sábado, 29 de abril de 2017

Faltam 3 dias


Elsinore: «Homo Deus», de Yuval Noah Harari - já nas livrarias

Sobre o livro:
A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses.

A guerra desapareceu.
É mais provável cometer suicídio do que morrer num conflito armado.
A fome está a desaparecer.
É mais alto o risco de obesidade do que de fome.

A morte tornou-se um simples problema técnico.
Não alcançámos a igualdade — mas estamos perto de alcançar a imortalidade.

O que nos reserva o futuro?

Homo Deus explora os projetos, sonhos e pesadelos que darão forma ao século XXI — desde o vencer da morte à vida artificial. Como o bestseller internacional Sapiens: História Breve da Humanidade, esta é uma obra que coloca as questões fundamentais: para onde seguir a partir daqui? Como proteger o mundo dos poderes destrutivos do ser humano?

Elogios
«De uma lucidez invejável (e alarmante), descreve os enormes desafios que temos pela frente, enquanto espécie, à medida que a tecnologia genética, a inteligência artificial e a robótica alteram profundamente as nossas relações humanas e com outras espécies. Uma leitura ainda mais voraz e mais importante do que a do seu já excelente Sapiens.» Kazuo Ishiguro, escritor e jurado do Guardian Books of the Year 2016, atribuído a Homo Deus

«Harari é um escritor excecional, que parece ter sido escolhido pelas musas como veículo do zeitgeist… Um livro fascinante.» Times Literary Supplement

Sobre o autor

Yuval Noah Harari é historiador, investigador e professor de História do Mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino a nível internacional. Doutorado em História pela Universidade de Oxford, Harari tem-se dedicado ao estudo e ensino da História, encorajando os seus alunos a questionar os conhecimentos e ideias que têm por garantidos sobre a vida, o mundo e a humanidade. Harari foi duas vezes vencedor do Prémio Polonski para Criatividade e Originalidade nas Disciplinas de Humanidades, em 2009 e 2012. Publicou numerosos livros e artigos científicos. Sapiens: História Breve da Humanidade (4.ª edição na Elsinore, 2017) é bestseller internacional, publicado em mais de vinte línguas. Em Homo Deus, sucessor de Sapiens, aborda o futuro do ser humano. ​



Novidades HarperCollins

Título: A Rapariga de Times Square
Autor: Paullina Simons
Editor: HarperCollins
N.º de Páginas: 512

Sinopse:
Uma poderosa e surpreendente história contemporânea de amor de uma das melhores romancistas deste século.
A vida de Lily é virada do avesso com o desaparecimento da sua companheira de casa, revelações incríveis sobre a família e uma descoberta pessoal, o que a afetará para sempre. E se tudo aquilo que soubesse sobre a sua vida fosse mentira? Conheça Lily Quinn... Está falida, luta para acabar a faculdade, pagar a renda e encontrar o amor.

À deriva na agitada cidade de Nova Iorque, as coisas mais interessantes na vida de Lily acontecem às pessoas que a rodeiam. Mas ela adora a sua vida sem objetivos até Amy, a melhor amiga e companheira de casa, desaparecer. É assim que Spencer Patrick O’Malley, um cínico detetive da polícia de Nova Iorque, que já viu melhores dias e tem os seus próprios demónios, entra no mundo de Lily. E uma inesperada reviravolta financeira, que deveria trazer-lhe alegria, transforma-se afinal num mau presságio das forças malignas que se aproximam dela.

Mas o destino de Lily não fica por aí. Vê-se ainda a lutar pela própria vida quando a busca de Spencer por Amy se intensifica, levando-a a questionar tudo o que sabia sobre a amiga e a família. E revelações surpreendentes sobre quem ama forçam-na a confrontar a verdade que a mudará para sempre.
Título: Blacklist
Autor: Alyson Noel
PVP: 17,70€
N.º de Páginas: 336
Tema: Young Adult

Todos nós precisamos de um pouco de sorte.
Finalmente, Layla Harrison encontrou a fama que procurava.

O nome de Aster Amirpour está em todos os tabloides, mas essa não é o tipo de publicidade que ela esperava. Tommy Phillips está prestes a encontrar a mulher dos seus sonhos, o que pode ser mais difícil do que conseguir um passe VIP do clube Unrivaled.

Layla, Aster e Tommy nunca imaginaram que pudesse ser por estarem envolvidos no desaparecimento de Madison Brooks, uma história que assombrou o mundo.

Layla anda a receber mensagens misteriosas. O julgamento iminente de Aster pelo assassinato adquiriu tais dimensões que nem sequer o advogado dos seus pais pode fazer nada por ela.
Tommy segue os passos da última pessoa que viu Madison viva.

Pode procurar-se entre o lixo dos famosos, que os tabloides escondem, mas quando Layla, Aster e Tommy estão prestes a desvendar a verdade, descobrirão que há segredos que é melhor deixar bem enterrados.
Blacklist é um livro sobre o amor, a morte e as mentiras ...


quinta-feira, 27 de abril de 2017

Porto Editora: Primeiras presenças na 87.ª Feira do Livro de Lisboa


Sveva Casati Modignani, Luis Sepúlveda e Frederico Lourenço são três dos primeiros destaques desta edição.
A 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa decorre do dia 1 ao dia 18 do próximo mês de junho e o Grupo Porto Editora marcará presença uma vez mais, convocando muitos dos seus autores para este encontro anual com os leitores.

Autores que nos unem define o posicionamento e a presença do Grupo Porto Editora na edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa. A programação está a ser trabalhada desde há alguns meses com o objetivo de contribuir para a celebração do livro e da leitura, reunindo escritores portugueses e estrangeiros e organizando lançamentos, sessões de autógrafos, atividades para crianças, tertúlias,showcookings, workshops e muitas outras ações que, à semelhança das edições anteriores, vão levar milhares de leitores ao Parque Eduardo VII, em Lisboa e que serão conhecidas ao longo das próximas semanas através do sitewww.autoresquenosunem.pt e de outros meios.
AS PRIMEIRAS CONFIRMAÇÕES
Para já, destacam-se as presenças do escritor chileno Luis Sepúlveda que lança, na próxima semana, o romance O Fim da História, e da italiana Sveva Casati Modignani que, para além dos seus inúmeros êxitos, fará a apresentação do seu mais recente livro Como Vento Selvagem. Os dois romancistas estarão no espaçoAutores que nos unem no fim de semana de 10 e 11 de junho. 

O tradutor, escritor e professor universitário Frederico Lourenço, responsável pela nova tradução da Bíblia, cujo segundo volume foi recentemente publicado, e José Eduardo Agualusa estão também confirmados para esta 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa. O escritor e jornalista angolano terá oportunidade de autografar muitas das suas obras premiadas ao longo da sua carreira e também A Sociedade dos Sonhadores Involuntários, uma fábula política e satírica que será lançada em maio.

O jornalista Mário Augusto estará, também, no espaço Autores que nos unem e promete conduzir todos os presentes numa viagem ao passado, através de uma revisitação do seu livro A Sebenta do Tempo. Também confirmadas estão Ana Maria S. A. Rodrigues, Manuela Santos Silva e Ana Leal de Faria, investigadoras que coordenaram a equipa de autores da obra Casamentos da Família Real Portuguesa e Luísa Schmidt, autora de Portugal: Ambientes de Mudança .


Faltam 5 dias


quarta-feira, 26 de abril de 2017

Novidade Esfera dos Livros: Mãe, Conte-me a sua História

Este livro é o princípio da conversa que sempre quiseste ter com a tua Mãe. Uma conversa íntima que te levará a conhecer melhor a história da pessoa mais importante da tua vida.

Como foi a infância da tua Mãe? Quais eram as suas paixões? Que grandes alegrias teve? Como foram os momentos mais marcantes da sua vida? Como foi o dia em que nasceste? E o que é que nunca te contou?

Espera pelo momento certo. Depois agarra numa caneta, pousa este livro no colo e senta-te diante da tua Mãe. Serás tu a entrevistá-la. Regista nestas páginas tudo o que souberes com as tuas perguntas nesses momentos únicos, irrepetíveis, mas que se prolongarão na eternidade. Guarda com carinho este livro escrito por ti. Irás transformá-lo num tesouro. Através dele, com a tua letra, a memória da tua Mãe chegará aos teus filhos e aos filhos deles.


Desassossego - Nova chancela do Grupo Saída de Emergência

Depois de, ao longo de 14 anos, ter lançado as Edições Chá das Cinco especializada em livros vocacionados para o público feminino; A Coleção Bang! a maior coleção de literatura fantástica em Portugal; a Coleção História de Portugal em Romances em que 900 anos da História de Portugal são
narrados pelos melhores romancistas históricos assim como os livros lançados pela própria marca Saída de Emergência, e editora lança-se lança‑se a um novo desafio: a chancela Desassossego.
Criada a pensar em obras de não ficção de autores portugueses e estrangeiros, vai cobrir as mais diversas áreas: História Divulgativa; Ciência, Política; Psicologia; Saúde, Bem-Estar.
´
Os primeiros lançamentos irão incluir as obras, que serão apresentadas na Feira do Livro de Lisboa deste ano.


A Desassossego vai publicar cerca de 25 títulos por ano. Sempre com temáticas que dão a conhecer novos mundos, lançam desafios, propõem reflexões, convidam ao debate, inquietam
o leitor e obrigam a repensar ideias já formadas sobre todos os temas.


Porto Editora: Melissa Fleming e Doaa Al Zamel apresentam "Uma esperança mais forte do que o mar" em Lisboa

Título: Uma esperança mais forte do que o mar
Autor: Melissa Fleming
Prefácio: Rui Marques
Tradução: Ana Maria Chaves, Maria da Luz Rodrigues e Márcia Montenegro
Págs.: 240
Capa: mole com badanas
PVP: 16,60 €

Presença na despedida das novas missões da Polícia Marítima no Mediterrâneo e lançamento do livro marcam passagem por Portugal.
Depois de ter publicado, a 20 de abril, Uma esperança mais forte do que o mar, a Porto Editora traz a Portugal a autora, Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e Doaa Al Zamel, protagonista deste impressionante testemunho, para apresentar este livro e participar em várias iniciativas, nos próximos dias 27 e 28 de abril.

Na quinta-feira, dia 27 de abril, às 15:30, Melissa Fleming e Doaa Al Zamel irão participar na Cerimónia de Despedida do pessoal da Polícia Marítima que irá integrar as Operações Frontex em 2017. A cerimónia decorre na Sala da Balança das Instalações Centrais da Marinha.
Após esta cerimónia, o livro é apresentado às 18:30, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, numa sessão que conta com a presença de Rui Marques (Plataforma de Apoio aos Refugiados) e Pedro Calado (Alto-Comissário para as Migrações). Nesta apresentação será possível ouvir o testemunho da autora e de Doaa Al Zamel, que dá rosto à tragédia pela qual passam milhares de pessoas em busca de paz e de uma vida melhor. No dia 28 de abril, o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, abre as portas do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa (Rua Álvaro Coutinho, 14), para mostrar o exemplo português à porta-voz do ACNUR.

Sinopse:
Uma Esperança Mais Forte do que o Mar é uma chamada de atenção para a situação dramática por que passam largos milhares de refugiados sírios que procuram abrigo na Europa, tentando escapar a uma guerra que destruiu o seu país. Esta é a história extraordinária de uma jovem corajosa e da sua luta pela sobrevivência.

Melissa Fleming é a porta-voz mais competente que eu encontrei em 45 anos de vida política e profissional. Mas o que este livro demonstra vai muito para além disso. Ele revela não só o conhecimento profundo do tema dos refugiados em toda a sua complexidade, a inteligência das análises e o talento literário da autora, mas também uma extraordinária sensibilidade humana, um profundo empenhamento militante numa causa tão nobre e uma total solidariedade com os que sofrem, com os mais vulneráveis dos vulneráveis neste mundo cruel. Um livro admirável duma autora que o não é menos. António Guterres

Sobre a autora:
Melissa Fleming é a Diretora de Comunicação e a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Tem sido uma das vozes mais ativas no combate à indiferença, chamando a atenção para a grave crise humanitária que aflige milhões de seres humanos deslocados devido à guerra nos seus países de origem.




A pensar no Dia da Mãe a booksmile publica Eu Adoro a Minha Mãe

Título: Eu Adoro a Minha Mãe
N.º de Páginas: 32
PVP: 10,99€

Giles Andreae, um dos autores infantis de maior sucesso da atualidade, com mais de três milhões de livros vendidos em todo o mundo, traz-nos uma história divertida e pedagógica, perfeita para o Dia da Mãe.
Eu Adoro a Minha Mãe é a prenda ideal para os mais pequenos oferecerem à melhor mãe do mundo, nesta data tão especial. E depois, de livro na mão, fortalecerem laços e partilharem momentos de boa disposição.
Com textos simples e em rima, e ilustrações encantadoras, de Emma Dood, Eu Adoro a Minha Mãe é a leitura ideal para partilhar, ler e reler em qualquer momento.
Um livro ternurento que mostra que a chave para a felicidade está nas coisas mais simples. Uma celebração do amor entre filhos e pais.
Um livro inspirador, mágico e inesquecível!


Sobre o autor: 
Giles Andreae é apaixonado pela escrita desde sempre. Escreveu as suas primeiras histórias quando ainda estava  escola primária e, desde então, nunca mais parou.
Com mais de três milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, é considerado um dos autores infantis de maior sucesso da atualidade.
Já publicou vários livros, incluindo o bestseller internacional As Girafas não Dançam (ed. Jacarandá, 2014).

Faltam 6 dias


terça-feira, 25 de abril de 2017

Fátima – Milagre ou construção? - Patrícia Carvalho [Opinião]

Título: Fátima – Milagre ou construção?
Autor:
Patrícia Carvalho
Págs.: 232
Capa: capa mole
PVP: 15,50€

Fátima – Milagre ou construção?
Cem anos depois, Patrícia Carvalho questiona Fátima e as intenções por detrás do milagre.
Esta obra é fruto de uma investigação baseada nos mais variados documentos da época, incluindo imprensa, publicações, fotografias e depoimentos, que analisam as versões da Igreja, mas também hipóteses nunca comprovadas que foram levantadas pelos jornais da República que à data gritavam “farsa”.
Nas páginas deste livro questiona-se se terá sido coincidência a Igreja ter tardado a abrir uma investigação ao caso e que, ainda antes de o fazer, tenha começado a adquirir terrenos e a projetar um santuário. Esta e muitas outras questões são levantadas pela autora que dedicou a sua investigação ao fenómeno religioso que marcou o séc. XX em Portugal e que, ainda hoje, atrai milhões de crentes.
Nas palavras da autora “A história de Fátima, tal como eu a fiquei a conhecer, é o que irão encontrar nestas páginas, livres do carácter tantas vezes apologético dado às “aparições” por figuras da Igreja ou do ataque e acusações gratuitas que marcaram os primeiros trabalhos jornalísticos da imprensa republicana, quando Fátima se começou a impor. A informação que aqui vão encontrar é, julgo, suficientemente rica e clara para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões.”
Esta obra leva os leitores a colocar uma incómoda pergunta: “Estarão os crentes a alimentar uma mentira cuidadosamente planeada?”.

A minha opinião: 
Com a aproximação do centenário de Fátima "chovem" livros sobre a temática. Embora céptica em relação às aparições, muito céptica até, e católica, sempre me despertou curiosidade em saber mais sobre o que terá acontecido naquele 13 de maio de 1917 e nos outros meses sequentes até 13 de outubro, a última vez que Nossa Senhora "apareceu" aos 3 pastorinhos.

Obviamente que parti para a leitura com muita curiosidade em saber mais do que se passou naquele dia na Cova de Iria, mas mais ainda sobre o tratamento dado depois da aparição. O que li deixou-me ainda com mais certezas.

Como jornalista que é Patrícia Carvalho faz um trabalho exaustivo de investigação de todos os intervenientes da história, do ambiente envolvente, dos relatos dos jornais, de modo a que o leitor possa tirar a suas ilações sobre o assunto. 

Já todos sabem que os pastorinhos eram oriundos de famílias humildes, muito dedicadas à religião. De tal forma que se falava da mesma em todas as situações. Os dois pastorinhos mais novos auto-infligiam-se constantemente, o que os terá deixados mais debilitados e mais propensos para "apanha" a epidemia que grassava Portugal.
Lúcia, acaba por ficar sozinha e tem nela a responsabilidade de guardar os segredos que Nossa Senhora lhe contou. A aparição de Fátima acaba por isolá-la de praticamente toda a gente, inclusive da mãe. A igreja é a responsável por tamanha reclusão. Pergunto-me porquê.

Imagem retirada da internet
Se estava céptica, mais ainda fiquei ao deparar-me com o facto de que nesse ano (1917), a Nossa Senhora apareceu a mais pastorinhos, noutros pontos do país. Porquê ter a igreja escolhido Fátima para o culto? Talvez porque áquele local tenha ocorriodo milhares de pessoas para ver o chamado "milagre do sol"?
Se inicialmente a igreja não acreditava nos pastorinhos, pouco tempo depois acabaram por aceitar e acreditar neles...
«Não foi a Igreja que impôs Fátima, mas foi Fátima que se impôs à Igreja.» cardeal Cerejeira

Capela de Nossa Senhora da Aparecida, Folhada
Imagem retirada da Internet
Fiquei ainda a saber que numa freguesia, na minha terra Natal, de Marco de Canaveses também Nossa Senhora apareceu a 3 pastorinhas (coincidência?) no dia 13 de Maio (ainda mais coincidências), mas do ano de 1757, dois anos após o terramoto de Lisboa. 
Naquele lugar foi edificada uma Capela em homenagem às aparições que tal como em Fátima, movimentaram inúmeras peregrinações ao local.
O que pensar disto?
Se tivesse sido numa outra altura será que também estas pastorinhas seriam alvo de devoção?

Para quem tem dúvidas em relação ao que se passou na altura, ou apenas curiosidade, este é um livro a ler.
Recomendo. 


O Homem que Duvidava: O aclamado monstro literário, segundo o New York Times, chega a Portugal

Acaba de chegar a Portugal o bestseller do New York Times - O Homem que Duvidava, da autoria de Ethan Canin, pela chancela Minotauro. Canin, aclamado como um dos mais maduros autores americanos da sua geração, explora a natureza do génio, a rivalidade, a ambição e o amor ao longo de diversas gerações de uma família talentosa.
O Homem que Duvidava é a mais recente obra do norte-americano Ethan Canin e conta-nos a história de Milo Andret, um génio matemático incompreendido, obcecado pela sua mente brilhante, e da sua família, iluminada e atormentada por este dom ao longo de diversas gerações. Considerado um dos melhores livros de 2016 segundo a Amazon, foi aclamado pelos críticos literários mais proeminentes, desde o The Guardian Books, que vê esta «ficção grandiosa» como «rara nos dias de hoje», até ao The New York Times Book Review, que o destaca como um «romance maravilhosamente bem escrito».

Milo Andret é dotado de uma mente extraordinária. Criança solitária entre as florestas do Michigan nos anos 1950, pouco valorizava o seu próprio talento. Contudo, após ingressar na Universidade de Berkeley, apercebe-se da extensão, e dos riscos, do seu dom tão singular. A Califórnia dos anos 1970, revela-se um jogo sedutor, desvelando a Milo o encanto da ambição, mas também da indulgência. A investigação que lá inicia elevá-lo-á à categoria de lenda; a mulher que lá conhece (assim como o seu arquirrival) atormentá-lo-á para o resto da vida. De facto, a verdade é que o brilhantismo de Milo se encontra finamente entrançado com um desejo obscuro que em breve ameaçará o seu trabalho, a sua família e até a sua própria vida.

O Homem que Duvidava narra o percurso de uma família, revelando que a ambição caminha de mãos dadas com a destrutividade, a obsessão namora com o tormento e o amor encanta-se com a dor.
O Homem que Duvidava é uma obra da chancela Minotauro, do Grupo Almedina, e encontra-se nas livrarias pelo pvp de 22.90€.

Críticas
«Esta é uma ficção grandiosa, séria e completamente envolvente, rara nos dias de hoje.», in The Guardian Books
«Um escritor brilhante que se superou a si mesmo.», in BBC
«Uma pérola!», in People (livro do mês)
«551 páginas de felicidade… devastadoras e maravilhosas… deslumbrantes! Acabamos a leitura com o desejo de repensar as nossas escolhas e relacionamentos. É raro um livro conseguir fazê-lo e é raro encontrar alegria nessa leitura.», in Esquire
«Um romance maravilhosamente bem escrito.», in The New York Times Book Review, Editor's Choice
«Brilhante.», in The Guardian
«Uma obra-prima.», in The Daily Mail (UK)

Sobre o autor
Ethan Canin nasceu em Ann Arbor, no Michigan. Talento precoce, chamou a atenção, logo na escola preparatória, de uma das professoras: a aclamada autora Danielle Steel.
O Homem que Duvidava é o seu livro mais recente, uma obra aclamada pela crítica, revelando-se um dos mais maduros autores americanos da sua geração.




Novidades Gradiva de abril

Título: Francisco: Desafios à Igreja e ao Mundo
Autor: Anselmo Borges
Coleção: «Fora de Colecção», n.º 489
N.º de Páginas: 440 
PVP: € 15,50

Desde que foi escolhido para liderar os destinos da Igreja, o Papa Francisco não tem deixado de surpreender. Pela forma como enfrenta os desafios. Pelos próprios desafios que lança. Nestes textos, o autor também desafia o leitora perceber melhor o homem que o Papa é, as ideias que defende, os perigos e as dificuldades que enfrenta (dentro e fora da Igreja), as
mudanças que pretende fazer. Sem rodeios. Com inteligência.

«Com este livro o autor volta a falar sem temor.» Lídia Jorge, Escritora



Título: Só Uma Noite, Markovitch
Autor: Ayelet Gundar‑Goshen
Coleção: «Gradiva», n.º 165
N.º de Páginas: 392
PVP: € 17,00
Uma estrela da novíssima ficção israelita. Uma grande obra literária.

De Israel segue para a Europa um barco com vinte homens. Aguardam‑nos vinte mulheres.

O casamento que celebram é um estratagema para permitir que elas fujam e emigrem para Israel. O combinado é que, à chegada, o casamento seja anulado. Mas Bela Zeigerman é uma mulher belíssima e Yaakov Markovitch não lhe dá o divórcio... São anos de uma ligação não consumada, anos de episódios que agarrarão os leitores. A libertação tem um preço: «Só uma noite, Markovitch»...

Um grande, grande romance, inspirado em acontecimentos reais inscritos na História dramática de Israel.


Título: Rotas Circulares
Um olhar poético sobre o mundo
Autor: Jorge Arrimar
Coleção: «Cantares de Amigos», n.º 5
N.º de Páginas: 128 
PVP: € 15,00

«O que se fundamenta como cerne nestes fragmentos poéticos é exatamente o amor: amor a uma cidade da qual o poeta partiu com uma cumplicidade fortemente estabelecida, amor aos instantes fugazes que continuam vivos e vividos nas rotas circulares, amor às pessoas, conhecidas e desconhecidas, mas que constituem todas o rosto da sua memória.» Yao Feng, in Prefácio


Luis Sepúlveda regressa ao romance com "O Fim da História"

Título: O Fim da História
Autor: Luis Sepúlveda
Tradutor: Helena Pitta
Págs.: 176
PVP: 14,40 €

Oito anos depois de A Sombra do que Fomos, Luis Sepúlveda regressa ao romance com O Fim da História, que a Porto Editora publica a 4 de maio. A 10 e 11 de junho, o escritor passará por Lisboa para se reencontrar com os leitores na Feira do Livro.
Neste novo livro, Sepúlveda oscila entre a atualidade e os anos tensos do Comunismo Soviético, procurando desmascarar os perpetradores de crimes contra a Humanidade durante a ditadura chilena de Pinochet, e denunciar a tortura do regime e a luta armada que se seguiu à morte de Salvador Allende.
Recuperando o protagonista de Nome de Toureiro (Porto Editora), apresenta-nos ainda uma história de resistência, amor e perseverança deste ex-guerrilheiro, Juan Belmonte, e de Verónica, a sua companheira.

Sinopse:
Juan Belmonte, protagonista que já conhecemos em Nome de Toureiro, vive com a sua companheira, Verónica, no extremo sul do Chile. Ambos tentam escapar à sombra do que foram: ele, um guerrilheiro feito de muitas lutas por todo o continente americano; ela, uma dos milhares de vítimas torturadas na infame Villa Grimaldi, durante a ditadura de Pinochet.
Agora, uma voz do passado faz soar um alarme que é também uma chantagem. Um grupo de mercenários acaba de partir para Santiago a fim de resgatar Miguel Krassnoff, o mais cruel dos criminosos da ditadura do país que o acolheu e, simultaneamente, herdeiro do último comandante dos Cossacos – timoneiro ideal para a criação de um estado Cossaco independente dentro da Rússia. Belmonte terá de sabotar a missão deste comando, mas também ele tem uma palavra a dizer quanto ao destino reservado a Krassnoff, o único que torturava de cara descoberta…

Sobre o autor:
Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949.
Da sua vasta obra (toda ela traduzida em Portugal), destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar. Mas Mundo do Fim do Mundo, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental ou A Sombra do que Fomos (Prémio Primavera de Romance em 2009), por exemplo, conquistaram também, em todo o mundo, a admiração de milhões de leitores.
Em 2016 foi galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço.


Faltam 7 dias


WOOK - www.wook.pt