terça-feira, 25 de março de 2014

Um Gato, Um Chapéu e um Pedaço de Cordel - Joanne Harris [Opinião]

Título: Um Gato, Um Chapéu e um Pedaço de Cordel
Autor: Joanne Harris
N.º de Páginas: 336
PVP: 16,90€

Sinopse:
«As histórias são como bonecas russas: abrem-se e em cada uma encontra-se uma nova. As histórias neste livro são um pouco assim. Embora ao princípio não pareçam estar relacionadas, os leitores descobrirão que elas estão ligadas de várias maneiras, umas com as outras e também com os meus romances. Para mim, as histórias são como mapas de mundos ainda por descobrir. Espero que estas vos levem a avançar um pouco mais por esse território inexplorado.» Joanne Harris 

Crianças de vida difícil e coração vibrante, fantasmas domésticos, velhas senhoras em busca de aventura, uma paixão impossível sob os céus de Nova Iorque, a improvável magia de uma sanduíche, as extravagâncias a que a saudade obriga…
O universo romântico, místico e sempre especial de Joanne Harris está de volta em dezasseis histórias que são como bombons: deliciosas, tentadoras e irresistíveis.

A minha opinião: 
Para quem é meu seguidor no blogue sabe que os livros de contos não são o que gosto mais de ler, mas Joanne Harris consegue encantar com qualquer género literário.

Todos os seus contos têm um quê de magia, de sabedoria e de diversão que me fizeram saborear cada uma das histórias e parar para reflectir sobre cada uma delas.

Um gato, um Chapéu e um Pedaço de Cordel surgiu de uma pergunta banal de um entrevistador: se naufragasse e fosse dar a uma ilha deserta, que três coisas levaria? Desta pergunta nasceu um livro fantástico onde Harris transporta algumas histórias relatadas em outros livros e que neste ganham uma outra vida ou uma continuidade.

Uma dessas histórias é a de duas velhas senhoras, Faith e Hope que vão relatando as suas vivências enquanto utentes de um lar de terceira idade. Essa história vem do livro Danças & Contradanças e fez-me ganhar vontade de o ler. Adorei estas duas idosas, as histórias pessoais de cada uma e as intrigas que vão passando no lar. Harris dá-lhes dois contos neste livro, mostrando que também devem ser das suas personagens preferidas.

Mas Um Gato, Um Chapéu e um Pedaço de Cordel tem muito mais histórias como a de quatro miúdos do rio que vivem praticamente sozinhos, que ganham o pão para se alimentarem a divertirem turistas. Dos quatro, uma é uma rapariga destemida que muito me impressionou. O consumismo do Natal; o contacto entre mãe e filho através das redes sociais, uma relação de amor, que se sabe praticamente através do Twitter; até um café peculiar, situado numa estação, sujo, desrespeitador de todas as regras sanitárias, mas que é procurado, todos os dias, por um romancista, que ganha inspiração para o seu novo livro.

Este é por um conjunto de histórias diversificadas, desde a fantasia, às assombrações, ao amor, à amizade.

Um livro bom.




1 comentário:

Clarinda disse...

Está debaixo de olho!
Boas Leituras

bjinhos