sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Guerra & Paz: Livro premiado no Brasil chega a Portugal

Distinguido esta semana como melhor livro-reportagem do ano pela conceituada Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), no Brasil, o livro «Holocausto Brasileiro», da repórter Daniela Arbex, chega a Portugal em Abril de 2014, pelas mãos da Guerra e Paz Editores.
“Não poderia estar mais honrada em ver meu trabalho sendo recebido pelo povo português. A minha expectativa é que a obra possa, do outro lado do oceano, continuar a consciencializar as pessoas para a necessidade de humanização desses modelos de atendimento. Que o «Holocausto Brasileiro» ajude a sociedade a transformar segregação em acolhimento em qualquer parte por onde ele passe”, afirma a jornalista, feliz com a edição em conjunto com a Guerra e Paz.

No Brasil, «Holocausto Brasileiro» já conta com oito edições e vendeu mais de 55 mil exemplares. O livro tem sido uma presença assídua no top de mais vendidos de revistas e publicações como a Veja, Folha de S. Paulo, O Globo e Publishnews.
“Independentemente de termos ficado mais de dez semanas no ranking dos dez livros mais vendidos do país, o que me emociona é o facto de a obra permitir que o Brasil conheça uma de suas piores tragédias”, realça Daniela Arbex.
“Mais do que isso, a dor provocada pelo Hospital Colônia poderá ser compreendida em qualquer país ou língua, porque as condições sub-humanas impostas a pacientes psiquiátricos se repetem em outros lugares do mundo. O prémio da crítica só chancela ainda mais a qualidade da história, aumentando a minha responsabilidade como jornalista que busca a transformação social”.

Todos os anos, os Prémios APCA, atribuídos por 52 críticos, elegem os melhores nas categorias de Arquitectura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. A cerimónia de entrega dos prémios irá decorrer em Março de 2014.

«Holocausto Brasileiro», de Daniela Arbex, resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da História: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante os anos 60 e 70, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ali foram mortas, criminosamente, 60 mil pessoas. Um testemunho necessário e chocante.



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt