quarta-feira, 1 de junho de 2016

Crenshaw - Katherine Applegate [Opinião]

Título: Crenshaw
Autor: Katherine Applegate
Editor: Booksmile
Páginas: 240
PVP: 13,29€

Sinopse:
Amigo é aquele que surge no momento certo para te lembrar do que é importante.
A curta vida do Jackson nunca foi muito fácil, nem muito parecida com a dos outros miúdos. A sua família tem vivido tempos difíceis. Desde que o pai ficou doente e a mãe perdeu o emprego, tem sido mais difícil pagar a renda, a mobília tem desaparecido e nem sempre há comida em casa. Os seus pais, a sua irmã mais nova e a cadela podem acabar a morar na carrinha. Mais uma vez.
O Crenshaw é um gato. É grande, quase gigante, ferozmente sincero e… imaginário. Voltou a surgir na vida do Jackson para o ajudar. No início, pareceu apenas atrapalhar. Foi ficando e recusou-se a desaparecer. Mas no momento certo, lembrou ao Jackson que a sinceridade e a amizade podem fazer a diferença.
Será um amigo imaginário o suficiente para salvar esta família de perder tudo?
Uma história profunda e mágica sobre a importância da família, da amizade e da esperança.

A minha opinião: 
Sempre gostei de histórias infantis. Constam na minha lista de livros da minha vida alguns livros infantis que me marcaram como O Principezinho do Exupéry ou Chocolate à Chuva de Alice Vieira. E ainda gosto de os ler. Leio-os para a minha filha e leio-os para mim.

Crenshaw cativou-me logo pela capa: Que ternura! Mas a história é ainda mais maravilhosa.
Jackson nunca levou uma vida facilitada. A doença degenerativa do pai e o emprego precário da mãe faz com que o dinheiro escasseie em casa da sua família. Depressa Jackson tem uma premonição e sente que a sua vida pode voltar a ser o que já foi no passado: morar numa carrinha.

E é através dos olhos desta criança de dez anos que vamos vivenciando o dia a dia desta família e de como muitas vezes os adultos tentam esconder os problemas dos mais pequenos fazendo-os sofrer ainda mais porque se sentem excluídos.
E é também do nada que surge Crenshaw, o gato imaginário a quem Jackson conta os maiores segredos e que o vai ajudar a libertar-se dos seus maiores medos.

Relatado de uma forma simples e ternurenta, Crenshaw é a história maravilhosa de uma família em que o mais importante que os bens materiais, o que conta realmente são os valores da amizade, da lealdade e da entre-ajuda.

Um livro para ler por crianças, para crianças e por adultos. Adorei. E fiquei desejosa por mais...

Excerto:
"Não passavam de objectos. Bocados de plástico, madeira, cartão e ferro. Conjuntos de átomos. 
Eu sabia muito bem que havia pessoas no mundo que não tinham um Monopólio ou camas em forma de carro de corrida. Eu tinha um teto para me proteger. Tinha comida durante a maior parte do tempo. Tinha roupa, cobertores, um cão e uma família." pag. 179


2 comentários:

Dora disse...

Este foi aquele que falaste...a foto com a tua filha está excelente!

Maria Manuel Magalhães disse...

Sim foi. É bem mais pequenino, mas lindo!

Relativamente à foto, obrigada :D
Felizmente a gata não é imaginária, mas que é uma grande amiga dela é :D hehe

WOOK - www.wook.pt