sexta-feira, 31 de maio de 2013

Procuram-se leitores Beta

A escritora Carla Pais procura leitores Beta para que lhe façam críticas construtivas relativamente ao seu novo romance. Para tal fez o seguinte comunicado:

"Há uns dias pedi, encarecidamente, aos meus leitores do facebook que partilhassem um post que publiquei a pedir leitores Beta, pois agora chegou a vossa vez – leitores deste blog.
O romance que incitou a criação deste meu espaço virtual, “Montebelo a traição do nome”, terminou e está em quarentena antes de passar à fase de reescrita. Este tempo em que os romances repousam são cruciais para o sucesso, ou não, da sua edição e é por isso mesmo que desta vez recorri a um novo método: Leitores Beta. É certo que aquando a sua publicação on line, as criticas que iam chegando eram positivas, o parecer editorial da Escrytus, igualmente positivo, e tudo isso junto foi fundamental para hoje estarmos neste ponto de pré edição. Posto isto, diriam vocês: - Então publica, já tens criticas positivas!
Eu respondo: - Não! Não chega! É a vossa opinião que quero. A vossa crítica, o vosso parecer de leitor na sua plenitude, daí recorrer a leitores Beta, ansiosos por detetar pormenores que me escaparam.
Passo então a explicar este meu devaneio:
Leitor Beta é todo aquele que tem por hábito ler (mínimo ½ livros por mês) e usufrui de uma língua afiada para a crítica, ajudando assim o autor a melhorar a sua obra, antes da publicação. Uma espécie de teste de mercado que se fazem aos livros antes da sua edição.


Quem procuro?
- Leitores (m/f) que apreciem romances eróticos com elevado grau de suspense.
- Idade mínima 18 anos, máxima 110 e que não seja cardíaco (está-se mesmo a ver porquê).
- Leitores que assumam o compromisso de ler a obra na íntegra e sobre ela emitir uma crítica/sugestões (construtiva (s) de preferência) no seu todo (personagens, enredo, cenários, etc…).
- Pretendo no mínimo 8 leitores Beta, 8 críticos distintos, 8 parceiros de opinião. Sim isto é para ti que estás a ler – 8 de vocês serão, daqui a uns dias, os meus mais temidos “Mestres”.


O que procuro?
- Opiniões sinceras e honestas. Não pretendo leitores passivos que apenas absorvem o que gostaram. Preciso de gente com fibra que opine genuinamente sobre o que leu, que saiba fundamentar a crítica, no sentido da qualidade da obra. O que está bem está e o que está mal tem que se mudar – importante frisar isto!
- Os personagens são credíveis? Consensuais? Apaixonantes? Enfadonhos?
- A história tem ritmo? Prende-te a cada página? Provoca-te sensações? Dá-te nervos?
- Os cenários estão adequados? As roupas? O enquadramento das cenas?
- No final das primeiras páginas o que prevês que aconteça ao enredo?
- O final do livro é previsível? Envolves-te ao ponto de sentir todas aquelas emoções?
Todas as gralhas, erros frásicos e de construção podem ser apontados mas alerto que a revisão textual será feita por uma profissional, podemos deixar essa parte de lado, para já.


Agora tu:
Se este é um assunto que te interessa, se te achas capaz de avançar nesta maratona comigo, envia-me um email (carlapais97@gmail.com) a falar um pouco de ti.
"

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt