terça-feira, 15 de outubro de 2013

Miopia e Astigmatismo - Nuno Markl [Opinião]

Título: Miopia e Astigmatismo
Autor: Nuno Markl
Editora: Objectiva
N.º de Páginas: 176
PVP: 13,90€

Sobre o livro:
Desde a Caderneta de Cromos que não se via um Nuno Markl assim!
(Palavras da Editora, que assegura que este livro é lendário!)

O meu nome é Nuno Markl. Aqui dentro falo de bifes, lagostas, leitões, circos, touradas, a minha barriga de camionista, as minhas pernas de Popeye, os meus pulsos de bailarina, cães, gatos, filmes para adultos, acordo ortográfico, Scrabble, dinheiro, empresas, cronistas cor-de-rosa, censos, lojas chinesas, música pop, televisão, assaltos, os 40 anos, saladas, telemóveis, praia, almoços de trabalho, filmes, séries, patuscadas, beijos, vandalismo, Espanha, TV Shop, spam, futebol, feiras medievais, sinais, e há-de haver mais qualquer coisa que agora me escapa. É questão de ler. Mas em casa. Não é aqui na loja sem pagar. Pronto.

A minha opinião: 
Quando soube que ia sair novo livro de Nuno Markl desejei logo tê-lo nas mãos. Primeiro porque pensei que pudesse ter crónicas muito ao estilo de Caderneta de Cromos, segundo porque acho os momentos de rádio do autor superdivertidos.
Miopia e Astigmatismo é uma reunião de crónicas e dissertações sobre o dia a dia de Markl, mas atmbém sobre o que ele pensa sobre determinados assuntos que surgem no quotidiano. E a forma como ele escreve sobre eles é tão simples e engraçada que faz com que nos prendamos à leitura do seu livro até que passemos a última página.
Não é tão divertido como os cromos, confesso, mas dei-me muitas vezes a concordar com o que era dito, tanto na opinião sobre o acordo ortográfico, como na presença de animais em circos, até à aceitação dele como o seu próprio corpo.
Recomendado para os que apreciam o autor, para os que soltam risadas com ele e a restante equipa nas manhãs da comercial, mas também para aqueles que gostam de ver explanados num livro muitos e variados temas da actualidade nacional.


 




Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt