sexta-feira, 7 de junho de 2013

Depois de Quem Paga o Estado Social em Portugal? um novo livro coordenado por Raquel Varela para desfazer alguns dos mitos da crise

Título: A Segurança Social é Sustentável
Raquel Varela (Coordenadora)
Autores: Alain Stoleroff, Ana Elizabete Mota, Ana Rajado, Cleusa Santos, Eugénio Rosa, Manuel Carlos Silva, Maria João Berhan, Miguel Madeira, Raquel Varela, Renato Guedes, Ricardo Antunes, Rui Viana Pereira, Sara Granemann, Valério Arcary
Género: Ensaio
N.º de páginas: 440
Data de lançamento: 21 de junho
PVP: 16,60€

«Sob a coordenação de Raquel Varela, os autores deste volume conseguiram cumprir três tarefas principais. Em primeiro lugar, estudam aprofundadamente as variedades da precarização, do empobrecimento e da exclusão social que ameaçam devastar a sociedade portuguesa. Em segundo lugar, refutam completamente os muitos mitos propagados pelo establishment académico e político. E em terceiro lugar, discutem a necessidade e as dificuldades de uma resistência massiva.»

Marcel van der Linden, diretor de investigação do Instituto Internacional de História Social (Amesterdão)

Raquel Varela é historiadora, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais, e do Instituto Internacional de História Social, onde coordena o projeto internacional In the Same Boat? Shipbuilding and ship repair workers around the World (1950-2010).
É coordenadora do projeto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono. É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). É, neste momento, presidente da International Association Strikes and Social Conflicts. É vice-coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt