longe do que até à dispensa de sua casa, no Fundo do Saco. Mas este conforto será perturbado por Gandalf, o feiticeiro, e por um grupo de treze anões, que num belo dia chegam para o levar numa viagem «de ida e volta». Eles têm um plano para pilhar o espantoso tesouro de Smaug, o Magnífico, um dragão enorme e extremamente perigoso.


Encontros inesperados com elfos, gnomos e aranhas gigantes, um dragão que fala, e ainda a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos, são apenas algumas das experiências por que Bilbo passará.

O Hobbit é o prelúdio de O Senhor dos Anéis e já vendeu milhões de cópias desde a sua publicação, em 1937. É claramente um dos livros mais amados e influentes do século xx.


«Uma obra-prima incomparável», The Times

Apresentação "Amália - O Romance da Sua Vida" no Chiado


Lançamentos Civilização Editora: Novembro 2012

LIVRO ILUSTRADO – ADULTOS

Título: Prazeres Divinos 
Autor: Nigella Lawson [A SIC-M ESTREOU EM OUTUBRO O PROGRAMA NIGELLA: KITCHEN]
N.º de Páginas: 374
Tradução: Marlene Campos
Capa: Dura
PVP: 21,99€
Sinopse: Prazeres Divinos não ensina a ser exatamente uma fada do lar, mas a sentir-se uma fada do lar. Este livro de culinária, inspirador e delicioso, mostra-lhe que não é difícil fazer um tabuleiro de muffins ou um bolo recheado – mas é muito compensador. Este livro alimenta as nossas fantasias, compreende as nossas preocupações e traz bolos, tartes, empadas, conservas, sobremesas, pães e biscoitos de volta às nossas cozinhas. Com o seu talento especial para a escrita e a sua paixão pela cozinha, Nigella mostra-lhe tudo, de brownies a bagels, de crumble a tarte, de pizza a macarons, de doces a bolos.

FICÇÃO/NÃO FICÇÃO
 
Título: Predestinado (A Ordem das Trevas nº 1)
Autor: Philippa Gregory [O PRIMEIRO DE SÉRIE PARA JOVENS ADULTOS]
N.º de Páginas: 312
Tradução: Maria da Fé Peres
Capa: Mole
PVP: 10,99€
Sinopse: Estamos em 1453 e todos os sinais apontam para que o fim do mundo esteja iminente. Acusado de heresia e expulso do seu mosteiro, Luca Vero, um atraente jovem de 17 anos, é recrutado por um misterioso estranho para registar o fim dos tempos por toda a Europa. Obedecendo a ordens seladas, Luca é enviado a cartografar os medos da Cristandade e a viajar até à fronteira do bem e do mal. Isolde, de 17 anos, abadessa, está presa num convento para impedir que reclame a sua enorme herança. Quando as freiras ao seu cuidado enlouquecem com estranhas visões, sonambulismo e exibindo feridas que sangram, Luca é enviado para investigar e todas as provas incriminam Isolde. No pátio do convento constrói-se uma pira para a queimar por bruxaria. (…)

FICÇÃO JUVENIL
 

Título: O Esqueleto Debaixo do Teto (Os Detetives da Viela Voltaire n.º 7)
Autor: P. D. Baccalario, A. Gatti
N.º de Páginas: 160
Tradução: Francesco Mai
Capa: Mole
PVP: 9,20€
Sinopse: A família Gaillard está a passar as férias da Páscoa numa pequena e calma aldeia junto do rio Loire. Annette e Fabrice acham que vão ser as férias mais aborrecidas de sempre, mas em breve surge uma macabra descoberta no sótão da casa: um esqueleto escondido atrás de uma parede! Os detetives da Viela Voltaire reúnem-se novamente para fazer investigações entre os habitantes da aldeia e resolver um mistério sepultado há muito, muito tempo…


LIVRO ILUSTRADO – INFANTO-JUVENIL


Título: O Pai Natal e o Menino Jesus
Autor: Luísa Ducla Soares
N.º de Páginas: 28
Ilustrador: Maria João Lopes
Capa: Dura
PVP: 11,50€
Sinopse: Quem se celebra no Natal? Nesta quadra, os comerciantes e as crianças pedinchonas só pensam no Pai Natal e no seu saco cheiinho de prendas. E esquecem o Menino Jesus, todo nu, deitado nas palhinhas do presépio… Será que o Pai Natal lhe leva algum presente? Nesta história em que ambos entram, como é que eles se entendem?




Título: Muu
Autor: Matthew Van Fleet
N.º de Páginas: 18
Ilustrador: Matthew Van Fleet
Capa: Dura
PVP: 15,30€
Sinopse: Abas e janelas engenhosas, acompanhadas de textos relativos a animais, oferecem diversão interativa nesta introdução aos hábitos e sons distintos de sete espécies diferentes de animais da quinta. As crianças adorarão identificar e imitar cada animal.

Afonso Cruz recebe, hoje, prémio da União Europeia de Literatura

Afonso Cruz recebe, hoje, prémio da União Europeia de Literatura. A cerimónia terá lugar hoje, pelas 19h, no Albert Hall Complex, em Bruxelas, e será presidida pela comissária europeia de Cultura, Educação e Juventude, Androulla Vassiliou. Também presentes na cerimónia estarão o presidente do Conselho Europeu de Escritores, Pirjo Hiidenmaa, o presidente da Federação Europeia de Livreiros, John Mc Namee, e o presidente da Federação Europeia de Editores, Piotr Marciszuk.

Afonso Cruz foi galardoado pelo romance A Boneca de Kokoschka, publicado pela Quetzal em 2010.

O prémio da União Europeia para a Literatura consiste na nomeação de um Embaixador para a literatura e na eleição de um jovem talento de cada um dos países participantes.

Aquando da publicação, em 2010, A Boneca de Kokoschka recebeu elogios da imprensa especializada, tendo sido notado o estilo próprio e o universo singular da escrita de Afonso Cruz.

O romance centra-se na história do pintor Oskar Kokoschka que, quando terminou a relação com Alma Mahler, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Lançamento do livro «Nos bastidores dos telejornais», de Adelino Gomes‏


Planeta: Novidades do final de Novembro

Título: A Cozinha da Saúde
Autores:
Ferran Adriá, Valentín Fuster, Joseph Corbella

N.º de Páginas: 351 
PVP: 22,20 €
Disponível a 22 de Novembro  


Não há alimentos maus.
O segredo está na variedade e na moderação. Desfrutar dos alimentos não é incompatível com uma dieta saudável.


Ferran Adriá é um dos melhores cozinheiros do mundo.
Valentín Fuster é o director do Instituto Cardiovascular em Nova Iorque e um médico de prestígio mundial.
Josep Corbella é um jornalista reconhecido na área da saúde. Uma viagem alimentar pelas mãos deste trio, cujas inegáveis qualidades profissionais resultaram num livro único que ensina a utilizar os alimentos de maneira saudável, a comer fora de casa com qualidade, e a desfrutar em pleno da comida. A Cozinha da Saúde reconstitui a vida de uma família ao longo de um dia para ilustrar como se pode melhorar o pequeno-almoço, a compra, a conservação dos alimentos em casa ou a forma de os cozinhar, ao mesmo tempo que desmonta todos os mitos que já ouvimos falar. Este livro não se limita a falar de nutrição, também fornece conselhos práticos, receitas para o dia-a-dia, ideias e soluções para a cozinha, ensina a controlar o peso, a tensão arterial e o colesterol e as crianças a cuidar do seu corpo e a evitar vícios.
O leitor de A Cozinha da Saúde descobrirá como pessoas de todas as idades, com gostos e necessidades diferentes, podem partilhar a mesa e comer de forma prazenteira e equilibrada e levar uma vida sã.


No ano da sua publicação em Espanha, 2010, recebeu o Prémio Nacional de Gastronomia da melhor publicação.
Um livro obrigatório para os que pretendem melhorar a sua qualidade de vida sob a orientação da confiança que inspiram os seus autores. 


Sobre os autores:
Ferran Adrià é um dos cozinheiros mais reconhecidos do mundo. Começou a trabalhar no El Bulli em 1983 e foi nomeado chef de cozinha no ano seguinte. Desde então, este restaurante distinguiu-se pela sua vocação e inovação culinária, fruto do qual nasceram novos conceitos, técnicas e elaborações que estão hoje implantados no projecto da Fundación Alicia, que constitui um compromisso com a inovação e o mundo científico. Reconhecido como o Mejor Chef da década no ano 2010, o seu restaurante El Bulli foi eleito durante quatro anos consecutivos como o melhor restaurante do mundo.
Valentín Fuster é director-geral do Instituto Cardiovascular do Hospital Mount Sinai de Nova Iorque e do Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares (CNIC) em Espanha. Licenciado e doutorado em Medicina e Cirurgia, foi nomeado Doutor Honoris Causa por 27 universidades e é o único cardiologista que recebeu os galardões máximos das quatro principais organizações internacionais de cardiologia. As suas investigações sobre a origem do enfarte do miocárdio valeram-lhe, em 1996, o Prémio Príncipe de Asturias de Investigación. Um dos seus objectivos é integrar a investigação com a promoção da saúde através da educação da população. Para isso assumiu a presidência da Fundación Internacional SHE (Science, Health and Education), que tem como objectivo a divulgação da saúde entre os adultos e crianças e por isso é assessor científico da Rua de Sésamo. É também autor de La ciencia de la salud, Corazón y mente e Monstruos supersanos.
O jornalista Josep Corbella é o responsável da área da ciência no diário La Vanguardia desde 1993. Desde 2000 tem sido assessor de ciência e saúde de programas de rádio. As suas áreas de especialização são a biomedicina e a evolução humana. Recebeu o prémio do Instituto Danone de informação sobre nutrição. É autor de Sapiens. El largo camino de los homínidios hacia la inteligencia, e La ciencia de la salud, em colaboração com Valentín Fuster. 

 
Título: Camarate - Sá carneiro e as Armas para o Irão
Autor: Frederico Duarte Carvalho

N.º de Páginas: 304 
PVP: 18,85 €
Nas livrarias a partir de 22 de Novembro

Toda a verdade 32 anos depois. Este é o livro que se propõe pôr fim à maldição de Camarate

A 4 de Dezembro de 1980 Portugal perdeu um primeiro-ministro e um ministro na queda de uma avioneta.
Passados 32 anos mantém-se a mesma dúvida sobre o que efectivamente aconteceu neste atentado e quem são os principais encobridores da investigação.
Camarate – Sá Carneiro e as Armas para o Irão resulta de uma longa investigação feita pelo jornalista Frederico Duarte Carvalho onde reconstitui os factos e explica por que motivo conhecer a verdade, ainda hoje, pode colocar em perigo a estabilidade do regime em Portugal e noutros países, como os EUA e o Irão.
«Não se pode compreender Camarate se não se souber que Portugal era um país importante do ponto de vista geoestratégico, onde a Base das Lajes, nos Açores, desempenhava um papel essencial para o equilíbrio militar entre os EUA, a União Soviética e o Médio Oriente. Foi necessário recordar e perceber quem eram os personagens desta história nacional e internacional. De onde surgiram algumas figuras políticas, militares ou simples civis que se encontraram todos reunidos à volta de um interesse comum no dia 4 de Dezembro de 1980. Quais as suas motivações. Uns moviam-se por ideais, outros pela ganância financeira ou glória pessoal. E uns poucos tentavam simplesmente sobreviver num mundo em constante mudança.» Da Introdução  


Ao fim de 30 anos ainda falta saber tudo sobre Camarate. Este é o livro que vai revelar pontos importantes nunca antes abordados noutras obras sobre o atentado. Os meandros do tráfico de armas de Portugal para o Irão que, a par com a investigação ao Fundo de Defesa Militar do Ultramar, são o móbil para o atentado.   O motivo por que o primeiro-ministro Sá Carneiro desconfiava estar a ser alvo de vigilância do então número 2 da CIA, o ex-embaixador Frank Carlucci. 
O aviso do cónego Melo a Soares Carneiro de que se preparava um atentado durante a campanha eleitoral de 1980.
Extractos do diário lisboeta de Frank Sturgis, assassino a soldo da CIA e um dos assaltantes do edifício Watergate.  

Documentos de José Esteves, confesso autor de um engenho incendiário destinado a ser usado em Camarate, que demonstram a protecção de que sempre beneficiou por parte da PJ.
Depoimentos do antigo presidente do Irão, Bani-Sadr, e do antigo chefe da secreta francesa, Yves Bonnet, atestando a importância das informações sobre o tráfico de armas para o Irão então na posse do primeiro-ministro Sá Carneiro.
O percurso das denúncias e da investigação ao Fundo de Defesa Militar do Ultramar.
Um testemunho inédito de que houve, efectivamente, uma explosão em pleno ar que derrubou o avião onde seguia Sá Carneiro. 

Augusto Cid, uma das pessoas que mais se destacou nesta investigação e integrou a maior parte das comissões parlamentares na qualidade de representante das famílias da vítima, afirma: «Tudo o que sabemos hoje sobre Camarate, já se sabia meia-hora depois da queda do avião. Em 30 anos de investigação, confirmámos 30 minutos»
Camarate- Sá Carneiro e as Armas para o Irão parte de muito antes para chegar muito após os 30 minutos a que, até agora, tivemos direito.


Sobre o autor:
Frederico Duarte Carvalho é jornalista e nasceu no Porto a 27 de Agosto de 1972. É autor de vários livros de ficção e de investigação jornalística. Começou a investigar Camarate no dia 5 de Dezembro de 1980, quando soube que o pai do seu amigo de escola era o piloto do avião da RAR que deveria ter transportado Sá Carneiro de Lisboa para o Porto. Tinha então oito anos. Teve de crescer e aprender até conseguir contar-nos hoje a verdade que tem perseguido através dos factos.

Lançamento de Poesia Reunida, de Vasco Graça Moura, na Fnac do Chiado, dia 22, às 19h


Divas Rebeldes - Cristina Morató [Opinião]

Título: Divas Rebeldes
Autor:
Cristina Morató
N.º de Páginas: 448
PVP: 23,30 €

Um retrato do lado humano de sete divas, autênticos ícones do glamour e de uma época que não se compreenderia sem elas.


«Uma diva, além de cantar e interpretar, tem de ser uma deusa na vida quotidiana.» Maria Callas

Os nomes de Maria Callas, Coco Chanel, Wallis Simpson, Eva Perón, Barbara Hutton, Audrey Hepburn e Jackie Kennedy ocuparam durante décadas as páginas das revistas. Graças ao seu talento, beleza e personalidade converteram-se em autênticos mitos do século XX.
Famosas, ricas e bonitas, pareciam perfeitas aos olhos do mundo. Ícones da moda e do glamour, criaram um estilo próprio e foram admiradas por milhões de mulheres que sonhavam parecer-se com elas. Mas na realidade estas rutilantes divas foram pessoas solitárias, complexadas com o seu aspecto e zelosas da sua intimidade, pois detestavam ser tratadas como estrelas.
Estas sete mulheres de lenda partilham dolorosas feridas que nunca chegaram a cicatrizar: a falta de carinho ou o abandono dos pais, as sequelas da guerra, a dor da perda dos filhos ou os traumáticos divórcios.

A minha opinião:


Para quem gosta de biografias não pode perder o livro de Cristina Morató, Divas Rebeldes. De uma forma simples, mas completa, a autora traz ao leitor a vida, nem sempre feliz, de sete mulheres que, de um forma ou de outra, marcaram gerações. Algumas delas continuam a marcar e servir de referência para muita gente.

Por detrás de uma vida de sonho, pelo menos aparentemente, surgem mulheres totalmente sós, desprezadas pela família, e que não foram felizes na maioria dos relacionamentos amorosos. Mas sem que nada fizesse prever foram batalhadoras, e seguiram os seus objectivos apesar de contrariedades frequentes.

De todas as que mais me impressionaram foi Coco Chanel e Andrey Hepburn, e apesar de saber já algumas coisas das suas vidas fiquei impressionada com a pobreza a que foram votadas na infância e juventude. Depois houve outras que detestei como foi o caso de Barbara Hutton (uma mulher fútil que, apesar de ser das mais ricas do mundo, destruiu a fortuna amealhada pelo seu avô em homens e uma vida frívola. Wallis Simpson também não me impressionou...

O engraçado é que a vida de algumas destas divas, num ou outro momento, se encontraram o que torna a leitura do livro ainda mais interessante, porque vemos a realidade vista por mais do que um lado. 


Excerto:
"Foi-me permitido o luxo de dar a aristocratas e multimilionárias um aspecto de pobres." - Coco Chanel 

Querido Pai Natal - Kathryn White, Polona Lovsin [Opinião]

Título: Querido Pai Natal
Autor: Kathryn White, Polona Lovsin
Idade Recomendada: + 4 anos
Nº Páginas:
32
PVP: 16.20€

O Ursinho brincava na neve quando um sopro de vento trouxe consigo uma carta. Espantado e curioso, pegou nela... Era uma misteriosa carta dirigida ao Pai Natal. De quem seria? Apressado, o Ursinho decidiu pedir ajuda ao Coelhinho.

Os dois amigos partiam, assim, numa viagem repleta de aventuras, em busca do Pai Natal… Esta história encantadora contém papel de carta e envelopes para escrever ao Pai Natal 


A minha opinião:
Que agradável surpresa e que maravilhosa leitura conjunta que eu e a minha filha tivemos ao serão quando lemos este livrinho da Editora Educação nacional alusivo ao Natal.
Juntamente com o ursinho e o coelho percorremos em aventura à procura do Pai Natal para lhe entregarmos uma carta perdida. 
Sem sequer sonhar estas duas queridas personagens viriam a ser uma preciosa ajuda para o velho das barbas e seriam recompensados por isso. E para quem compra o livrinho também recebe um miminho: papel de cartas e envelopes para escever uma carta ao Pai Natal. Nós já o fizemos :)
terça-feira, 20 de novembro de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Miriam Akhtar, autora de Vencer a Depressão com a Psicologia Positiva, vem a Portugal

“A felicidade é uma obra-prima: o menor erro falseia-a, a menor hesitação altera-a, a menor falta de delicadeza desfeia-a, a menor palermice embrutece-a.” Marguerite Yourcenar, in Memórias de Adriano

Miriam Akhtar
, autora de Vencer a Depressão com a Psicologia Positiva vai estar em Portugal nos dia 13 e 14 de dezembro, como convidada especial no 7º Congresso Internacional Espaço t – “A Felicidade”, a realizar no Espaço-t, no Porto.

Um congresso que vai juntar muitos profissionais conhecidos e reconhecidos em diversas áreas(escritores, médicos, psicólogos, psiquiatras) e figuras conhecidas da sociedade como Margarida Pinto Correia ou Lili Caneças.

Depois da conferência no dia 13, às 10 horas – subordinada ao tema “Onde Fica a Felicidade”, Miriam Akhtar vai estar disponível para entrevistas a jornalistas, falar com os participantes e autografar o livro
Vencer a Depressão com a Psicologia Positiva. Para mais informações sobre o congresso - inscrição, agenda e participantes -, visite o site do Espaço t.

A depressão afeta um em cada cinco portugueses, e pode ser responsável anualmente por mais de 1200 mortes. Vencer a Depressão com a Psicologia Positiva é o primeiro livro a explicar como tratar a depressão com a inovadora e eficaz abordagem da Psicologia Positiva. Uma abordagem muito fácil de compreender, intuitiva e cientificamente comprovada.

· Inclui exercícios práticos de autoajuda que mudarão a sua vida;

· Baseia-se nos mais recentes estudos científicos sobre bem-estar

· Revela estratégias eficazes para ultrapassar a depressão e abraçar a felicidade

«Pioneiro na aplicação dos métodos da Psicologia Positiva no tratamento da depressão, este é um livro claro, cativante e esclarecedor.» Dra. Ilona Boniwell, diretora do primeiro mestrado em Psicologia Positiva Aplicada na Europa
Vencer a Depressão com a Psicologia Positiva , que estará à venda a partir de hoje (15,49€) foi escrito por Miriam Akhtar, jornalista e investigadora cujo interesse pela Psicologia Positiva despertou há cerca de 20 anos, quando fez um programa para a BBC Radio sobre a ciência da felicidade. Tornou-se depois uma das primeiras pessoas na Europa a estudar esta temática. Mestre em Psicologia Positiva Aplicada, trabalha atualmente como formadora nesta área, sendo também membro fundadora da Associação Internacional de Psicologia Positiva.

Quem já sofreu de depressão sabe que, na maioria das vezes, a medicação não é a melhor solução. Então, qual é? A resposta encontra-se na Psicologia Positiva e neste livro. A Psicologia Positiva é uma ciência que estuda o que nos mantém mentalmente sãos e felizes. Enquanto forma de prevenção e tratamento da depressão, esta é uma abordagem perfeita.

«Este é o primeiro livro que leio sobre depressão que não me faz ficar deprimida. É inspirador, otimista, frequentemente divertido e, claro, positivo. Desafio toda a gente a lê-lo.»
amazon.co.uk


Novidades Editora Educação Nacional

Título: Querido Pai Natal
Autor: Kathryn White, Polona Lovsin
Idade Recomendada: + 4 anos
Nº Páginas:
32
PVP: 16.20€

O Ursinho brincava na neve quando um sopro de vento trouxe consigo uma carta. Espantado e curioso, pegou nela... Era uma misteriosa carta dirigida ao Pai Natal. De quem seria? Apressado, o Ursinho decidiu pedir ajuda ao Coelhinho.

Os dois amigos partiam, assim, numa viagem repleta de aventuras, em busca do Pai Natal… Esta história encantadora contém papel de carta e envelopes para escrever ao Pai Natal 









Título: Calendário Familiar 2013
N.º de Páginas: 26
PVP: 5.90€ 

Um calendário prático para registar todas as datas e momentos significativos ao longo do ano 2013.
Concebido para toda a família, este calendário regista não apenas os feriados mas também as principais datas e eventos comemorados.


Amanhã, lançamento de "Histórias do Tejo" de Luís Ribeiro. Apresentação por José Sá Fernandes. Bertrand Chiado


J. K. Rowling - Contagem decrescente

 
Título: Uma Morte Súbita
Autor:  J. K. Rowling
Título Original: The Casual Vacancy
Tradução: Alberto Gomes, Isabel Nunes, Maria Helena Sobral e Manuel Alberto Vieira
Páginas: 496

Coleção: Grandes Narrativas Nº 537
PVP:  21,90€
Data de Publicação: 21 Novembro 2012


O lançamento mais aguardado do ano 
nas livrarias a 21 de Novembro

O LIVRO BESTSELLER DO NATAL


Uma Morte Súbita é o primeiro romance para adultos de J.K. Rowling, aguardado como a grande revelação deste Natal. Com um milhão de livros vendidos no primeiro mês, trata temas universais e questões sociais, conflitos familiares e matrimoniais e tensões entre pais e filhos.


Este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, membro da Associação Comunitária, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas? Um livro a não perder.


Sobre a autora:
J.K. Rowling é a autora da série de aventuras Harry Potter, com sete livros publicados entre 1997 e 2007, que venderam mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo, em mais de 200 países, traduzidos para 74 línguas, e que deram origem a oito grandes produções cinematográficas.

Mais informações em:
http://www.jkrowling.com.

GÉNERO: Ficção e Literatura/ Romance Contemporâneo.

PÚBLICO-ALVO: Leitores em geral.


Citações de Imprensa Estrangeira

«Um romance maravilhoso. A mestria de J.K. Rowling como contadora de histórias está ao nível de RL Stevenson, Conan Doyle e PD James…» 
The Observer
«Impossível não nos maravilharmos com a mestria com que J.K. Rowling entrecruza as vidas destas personagens tão expressivas.» 
The Daily Telegraph
«Impressionante - virar as páginas pode parecer insuportável, mas não tanto quanto seria pousar o livro.»
Associated Press
«Um romance imponente, ambicioso, brilhante, profano, divertido, profundamente perturbador e eloquente. Um livro bastante comovente pela mão de alguém que compreende a um nível profundo e não só os seres humanos mas também a essência do romance.» 
Time Magazine
«Um romance pleno de perspicácia e engenho, esplendidamente delineado, e terminado com inteligência. À altura do talento de J.K. Rowling como contadora de histórias.» The Economist


Quetzal publica Dinheiro: a obra-prima de Martin Amis

Título: Dinheiro
Autor:
Martin Amis

Género: Romance
Tradutor: Jorge Pereirinha Pires
N.º de páginas: 400
Data de lançamento: 23 de novembro
PVP: 19,90 €


John Self é um realizador de filmes publicitários de estrondoso sucesso e que leva um estilo de vida hedonista e excessivo, totalmente desregrado: consome, com voracidade, pornografia, prostitutas, álcool e comida de plástico.
A ação de Money – que o Guardian considerou o grande romance inglês da década de 1980 – decorre entre Nova Iorque e Londres, nos tempos dos motins de Brixton e do casamento real. E conta a história de John Self – também seu narrador e protagonista –, um homem que personifica a ganância desses anos de ouro do capitalismo, em que o desprezo pelos valores sociais e humanos só conseguia ser suplantado pelo amor ao dinheiro – e a cegueira pelo dinheiro, por sua vez, pelo terror da falta dele.
Mas será John Self um homem completamente mau? Afinal, tem sentido de humor, traços de generosidade, e consegue que ora gostemos ora não gostemos dele.
Trinta anos volvidos, e desconstruídos os mitos financeiros e sociais que candidamente enformaram os anos 1980, esta comédia negra é, agora, mais atual do que nunca.


Sobre o autor:
Martin Amis é um dos autores britânicos mais importantes da atualidade. Nasceu no País de Gales e é filho do escritor Kingsley Amis. A matéria-prima dos seus romances radica no absurdo da condição pós-moderna e nos excessos do capitalismo tardio das sociedades ocidentais; o seu inconfundível estilo é compulsivo e terrivelmente vívido. Saul Bellow, Vladimir Nabokov e James Joyce são as suas grandes referências literárias. Por seu turno, influenciou uma nova geração de romancistas, como Will Self ou Zadie Smith. Depois de A Viúva Grávida, Os Papéis de Rachel, O Segundo Avião e A Informação, a Quetzal dá continuidade à publicação das obras de Martin Amis com um dos seus romances mais emblemáticos.

Bertrand continua com a (re)publicação das obras de uma das referências na literatura portuguesa: Aquilino Ribeiro

Título: Terras do Demo
Autor:
Aquilino Ribeiro

Género: Ensaio
N.º de páginas:
264
Data de publicação:
16 de novembro
PVP:
15,50 €


"Uma vez um homem travou do bordão e partiu a correr as sete partidas do Mundo. Andou, andou, até que foi dar a uma terra de que ninguém faz ideia..." Aquilino Ribeiro
Aquilino Ribeiro chamou à terra onde nasceu “Terras do Demo”.
«A serra é agreste, primitiva, mas tem carácter, sem dúvida. Comprazes-te em pintar-lhe as virtudes e encantos sem sombras, e não serei eu que te acoime de parcial. As tintas escuras são para o novelista e tens razão. Decerto que eu, ao chamar-lhe Terras do Demo, não quis designá-las por terras do pecado, porque o pecado seja ali mais grado ou revista aspeto especial que não tenha algures. Nada disso. A serra é portuguesa no bem e no mal. Chamei-lhe assim porque a vida ali é dura, pobrinha, castigada pelo meio natural, sobrecarregada pelo fisco mercê de antigos e inconsiderados erros e abusos, porque em poucas terras como esta é sensível o fadário da existência.»


Sobre o autor:
Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885, e morreu em Lisboa em 1963.
Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários partilhando com Fernando Pessoa, nas palavras de Óscar Lopes, o primado das letras portuguesas do século XX.
Foi sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, quando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura. Em setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.
 

Novidades Presença para a 2.ª quinzena de Novembro

Título: Cloud Atlas: Atlas das Nuvens
Autor: David Mitchell
P.V.P.: 17,90 €
Coleção: Grandes Narrativas
Nº na Coleção: 536
Data 1ª Edição: 20/11/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4916-1
Nº de Páginas: 592
Sinopse: Seis vidas entrecruzadas – uma aventura extraordinária. Numa narrativa que dá a volta ao mundo e se estende desde o século XIX até a um futuro pós-apocalíptico, David Mitchell derruba as fronteiras do tempo, dos géneros literários e da linguagem para nos proporcionar uma visão arrebatadora da perigosa ânsia da humanidade pelo poder e até onde ela nos pode levar.

Cloud Atlas – Atlas das Nuvens
chega agora aos cinemas portugueses, numa grande produção protagonizada por Tom Hanks, Halle Berry e Hugh Grant. 

Título: Um Homem Inquieto
Autor: Henning Mankell
P.V.P.: 19,98 €
Coleção: O Fio da Navalha
Nº na Coleção: 114
Data 1ª Edição: 20/11/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4919-2
Nº de Páginas: 480
Sinopse: Kurt Wallander nunca foi o género de homem que se sente muito à vontade em eventos sociais, mas algo na festa do 75º aniversário de Håkan von Enke, um antigo oficial da Marinha, o deixa mais desconfortável. O aniversariante parece inquieto e desejoso de lhe falar de um episódio da sua carreira que, passados quase trinta anos, permanece envolto em mistério. Quando três meses mais tarde Håkan desaparece sem deixar rasto, Wallander não pode deixar de se interrogar se naquela noite ele não estaria a tentar dizer-lhe algo... 


Título: Portugueses pelo Mundo
Autor: AAVV

P.V.P.: 15,75 €
Editora:
Data 1ª Edição: 20/11/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-84-7067-6
Nº de Páginas: 244
Sinopse: Há sempre um português em qualquer parte do mundo. Partiram das suas terras natais para paragens mais ou menos longínquas, mas mantendo sempre as suas raízes e tradições. Estão neste livro e são uma pequena amostra daqueles que se encontram espalhados pelo mundo. Mostram-nos onde vivem e quais os locais mais emblemáticos das cidades que agora chamam de sua casa e como pode fazer como eles, com as melhores dicas de como e para onde emigrar.

Tudo o que precisa de saber sobre como mudar de país está nas páginas de Portugueses Pelo Mundo. Baseado no programa de sucesso da RTP 1
 
Título: Cozinha para Dias Felizes - As Receitas das Laranjinha
Autor: Isabel Zibaia Rafael
P.V.P.: 17,96 €
Editora:
Data 1ª Edição: 20/11/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-84-7065-2
Nº de Páginas: 256
Sinopse: Estas receitas falam-nos ao coração e deixam-nos um sorriso no estômago. São temperadas com uma pitada de amor, duas colheres de carinho e muita dedicação. Estas páginas são mais que um livro, são uma história de vida transformada em receitas acessíveis a qualquer cozinheira(o). Em Cozinha para Dias Felizes, a autora quer mostrar-lhe não só como fazer as suas receitas favoritas, como também ter prazer na escolha dos ingredientes e nos momentos de partilha na sua confeção.

A Laranjinha mostra-lhe como cozinhar com amor e carinho e tirar o maior partido de cada momento.
 
Título: Doçaria Portuguesa
Autor: João Luís
P.V.P.: 12,51 €
Relançamento
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 56
Data 1ª Edição: 02/11/1988
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4928-4
Nº de Páginas: 136
Sinopse: Doçaria Portuguesa, de um grande profissional, oferece ao leitor um magnífico acervo de receitas de doces e pastelaria que farão as delícias de todos. Desde a confeção mais simples à mais elaborada, o autor apresenta-as de modo simples para facilitar a tarefa dos profissionais e de todos aqueles que queiram simplesmente experimentar uma nova iguaria. Não faltam indicações gerais sobre os ingredientes a utilizar, as quantidades, os instrumentos mais úteis, as temperaturas e outras recomendações para que os resultados sejam os mais felizes. 
 
Título: Regresso ao Reino da Fantasia - Em Busca da Felicidade
Autor: Geronimo Stilton
P.V.P.: 19,98 €
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 167
Data 1ª Edição: 20/11/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4904-8
Nº de Páginas: 384
Sinopse: «Caros amigos, acompanhem-me nesta nova viagem cheia de aventuras ao Reino da Fantasia! Atravessaremos o pestilento País dos Ogres, o guloso País dos Doces, o divertido País dos Brinquedos e o cintilante País do Ouro. Empreenderemos uma Grande Busca para encontrar o Segredo da Felicidade!
Sigam-me... Vocês também o irão descobrir!
Também desta vez, partirei para o Reino da Fantasia sobre as asas douradas do Dragão do Arco-Íris. Também desta vez, encontrarei Floridiana, a Rainha das Fadas. Desta vez, porém, o meu desafio será ainda mais difícil: descobrir o misterioso Segredo da Felicidade!»

O Regresso ao Reino da Fantasia – Em Busca da Felicidade é um livro especial... com cheiro a chocolate!
 
  
Título: A Volta ao Mundo em 80 Adivinhas
Autor: Sebastià Serra
P.V.P.: 15,21 €
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 166
Data 1ª Edição: 20/11/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4847-8
Nº de Páginas: 22
Sinopse: Neste livro encantador, podes fazer a tua primeira experiência de viajar por todo o mundo. Escolhe um dia para assistires às filmagens em Bollywood, na Índia, e não deixes de ir às compras num mercado típico de Marrocos. Também podes inscrever-te num safari no Quénia ou dar um belo passeio por Moscovo. Mas, atenção! Não mudes de cidade sem decifrares as divertidas adivinhas que lá estão à tua espera e descobrires as curiosidades de cada lugar.

- 10 fascinantes lugares para viajar por todo o mundo.

- 80 adivinhas para resolver. Só tens de girar a roda em cada página. O que será?
- 80 factos curiosos relacionados com cada cidade. Sabias que a linha de comboio mais longa do mundo fica na Rússia?

Recomendado a partir dos 6 anos.
 
 
Título: A princesa Leonor e o Colar de Diamantes
Autor: Vivian French
P.V.P.: 5,31 €
Coleção: O Clube Tiara
Nº na Coleção: 17
Data 1ª Edição: 20/11/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4921-5
Nº de Páginas: 80
Sinopse: Durante a Exposição Anual de Diamantes Deslumbrantes, a Princesa Leonor fica fascinada com um lindíssimo colar assim que o vê. Mas mal sabe ela que o colar ainda lhe vai causar problemas... conseguirá a magia da Fada M resolver tudo?

Existe um mundo mágico para descobrir em cada história de
O Clube Tiara
 
 
 
Título: Mistério no Expresso do Oriente - 2.ª parte
Autor: Tea Stilton

P.V.P.: 8,06 €
Nº na Coleção: 12
Data 1ª Edição: 20/11/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4896-6
Nº de Páginas: 120
Sinopse: «Uma famosa bailarina, um pintor intratável, uma herdeira sem dinheiro e a cantora pop do momento... Entre eles esconde-se um misterioso ladrão: o preciosíssimo vestido da princesa está em perigo! Um novo caso para as Tea Sisters resolverem, ao longo da histórica linha do Expresso do Oriente!» 



segunda-feira, 19 de novembro de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Nascente: Uma história comovente que aborda o sensível tema das barrigas de aluguer



A vida tem leis perfeitas que condicionam o equilíbrio do Universo. Ela criou o homem com destino à felicidade, mas determinou que essa conquista fosse feita com esforço próprio, para que o homem valorizasse as suas vitórias.»

Sobre a autora:
Zibia Gasparetto nasceu em Campinas há 85 anos, mas vive desde os seis anos de idade em São Paulo.
Aprendeu a ler aos quatro anos e, aos oito, passava horas sentada a escrever histórias. Parou de escrever na adolescência e só viria a retomar a escrita sob a forma de psicografia quando as suas faculdades mediúnicas surgiram.
Influenciada por espíritos comunicantes, Zibia Gasparetto é hoje uma autora de referência no mundo da espiritualidade e um fenómeno literário. Com 35 títulos publicados, os seus livros são editados em vários de países, inclusive no Japão.