quinta-feira, 24 de abril de 2014

Acredita e Vencerás - Laura Karvell [Opinião]

Título: Acredita e Vencerás
Autor: Laura Karvell

Sinopse:

Acredita e Vencerás, acompanha o percurso, por vezes atribulado, do Doutor Manuel, que saiu menino da sua aldeia em Trás-os-Montes, rumo a Coimbra para estudar medicina. Passados vários anos, regressa a casa, homem feito. Naquele local pacato, onde aparentemente nada de novo acontece, experimenta, pela primeira vez, viver o que julga ser o grande amor da sua vida! Mas o destino trata de lhe colocar inúmeros entraves à sua realização plena e, mostra-lhe que, por vezes, a vida dá muitas voltas até alcançarmos o que desejamos. O que é preciso é nunca desistir.

História com um desfecho gratificante, desenrolada no Portugal dos anos sessenta, o leitor é transportado a uma realidade bem diferente dos dias de hoje. Apesar disto, através dos vários acontecimentos, ora tumultuosos, ora caricatos, é levado a perceber que a força humana do amor e do crer é, de facto, intemporal.


A minha opinião:
Passado no Portugal dos anos sessenta, Acredita e Vencerás é um romance leve, simples, e agradável de ler.

Tudo começa quando Manuel, o menino da terra, termina o curso e regressa às suas origens, nem que seja para matar saudades de Flores, uma terra situada no coração de Trás-os-Montes.

Nesse regresso, o doutor Manuel, como passa a ser designado, nem sequer imagina que se possa apaixonar. Inicialmente o leitor é induzido a pensar que o seu coração será preenchido pelo amor de Rita, uma serviçal por quem se "apaixonou" numa das idas a casa e que o guardou sempre no coração, mas depressa se apercebe que o amor passa por uma rapariga da cidade que se encontra em Flores também ela para passar férias com a família.

Suzana, assim se chama a rapariga, é uma miúda diferente. Independente, com convicções firmes, envolve-se com Manuel, mas ainda pensando no seu antigo namorado, Arlindo, que a deixou destroçada.

Com o coração dividido e mesmo sabendo que Manuel se apaixonou por si, Suzana parte para Lisboa.

Pelo meio fica Rita, que apesar de triste e desapontada, acaba por encontrar o verdadeiro amor sem que esteja à espera.

Acredita e Vencerás é um romance cheio de diferenças culturais, em que o rico e o pobre se cruzam, o provincianismo em comparação com as pessoas da cidade, a alegria da chegada do povo emigrante, que mostra em pleno o que é ser-se português, mesmo nos dias que correm.

Pleno de amores e desamores, de aventuras que passam por um rapto e um quase afogamento, a estreia de Laura Karvell no panorama português não poderia ser feito da melhor maneira. Gostei.

Sem comentários: