domingo, 9 de junho de 2013

E onde está o Amor? - Ana Zanatti [Opinião]



Título: E onde é que está o Amor?
Autor: Ana Zanatti
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 136
Editor: Editora Guerra & Paz
PVP: 9€

Sinopse:
Seis mulheres e três homens, reúnem-se para confessar o que lhes parece inconfessável. Casamentos falhados, amores que não se cumprem, ciúme, traição, medo, frustração, erotismo, solidão. De tudo se fala nessa tarde, num encontro transformador do qual ninguém sai como entrou.

A minha opinião: 
Estava muito curiosa em saber como era Ana Zanatti enquanto escritora. Não me desiludiu, mas também não me cativou por aí além com este pequeno livro, pertencente a uma nova colecção da editora Guerra & Paz.

Através do relato de diversas personagens que se encontram num grupo de apoio, vamos descobrindo os amores e desamores que foram tendo ao longo da vida. Por ter diversas personagens nenhuma consegue prender o leitor, o que nos leva a ficar um pouco desligados do próprio livro.

Cada um com o seu sofrimento, com diversos tipos de amor, mas todos sofrendo do mesmo mal [o mal de amor], juntam-se numa tertúlia, um pouco improvável, para desabafar sobre a sua vida privada. Renato chora a perda da mãe, a única pessoa que amou verdadeiramente, já que nunca teve um relacionamento; Marisa chora um amor proibido por uma mulher, apesar de viver num casamento convencional, com um marido dedicado. Estas são apenas duas das personagens presentes, mas há também outra cujo marido apesar de presente fisicamente não tem qualquer conversa com ela, preferindo-a à televisão; um homem que gosta de outro homem; uma mulher que não se prende a ninguém... No fundo diversos tipos de amor, mas um amor que os deixa a todos infelizes.

Para quem gosta deste género, até que não é mau de todo.

Sem comentários: