terça-feira, 12 de março de 2013

Esfera dos Livros: A comunidade Neocatecumenal. "O kerigma" por Kiko Argüello

Neste primeiro livro Kiko Argüello dá-nos a conhecer a comunidade criada por si, que nasce nas barracas mais pobres da periferia de Madrid, mas que hoje está presente em 101 países dos cinco continentes, incluindo em Angola e Moçambique e claro Portugal.

Sinopse:
Diz São Paulo: «Deus quis salvar os crentes com a loucura da pregação (kerigma)» (1 Cor 2,21)
Poderíamos interrogar-nos sobre qual é a pregação que nos salva. O que é o kerigma?
Barraca do Kiko (Palomeras Altas, Madrid)

Kiko Argüello convencido de que Cristo está presente no sofrimento dos inocentes, em 1964 vai viver entre os mais pobres, nas barracas do bairro de Palomeras Altas, na periferia de Madrid. Mais tarde, conhece Carmen Hernández. Levados pelo ambiente de pobreza em que se moviam, vêem-se forçados a encontrar uma forma de pregação, uma síntese kerigmático-catequética, que dá lugar à formação de uma pequena comunidade cristã. Nasce assim, entre os mais pobres, a primeira comunidade Neocatecumenal, onde se torna visível o amor de Cristo Crucificado, e que se converte em «semente» que, graças ao então arcebispo de Madrid, monsenhor Casimiro Morcillo, é semeada nas paróquias de Madrid e, mais tarde, nas de Roma e de outras cidades de todo o mundo. Pouco a pouco vai-se formando um Caminho de iniciação cristã para adultos, que revela e recupera a riqueza do baptismo. Kiko Argüello, Carmen Hernández e o sacerdote italiano Mário Pezzi são hoje os responsáveis, a nível mundial, pelo Caminho Neocatecumenal, já presente em mais de cem países dos cinco continentes.                                                                                       

Sobre o autor:
Francisco José Gómez-Argüello Wirtz nasce em León (Espanha) a 9 de Janeiro de 1939. Estuda Belas-Artes na Academia de San Fernando, em Madrid, onde obtém o título de Professor de Pintura e Desenho. Em 1959 recebe o Prémio Nacional Extraordinário de Pintura. Após uma profunda crise existencial, produz-se nele uma forte conversão, que o leva a dedicar toda a sua vida a Cristo e à Igreja. Em 1960, com o escultor Coomontes e o vitralista Muñoz de Pablos, funda o grupo de investigação e desenvolvimento de Arte Sacra «Gremio 62» e representam Espanha na Exposição Universal de Arte Sacra em Royan (França).

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt