sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Passatempo nova página Marcador de Livros com oferta de A Célula Adormecida de Nuno Nepomuceno


O Marcador de Livros tem, finalmente, uma página de Facebook dedicada inteiramente ao blogue.
Como tal, decidi criar um passatempo para celebrar convosco a nova página.
Terei para oferta o livro de Nuno Nepomuceno, A Célula Adormecida e um lápis amoroso dos Trolls.

Para participar no passatempo basta:
- Fazer like na página do Marcador de Livros: https://www.facebook.com/marcadordelivrosblogue/
-  Partilhar (de forma pública) o passatempo no teu mural de Facebook;
- Gostar deste post e comentá-lo, identificando 3 amigos, convidado-os a participar também;

Regras do Passatempo:
- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 26 de Dezembro
- Para participarem terão de preencher o formulário abaixo.
- O premiado será sorteado aleatoriamente e o seu nome será publicado neste blogue e o mesmo será avisado por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal continental e ilhas e apenas uma por participante e residência.
- O blogue não se responsabiliza por extravios no envio do prémio.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Matéria Escura - Blake Crouch [Opinião]

Título: Matéria Escura
Autor: Blake Crouch
Editor: Suma de Letras
N.º de Páginas: 424
PVP: 19,50€

Sinopse:
Será que aquilo que vemos é de facto real?

"Estás satisfeito com a tua vida?" Estas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de ser deixado inconsciente por um homem mascarado. Quando desperta, está amarrado a uma maca, cercado por estranhos, e um desconhecido sorri-lhe, dizendo: "Bem-vindo de volta, meu amigo."
Neste mundo para o qual acaba de acordar, a vida de Jason não é a que conhece. A sua mulher não é a sua mulher. O seu filho nunca nasceu. E Jason não é um simples professor de física, mas um génio famoso que conseguiu algo verdadeiramente notável, algo impossível.
Qual dos dois mundos é um sonho? E mesmo que a casa de que ele se lembra seja real, como pode Jason voltar para a família que ama? As respostas estão numa viagem maravilhosa e assustadora, que irá forçá-lo a enfrentar o seu lado mais obscuro, enquanto luta contra um inimigo terrível, aparentemente imbatível.

Um thriller de ficção científica com um argumento brilhante, implacavelmente surpreendente, do autor de Wayward Pines, sobre escolhas, caminhos não percorridos, e quão longe somos capazes de ir para reivindicar a vida com que sonhamos.

A minha opinião: 
Jason Dressen é físico astronómico e dá aulas numa pequena faculdade. É uma homem feliz, mas não completamente realizado. Se não tivesse casado e fosse pai talvez tivesse uma carreira promissora.
Numa noite, quando ia a caminho de casa, é raptado e levado para uma mundo paralelo que lhe leva a viver uma vida que poderia ter vivido caso não tivesse engravidado a mulher aos 27 anos.




Depois de terminado o livro, fiquei com um misto de sentimentos. Estranho foi o que mais sobressaiu. 
Agora que estou mais distanciada da primeira impressão que tive, penso que a história central do livro é até bastante interessante. Todos nós, a um dado momento da nossa vida, pensou o que te teria acontecido à sua vida caso tivesse optado por uma outra via. Eu  já pensei algumas vezes, sobretudo no que diz respeito à minha carreira profissional.

Mas fazendo uma retrospectiva da minha (ainda curta) vida, não me arrependo das minhas escolhas, apesar de ter sonhado algo mais para a minha profissão quando andei a estudar.

"A minha vida é óptima. Só não é excepcional. E em tempos poderia ter sido."

Matéria Escura é mesmo aquele livro que depois de terminado no leva a pensar nisso tudo, embora seja um livro verdadeiramente estranho. Para quem não gosta de livros de ficção científica é natural que estranhe a forma como está escrito, mas acabo por perceber que o livro é bem melhor do que as 3 estrelas que lhe dei no Goodreads assim que o terminei.

"Daniela, quando eu estiver no meu leito de morte, prefiro ter memórias de ti do que de um laboratório frio e estéril."