quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Morte com Vista para o Mar - Pedro Garcia Rosado [Opinião]

Título: Morte com Vista para o Mar
Autor: Pedro Garcia Rosado
Editora: Topseller
N.º de Páginas: 320
PVP: 16,49€

Sinopse: 
Nas traseiras de uma moradia isolada nas Caldas da Rainha, um professor de Direito reformado aparece morto à machadada na casa onde vivia sozinho. Patrícia, inspetora-coordenadora da PJ, pede ajuda ao seu ex-marido Gabriel Ponte, antigo inspector da Polícia Judiciária, que assim regressa ao mundo da investigação criminal.
Meses antes, o professor tinha contactado Patrícia, sua antiga aluna e amante, para denunciar a existência de um esquema de corrupção e de lavagem de dinheiro em torno do projeto de um empreendimento turístico gigantesco nas falésias da costa atlântica.
As primeiras provas apontam para que este homicídio seja resultado de um affair com uma mulher casada, mas poderá o professor ter sido assassinado por saber demais?

A minha opinião: 
Logo que este livro saiu fiquei com muita curiosidade até porque não tinha lido ainda nada de Pedro Garcia Rosado. Finalmente tive oportunidade de comprá-lo e não mais o larguei. Apesar de este não ser o primeiro livro escrito pelo autor, Morte com Vista para o Mar é o primeiro volume de uma série onde entra o ex-inspector Gabriel Ponte, de Patrícia Ponte, sua ex-mulher, e da jornalista Filomena Coutinho.

Residente nas Caldas da Rainha, o autor decidiu escolher como cenário para os crimes este concelho de Portugal, colocando-o num esquema de corrupção e interesse de construção de um resort numa grande área de espaços verdes.
O livro começa com a morte brutal do professor catedrático Alberto Morgado, que é assassinado à machadada. Para os amantes de género de literatura este começo promete :)

Para que resolver este atroz crime é chamado uma inspectora de Lisboa, Patrícia Ponte, que causa desde logo estranheza nos meios de comunicação locais e nacionais, que não vêem mesmo assim ligação para tal chamada.

De facto, a ligação de Patrícia com este crime é muito maior do que se possa imaginar e quando pede ao seu ex-marido, Gabriel, para a ajudar neste caso, problemas do passado de ambos começam a descobrir-se. Por coincidência, Gabriel habita há alguns anos nas Caldas e, sem saber, era vizinho da vítima.

Com o decorrer da investigação vão-se descobrindo negócios paralelos que têm vindo a ser desmascarados por um blogue anónimo e que prejudicam muita gente, sobretudo com influência no concelho.

Com capítulos curtos e frase marcantes de delimitam cada capítulo, Morte com Vista para o Mar é uma grande estreia desta série. Gostei da forma como é descrito o assassinato, a forma como toda a investigação decorre, e o facto de entrar em cena numa jornalista que partilha do passado de ambos os investigadores dá mais realce à narrativa. Tudo isto vai justificar a solidão do próprio ex-inspector, que tem como única companhia a cadela Filó.

Um livro cheio de adrenalina no final, mostrando que os bons vencem sempre.


Estou ansiosa por ler o segundo volume desta série, que, felizmente, será muito em breve.




4 comentários:

Luis disse...

Olá Maria,

Deixaste-me com bastante curiosidade de ler este livro!

Continua com a saga.

Boas leituras!

Maria Manuel Magalhaes disse...

Olá Luís,

Se gostas de policiais não deves perder este.

Eu vou continuar com a saga. Logo que tenha o Morte na Arena pego logo nele. Já me disseram que ainda é melhor que este.

Beijinhos,
Maria Manuel

nuno chaves disse...

Terminei recentemente a série "Não Matarás" e é simplesmente fantástica, quero partir para este livro brevemente.
surpreendeu-me bastante PGR

Maria Manuel Magalhaes disse...

Nuno, dessa série apenas li o primeiro livro. Tenho o segundo em casa e estou morta por ter tempo para pegar nele. O terceiro ainda terei de o comprar.
Esta série é igualmente boa. Também estou à espera do terceiro livrinho :)