segunda-feira, 22 de julho de 2013

Quetzal Editores: Claudio Magris distinguido com Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

Claudio Magris é o primeiro distinguido com o Prémio Europeu Maria Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural
O Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural, instituído pela Europa Nostra, pelo Conselho Nacional de Cultura e pelo Clube Português de Imprensa foi atribuído, pela primeira vez, ao escritor italiano Claudio Magris. Este prémio, agora em primeira edição, visa distinguir anualmente um cidadão europeu que, ao longo da sua carreira se tenha distinguido pela sua atividade de divulgação, defesa e promoção do Património Cultural Europeu.
Segundo o comunicado emitido pelo Centro Nacional de Cultural, Claudio Magris reagiu ao anúncio desta distinção expressando “profunda gratidão por este grande, generoso e totalmente inesperado reconhecimento que me chega de um país que sempre esteve presente na minha fantasia, nos meus interesses, no meu imaginário”.
O Grupo BertrandCírculo congratula-se com a distinção deste escritor cuja obra tem vindo a ser publicada, nos últimos quatro anos, pela Quetzal Editores.
A Quetzal Editores publicará ainda este ano mais um título de Claudio Magris: Alfabetos estará disponível em edição portuguesa em outubro.

Sobre o autor:
Claudio Magris (10 de abril de 1939) é filho de um corretor de seguros e de uma professora primária. Graduou-se em 1962 como germanista na Universidade de Turim. Depois de passar pela Universidade de Freiburg, foi professor de Língua e Literatura Germânica na Universidade de Turim (1970-1978) e atualmente ensina em Trieste, sua terra natal. Os seus livros contribuíram para o conhecimento literário da cultura. europeia; foi o criador do conceito de Mitteleuropa. Claudio Magris é um dos candidatos favoritos ao Prémio Nobel.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt