sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Novidade Porto Editora: Porto Editora: O mundo visto por um cão-guia em "Através dos meus pequenos olhos"

Título: Através dos meus pequenos olhos
Autor: Emilio Ortiz
Tradução: Cláudia Ramos
Págs.: 264
Capa: mole com badanas
PVP: 16,60 €

Inspirado na sua experiência, Emilio Ortiz assina um comovente romance sobre a amizade inquebrável entre um invisual e o seu cão-guia.

Autor vai estar em Lisboa de 13 a 16 de novembro para apresentar a obra.

No próximo dia 13 de novembro, a Porto Editora publica Através dos meus pequenos olhos, livro de estreia do autor espanhol Emilio Ortiz. Este romance, divertido e comovente, é simultaneamente um testemunho da vida de um invisual e uma homenagem ao incansável trabalho dos cães que são os seus “olhos”. Emilio Ortiz e Spock, o seu fiel cão-guia, vão estar em Lisboa de 13 a 16 de novembro para apresentar este livro aos leitores portugueses. A sessão de lançamento acontece no dia 15, a partir das 18:30, na Livraria Barata (um espaço dog friendly).
Cross é um jovem e brincalhão cão-guia. Mario é um invisual que está prestes a começar uma nova etapa da sua vida. Juntos, vão ter de formar uma equipa inseparável e forjar uma amizade que vai moldar a vida de ambos. Através dos meus pequenos olhos narra as peripécias do travesso Cross no mundo dos humanos. Ao colocar o leitor a ver o mundo através dos olhos de um cão-guia,
Emilio Ortiz fala de uma realidade que conhece muito bem, dos obstáculos – não só físicos, mas também sociais – no dia-a-dia dos invisuais e das dificuldades que são colocadas aos seus parceiros de quatro patas.
Estes desafios e dificuldades não se esgotam nas suas funções. Escolhidos para as exercer desde que nascem, estes animais são sujeitos a um exigente treino e trabalham como guias durante cerca de 10  anos, findos os quais deveriam gozar uma merecida reforma. Para apoiar a formação de novos cães-guia e reformas felizes, a Porto Editora associou-se à ABAADV Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, a única escola de cães-guia para cegos em Portugal, e irá doar 1 euro a esta instituição por cada exemplar vendido.

Sinopse: INOPSE
Um cão-guia tem uma missão extraordinária: ser os olhos de quem não vê.
A relação que se estabelece entre um cão-guia e o seu dono é baseada numa confiança e cumplicidade enormes. É desta profunda ligação que nos fala este livro.
Cross é um cão-guia muito divertido e brincalhão. Mario é um jovem invisual que está prestes a começar uma nova etapa da sua vida. Juntos, vivem mil e uma peripécias, aventuras, derrotas e triunfos e tornam-se absolutamente inseparáveis.
Através dos meus pequenos olhos é um relato emocionante que narra as peripécias de Cross no mundo dos humanos e nos traz uma perspetiva diferente sobre o seu e o nosso mundo.

Sobre o autor: 
Emilio Ortiz nasceu em Baraclado, Vizcaya, em setembro de 1974. É licenciado em História e reside, atualmente, em Albacete. Começou a publicar em 2015, ano em que recebeu o segundo prémio do I Certame Internacional Musas de Primavera com a história «Una sonrisa». Apenas um ano depois, ganhou o primeiro prémio da XI Edición de los Prémios ANADE com o conto «Las angustias de un dibujo».
Desde criança que Emilio é um entusiasta da escrita e da leitura, atividades que realizava com muito esforço devido à deficiência visual; hoje é completamente cego. Logo que descobriu o sistema braille, retomou e aprofundou a sua paixão pela escrita e leitura tendo também aprendido a utilizar software adaptado para invisuais.



Sem comentários: