sexta-feira, 21 de abril de 2017

Faltam 11 dias


Apresentação do livro "Hoje Estarás Comigo no Paraíso", de Bruno Vieira Amaral no Porto



Lançamento de O Deslumbre de Cecilia Fluss, dia 3 de Maio, na Menina e Moça Livraria-Bar, 18h30


Lit. Infantil: Vem daí conhecer o Rei Fixolas!

Título: O Rei Fixolas e o Imperador Malvado
N.º de páginas: 224
PVP: 11,99 €

Com ilustrações divertidas e com um texto muito criativo, O Rei Fixolas e o Imperador Malvado é o primeiro título de uma série supercómica escrita por Andy Riley, autor já premiado com um Emmy e um BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão). Um livro que vai viciar as crianças na leitura.
O Olavo não é um rapaz normal.
Ele é rei, tem um trono, a sua própria armadura e vive num castelo com passagens secretas e tudo. Gosta de agradar os habitantes do seu reino, distribuindo guloseimas e chocolates grátis… E isso é tããããão fixe!
Mas nem tudo é perfeito na vida do nosso rei, pois na terra vizinha vive o homem mais terrivelmente malvado do universo. É claro que isto vai resultar numa aventura emocionante, cheia de ação, chocolates e crocodilos loucos!
Estás pronto para conhecer o Rei Fixolas?

Elogios
«Inclui as aventuras mirabolantes de um rei altamente e de um imperador malvado com um riso muito parvo! E as ilustrações são mesmo loucas!» -The Guardian
«Esplêndido, original e divertido.» - David Walliams
«Em duas palavras: TÃO BOM! » - Miranda Hart

Sobre o autor: 
Andy Riley escreveu muitas coisas divertidas para cinema e televisão, e até ganhou prémios por isso, como um BAFTA e um Emmy.
Para a televisão, Andy coescreveu os argumentos de Gangsta Granny, The Boy in the Dress e Robbie the Reindeer . Entre os filmes que escreveu estão Gnomeu & Julieta e The Pirates! In an Adventure with Scientists.
Andy adora chapéus de cowboy e consegue fazer um brilhante FUU HUU HUU.
Mais sobre o autor em: misterandyriley.com


quinta-feira, 20 de abril de 2017

Escrito na Água - Paula Hawkins [Opinião]

Título: Escrito na Água
Autor: Paula Hawkins 
1ª Edição: maio de 2017
N.º de Páginas: 384
Lançamento Mundial: 2 de Maio

«Um dos livros mais aguardados de 2017.» Revista TIME

CUIDADO COM AS ÁGUAS CALMAS.
NÃO SABEMOS O QUE ESCONDEM NO FUNDO.

Nel vivia obcecada com as mortes no rio.

O rio que atravessava aquela vila já levara a vida a demasiadas mulheres ao longo dos tempos, incluindo, recentemente, a melhor amiga da sua filha. Desde então, Nel vivia ainda mais determinada a encontrar respostas.

Agora, é ela que aparece morta.

Sem vestígios de crime, tudo aponta para que Nel se tenha suicidado no rio. Mas poucos dias antes da sua morte, ela deixara uma mensagem à irmã, Jules, num tom de voz urgente e assustado. Estaria Nel a temer pela sua vida?

Que segredos escondem aquelas águas?

Para descobrir a verdade, Jules ver-se-á forçada a enfrentar recordações e medos terríveis há muito submersos naquele rio de águas calmas, que a morte da irmã vem trazer à superfície.

Um livro profundamente original e surpreendente sobre as formas devastadoras que o passado encontra para voltar a assombrar-nos no presente. Paula Hawkins confirma, de forma triunfal, a sua mestria no entendimento dos instintos humanos, numa história com tanta ou maior intensidade.

A minha opinião: 
Depois do sucesso de A Rapariga no Comboio aguardava com grande expectativa o novo livro de Paula Hawkins. 

Escrito na Água chega às livrarias a 2 de maio, mas o blogue foi um dos privilegiados e recebeu a ARC - Leitura de Avanço bem mais cedo. Obrigada Topseller pela preferência e pelo gesto. 

Muito diferente do livro anterior devido ao misticismo envolto na vítima principal, mas semelhante quando à dose de mistério, Escrito na Água acompanhou-me durante alguns dias e preencheu-me as horas. 

Tal como o anterior, este livro está muito bem escrito, com cenas de suspense de cortar a respiração, com descrição das personagens até ao seu âmago. É isso que aprecio numa leitura. Sentir que a personagem é familiar, sentir como ela sente naquele momento. Nisso Hawkins é exímia. 

Todas as personagens, sem excepção, são demasiado problemáticas, com segredos do passado que nos levam, por vezes, a exasperarmo-nos com algumas atitudes que tomam. No entanto, à medida que a história desenrola, vamos percebendo o porquê de determinadas reacções.

"Algumas das relações mais perfeitas que tive não duraram mais do que uma semana, outras, vários anos. Não é a duração que interessa, na verdade. Apenas a qualidade."

A história é passada num local inóspito, sombrio. Um meio pequeno que se envolve com as mortes misteriosas de mulheres... na água. 

Os habitantes, com características peculiares, são todos próximos uns dos outros, todos se conhecem. Tanto pelas suas virtudes como pelos seus defeitos. E, depois, é criada uma ideia de determinada pessoa que poderá não ser a mais correta... 

No centro de tudo está Nel, uma mulher muito popular na sua juventude. Como revivi os tempos em que também andei no liceu, onde havia os miúdos populares e aqueles que eram postos de parte ou "gozados" por serem diferentes... A juventude pode, por vezes, ser tão cruel!

E é dessa juventude de Nel que muitos desentendidos surgem. Será que o tempo vai trazer o perdão que tanto necessita? 

Mas não é só de perdão que trata o livro. O suicídio é que aqui explanado da melhor forma possível, assim como a violência doméstica, a homossexualidade, o machismo, até ao conhecimento do eu. 

Lena é uma personagem forte, que está em pleno crescimento enquanto mulher capaz de tomar as suas decisões, mas de quem gostei mais foi de Jules ou Júlia. Uma personagem marcada pela vida, com pouca auto-estima, mas que vai mostrar a força que guarda consigo. 

O final não é surpreendente porque descobri o assassino no primeiro momento, mas a forma como está escrito é excelente. 

Gostei. 





Faltam 12 dias


terça-feira, 18 de abril de 2017

Novo romance de Francisco Moita Flores comemora 35 anos de vida literária

O escritor Francisco Moita Flores comemora 35 anos de vida literária com a publicação do romance histórico O Mensageiro do Rei que a Casa das Letras/Leya coloca hoje à venda.

É a história de amizade entre D. Manuel II, o nosso último rei, e o seu mensageiro, e os amores de ambos, que aqui se contam. Após o regicídio, quando mataram o pai, D. Carlos, e o príncipe real Luís Filipe, em 1908, tinha apenas 18 anos. Teve seis governos e a obrigação de casar com uma princesa mas os reis europeus recusaram-lhe filhas e netas, antevendo a queda da realeza, e à falta de princesa, apaixonou-se por uma deusa francesa: a actriz Gaby Deslys. O amor entre os dois acabou por ser o único legado coerente do seu reinado de apenas 30 meses. Rigoberto era o mensageiro que lhe levava notícias desse amor distante. Também ele apaixonado por Gardénia.

Moita Flores conta as histórias desses amores em O Mensageiro do Rei que é, simultaneamente, um romance e um filme, uma espécie de síntese dos vários caminhos que o escritor e antigo inspector da Poliícia Judiciária percorreu ao longo dos últimos 35 anos. Um dos autores de língua portuguesa mais conhecidos, quer seja pela sua obra literária, que inclui títulos como O Dia dos Milagres, A Fúria das Vinhas, Segredos de Amor e Sangue, A Opereta dos Vadios e Mataram o Sidónio!, entre muitos outros, quer seja pelos trabalhos que escreveu para cinema e televisão, onde se recordam A Ferreirinha, Ballet Rose, Alves dos Reis, O Processo dos Távoras.


Será possível viver a vida de outra mulher?

Título: Escondida em Ti
Autor: 320
PVP: 17,69€

Será possível viver a vida de outra mulher?

«Para além de ser aliciante, este livro puxou-me pelo coração para voltar sempre por mais.» − Insightful Mind Reviews
«Um livro que não só está bem escrito como é uma história cativante e um romance superquente e sexy.» − The Revolving Bookcase

Quando os diários secretos de Rebecca chegam às mãos de Sara, ela não podia imaginar os segredos que contêm. Por entre histórias repletas de atos sexuais tão ilícitos como tentadores, Rebecca revela o medo de estar a correr perigo.
Decidida a descobrir o que aconteceu à misteriosa Rebecca, Sara entra no seu mundo. Quase sem dar por isso, sente que entrou também na sua vida. Ocupando o seu emprego, e privando com pessoas que a conheciam, acaba envolvida com um homem perigosamente parecido com aquele que Rebecca descreve nos seus diários.
Será que este mundo, onde Rebecca desapareceu, também vai engolir Sara? Quantos mais segredos Sara descobre, mais sensual e mais perigosa vai ficando a sua missão de encontrar Rebecca. E mais embrenhada ela vai ficando na vida da desaparecida.
Com um ritmo voraz e inebriante, Lisa Renee Jones oferece-nos um romance repleto de emoção e sensualidade, que irá agradar às fãs de J. Kenner, Maya Banks, Sylvia Day e E. L. James.

Sobre a autora:
Lisa Renee Jones, autora americana com vários livros publicados em géneros tão diferentes como o fantástico e o erótico, estreia-se em Portugal com Escondida em Ti .
Antes de se dedicar a tempo inteiro à escrita, dedicava-se ao empreendedorismo, chegando a dirigir uma empresa de recrutamento com sucursais em vários estados americanos. Com o seu marido, Diego, dedicou-se ainda à compra e venda de espaços de armazenamento, experiência essa que inspirou a história de Sara.
Saiba mais sobre a autora em: www.lisareneejones.com



Frederico Lourenço no Porto de Encontro

Vencedor da edição 2016 do Prémio Pessoa é o convidado especial da 55.ª sessão
No dia 29 de abril, as portas do auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett abrem-se para receber a 55.ª edição do Porto de Encontro. Esta sessão do ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora tem como convidado especial Frederico Lourenço, professor universitário de referência nos Estudos Helénicos, ensaísta e responsável pela tradução para português de algumas das mais marcantes obras da nossa matriz sociocultural.
Nesta sessão, com início marcado para as 17:00, Frederico Lourenço apresenta também o segundo volume - "Atos dos Apóstolos, Epístolas e Apocalipse" - da tradução que tem vindo a fazer da Bíblia Grega. As habituais leituras são realizadas por Emília Silvestre.
Parte da vida cultural da cidade desde 2011, este ciclo de conversas já reuniu mais de 15.000 espectadores em 54 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como a Casa da Música, o Teatro Rivoli, a Casa das Artes ou o Teatro Nacional São João.

A 55.ª edição do Porto de Encontro conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Jornal de Notícias, da Antena 1 e das Livrarias Bertrand.
Esta iniciativa está a ser divulgada no sítio do Porto de Encontro em www.portoeditora.pt/portodeencontro e também em www.facebook.com/portodeencontro.


Novidade Topseller: Sobrevive

Título: Sobrevive 
Autor: Alexandra Oliva
N.º de Páginas: 352 
PVP: 17,69€ 
Saída a 17 de abril

«Oliva escrutina brilhantemente as narrativas em que acreditamos, e as cem últimas páginas vão deixar o leitor a perguntar-se do que Zoo será capaz para chegar a casa.» Washington Post

«Oliva escreveu um livro que é brilhante no melhor dos sentidos: é capaz de acertar na cultura dos reality shows e na tradição distópica, mas sempre sem deixar que essa análise a impeça de contar uma boa história.» Kirkus Reviews

«Sobrevive conjuga de forma perfeita duas das nossas obsessões contemporâneas: a ameaça de uma catástrofe global e o drama encenado dos reality shows. Uma estreia imparável e inteligente.» Justin Cronin, autor de A Passagem

No começo, eram doze
Quando Zoo aceitou participar num programa de televisão, ela julgava que se tratava de um reality show. Sabia que ia ser testada até aos seus limites para bater os outros onze concorrentes em provas de sobrevivência, mas achou que valeria a pena. Depois das câmaras e dos desafios voltaria para casa, para formar uma família.

Mas o jogo parece não ter fim
Conforme os concorrentes vão quebrando, física ou psicologicamente, Zoo começa a questionar-se sobre a crescente dificuldade das provas. Pouco depois, dá por si sozinha. Todos os outros concorrentes desaparecem. As cidades vazias, os cenários grotescos. Porque é que o programa não acaba?

Descobrir a verdade é o princípio
O que estará a acontecer longe do olhar das câmaras? Zoo precisa de descobrir, e, acima de tudo, precisa de encontrar o caminho para casa de forma a retomar uma vida interrompida.

Alexandra Oliva nasceu no estado de Nova Iorque e chegou a morar na sua capital, onde tirou um mestrado em escrita criativa na Universidade The New School. Durante esse período, conheceu o seu
marido, serviu à mesa, deu explicações, aprendeu a escalar, e teve a ideia que haveria de resultar em Sobrevive.  Para que essa ideia se materializasse neste livro, que acabou por ser finalista dos Goodreads Choice Awards 2016, inscreveu-se num curso de sobrevivência de 14 dias da B.O.S.S. (Boulder Outdoor Survival School), que nunca teria tido coragem de frequentar de outra forma.
Em 2014, mudou-se com o marido para o noroeste dos Estados Unidos, onde vivem até hoje.



Faltam 14 dias


WOOK - www.wook.pt