quarta-feira, 20 de março de 2013

Acho que Posso Ajudar - David Machado [Opinião]

Título: Acho Que Posso Ajudar (DN Contos Digitais #15)
Autor:
David Machado, Mafalda Milhões (illustrator)

"Acho que posso ajudar" é a história de uma menina que acredita estar ao seu alcance resolver os problema de qualquer pessoa, monstro ou bruxa no mundo. Mas ela não sabe que cada gesto seu pode provocar uma cadeia de acontecimentos que deixará tudo pior do que estava. 


A minha opinião: 
Ao contrário da maioria dos contos desta colecção, gostei bastante deste conto infantil de David Machado. De um forma simples, o autor coloca uma responsabilidade numa menina de oito anos que vai trazer consequência. A protagonista pensa conseguir resolver todos os problemas que lhe surgem, não pensando com isso que vai deixar tudo pior do que o que estava.
Tudo começa quando o vento despenteia a avó, fazendo com que a menina decida prender o vento para que este não mais a chateie. Esquece-se é que o vento também é precioso, sobretudo quem precisa dele para o seu ganha pão como é o caso do moleiro que necessita que os moinhos de vento trabalhem. Por momentos, esta pequena história fez-me lembrar uma outra, que me era contada na minha infância: O Macado de Rabo Cortado, também ele vítima do próprio desenrolar de acontecimentos.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt