segunda-feira, 29 de dezembro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Um Homem Escancandaloso - Tiago Rebelo [Opinião]

Título: Um Homem Escandaloso
Autor: Tiago Rebelo
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 328
Editor: Edições Asa
PVP: 15,90€


Sinopse:
Em plena crise económica, um pintor com uma vida catastrófica, persiste em boicotar a própria carreira. Mas quando o seu casamento termina e tudo parece perdido, eis que a sorte muda: de um dia para o outro, torna-se a figura do momento e o artista português de maior projecção internacional.
Uma brusca mudança da percepção da realidade fará com que este homem, que se esconde do mundo com uma tenacidade doentia, passe a ser um alegre provocador de escândalos públicos - e, também, o conquistador da deslumbrante Cristiane.
Um Homem Escandaloso é um romance notável sobre a sociedade moderna, onde o sucesso se conquista com ostentação e fingimento. Divertido e desconcertantemente certeiro, eis um retrato prodigioso de uma época onde a imagem é tudo e o abstracto se sobrepõe ao concreto. 

A minha opinião: 
Quem me segue aqui no blogue sabe que sou fã dos livros de Tiago Rebelo. Li-os todos logo que saíram e, portanto, logo que soube desta novidade não podia perder a oportunidade de ler mais um livro deste autor português que tantas vezes é comparado (mal) a Nicholas Sparks.

Um Homem Escandaloso faz, mais uma vez, um retrato real das personagens. De tal forma, que seria muito provável que nos pudéssemos cruzar com elas a qualquer esquina, ou tomá-las por vizinhas, ou até na faculdade... E é isso que mais gosto no autor.

Tiago Rebelo faz-nos entrar nas histórias como se nós próprios pudéssemos fazer parte dela, sermos personagens secundárias ou até principais com as nossas vivências passadas.






Tecendo duras críticas à sociedade actual, onde a aparência física e o sucesso na carreira profissional prevalece acima da felicidade do ser humano, Tiago Rebelo cria a personagem de João Pedro, um pintor à beira da decadência, um homem feio, com cara de boxer, mas inteligente, com um casamento à beira da ruptura, mas que decide não ceder às chantagens do mercado actual no que ao trabalho diz respeito.

No entanto, um sonho vai fazê-lo mudar de ideias, e João Pedro vai cair num espiral de loucura e, por momento, muda o rumo da sua vida, tornando-o num homem completamente diferente, o antagónico daquilo que ele sempre detestou...

Não tendo sido o melhor livro que li do autor, Um Homem Escandaloso é um livro leve, para ler de uma assentada, apesar de tudo não desiludiu.